Biblioteca Pública de Los Angeles

Olá, amantes de livros, livrarias e bibliotecas! Sejam muito bem-vindos ao percurso literário de hoje!

Para quem já acompanha o blog há algum tempo, já fiz vários posts da cidade de Los Angeles. E, ainda dentro desse circuito “Los Angeles – Downtown”, é possível conhecer a Biblioteca Pública da cidade.

Ainda que a Los Angeles Public Library nem se compare a grandes e belíssimas bibliotecas públicas dos EUA, ela é SIM muito linda, principalmente para os padrões brasileiros a que estamos acostumados (de completo descaso).

DSC_0121

E, no coração de Los Angeles, entre construções eminentemente duras, frias e urbanas, ela se mostra como uma construção bonita, nem tão fora das padrões modernosos, mas que inspira conhecimento, sabedoria e luz!

_DSC6234

_DSC6236

A biblioteca conta com 8 andares, e há mapas disponíveis para o público se localizar. Se você tiver curiosidade e quiser dar uma sondada pelas sessões existentes, pode acessar o mapa deles aqui, que é o mesmo que eles disponibilizam lá na hora, em papel.

Eu fiquei impressionada com o tamanho da Biblioteca, pois realmente não esperava que fosse grande, pelo menos vendo por fora. Mas se você clicar no mapa no link ali em cima, vai entender porque ela é maior do que parece.

_DSC6241

Lá dentro, não tiramos muitas fotos, embora fosse permitido. Creio que ficamos um pouco encantados demais e acabamos nos esquecendo. Mas as que tenho, disponibilizo aqui no post para vocês.

_DSC6197-Pano

Esse trabalho lindo que vocês estão vendo, do teto, fica logo já na entrada da Biblioteca. Então, ainda que você não vá lá para dar uma olhada nos livros propriamente dito, dá para fazer umas fotos lindas.

Nós mesmos não fomos olhar os livros, embora tenhamos sim passeado por vários corredores deles, só para sentirmos a grandeza do lugar, sabe? É livro de perder a conta! Poderia viver 300 anos, e ainda não conseguiria lê-los todos.

_DSC6230
Isso daqui não é nada – uma prateleira dentre as centenas existentes

Fora as várias sessões de livros (Literatura, Ficção, Arte, Música, Linguagem, Negócios, Economia, História, Ciência, Religião, etc), há lugares com mesas, em praticamente todos os andares, para a pessoa sentar e ler, além de uma área para acesso de computadores e nichos para estudos.

Preciso apenas avisar que eles têm uma política REALMENTE PÚBLICA; afinal, É uma Biblioteca Pública. Ou seja, TODO mundo é bem-vindo lá. O acesso é 100% público. Há avisos em todos os balcões reforçando essa ideia. Isso pode ser ruim, porque, sabemos que nos EUA é muito fácil adquirir uma arma, e não há qualquer revista de bolsas e pertences nesse sentido. Mas há pontos muito positivos. Por exemplo, muitos moradores de rua  frequentam o lugar. Isso é altamente louvável. É claro que não vi nenhum morador de rua lendo, embora poderiam tranquilamente fazê-lo, mas eles também não incomodam ninguém. Geralmente eles se sentam nos nichos de estudo e ficam ouvindo música (sim, porque eles têm celulares e fones de ouvido), debruçados sobre as mesas, em paz. Acho que só o fato de a pessoa saber que pode entrar lá, e ver a Biblioteca como um lugar seguro, um abrigo, é admirável. De tudo da visita, foi isso que mais me marcou.

Os mantenedores da Biblioteca têm essa visão de que ela é o centro da comunidade e da democracia. Acesso à biblioteca pela comunidade é sinônimo de empoderamento, de transformação. Eles se orgulham de ser a biblioteca dos Estados Unidos que serve à maior diversidade populacional do país. Essa política de livre e fácil acesso à biblioteca e à informação levou ao recorde de 17 milhões de usuários no último ano. Simplesmente inspirador!


Para quem gosta, assim como eu, há também um café na Biblioteca, e claro, uma gift shop, ambos no nível logo abaixo da entrada (2° andar no mapa). Os preços lá podem não ser dos mais baratos, mas é um lugar bem bacana para comprar presentes, lembrancinhas e souvenirs para os amigos e familiares, diretamente de Los Angeles. Uma das coisas que vi e acabei me arrependendo de não trazer, foi um quebra-cabeças do mapa de L.A. Era muito lindo e vinha numa espécie de latinha. Para os amantes de livros e itens relacionados, a visita à lojinha é imprescindível! Se você quiser dar uma olhada em alguns produtos que eles vendem, clique aqui e encante-se!

Do lado de fora também, além de todos os lindos detalhes mostrados nas fotos acima, com inscrições em outros idiomas, há um gramado onde algumas pessoas também se sentam e ficam lendo. Muito agradável estar rodeado, em pleno centro urbano, da natureza e do conhecimento.

DSC_0122


Mais informações sobre a Los Angeles Public Library:

Endereço: 630 W. 5th Street – Los AngelesCA 90071

Horários de funcionamento: 2ª- a 5ª das 10:00 às 20:00/6ª e sábado das 09:30 às 17:30 e Domingos das 13:00 às 17:00.

Entrada gratuita.

Não possui estacionamento.


Outros posts de Los Angeles:

 

3 comentários

Deixe um comentário