Especial: Dia dos Namorados – Biscoitos Amanteigados

Dia dos namorados já é amanhã, mas se você ainda não pensou numa lembrancinha simples mas cheia de amor, corre que ainda dá tempo.

Eu sou dessas que sempre prefere presentear as pessoas com coisas que mostrem o quanto elas são especiais, e não necessariamente coisas materiais. Livros, claro, têm essa dualidade “material+imaterial” que só quem ama ler entende, mas fora isso, tem outro tipo de presente que é sempre à prova de erros: comidinhas.

P_20180606_213321_vHDR_Auto_1

Vai dizer que não é bom quando você recebe de presente algo que você sabe que a pessoa dispendeu um tempo dela só para você, que não se resuma a ir a uma loja e comprar algo pronto? Eu adoro! Vejo que sou realmente importante para essa pessoa. E fazer comidinhas de presente demonstra bem isso. A pessoa vai fazer seu presente com todo carinho, pode ter certeza.

Pensando nisso, peguei uma receita super simples e rápida para você fazer pro seu love, às vésperas do Dia dos Namorados.

A receita é tirada desse livro lindo abaixo:

P_20180606_081441_vHDR_Auto
Foto meramente ilustrativa. As medidas dos ingredientes não estão todas corretas

Na verdade, a ideia de fazer essa receita veio de um livro que eu li recentemente, e que, claro, logo, logo trarei a resenha para vocês aqui. Mas, para adiantar, o livro que inspirou a receita foi o Haru e Natsu: As Cartas que não chegaram.

P_20180607_092535_vHDR_Auto
Pra combinar fiz até numa caixinha de papel origami com motivos orientais 

Explicando rapidamente, no livro, Haru e Natsu são irmãs, e uma deles vem a tornar presidente de uma das maiores indústrias de doces do Japão, e tudo começou quando ela experimentou um biscoito americano feito à base de manteiga. Me pareceu uma ótima oportunidade para procurar uma receita de biscoito amanteigado e postar aqui no blog. E por que não sugeri-lo como presentinho de Dia dos Namorados? Achei perfeito, e aqui, então, estamos!

Em primeiro lugar, deixe-me esclarecer uma coisa. Meus biscoitos foram feitos com farinha sem glúten, mas a receita que vou passar para vocês é para ser feito com farinha de trigo comum, igual está no livro. Eu fiz sem glúten para mim para eu poder comer também né, porque também mereço. O resultado foi que meus cookies ficaram bem mais quebradiços, e foi bem difícil trabalhar a massa com os “cookies stamps” (carimbos de biscoitos), embora tenham ficado bem gostosos. Mas o seu biscoito vai ficar lindo e ainda mais delicioso! Eu sei porque já fiz várias vezes alguns anos atrás, com farinha de trigo e ficaram ótimos!

Segue a receita de Shortbread, que é o nome desse biscoito:

  • 1 xícara de farinha de trigo;
  • 1/4 xícara de açúcar cristal;
  • 1/4 colher de chá de sal;
  • 7 colheres de sopa de manteiga (gelada) – cerca de 84g;
  • 1 gema de ovo grande.

P_20180606_081635_vHDR_Auto (1)

Modo de preparo:

  • Preaqueça seu forno em 200°C.
  • Coloque todos os ingredientes num processador de comidas e pulse até obter uma massa. Você também pode amassá-la com a mão (eu sempre fiz na mão mesmo).
  • Numa superfície enfarinhada, abra a massa com um rolo numa espessura de aproximadamente 4mm.
  • Corte os biscoitos na forma desejada. Sugestões, claro: coraçõezinhos.
  • Asse os biscoitos por 8 a 10 minutos, até as bordinhas ficarem douradas embaixo. Se for usar forma antiaderente, nem precisa untar.
  • Espere esfriar para retirá-los da assadeira.
  • Se quiser, decore a seu gosto. Sugestões: chocolate por cima vai muito bem!

IMG_20140416_171458

E é isso, gente. Use sua criatividade e faça os biscoitinhos do jeito que só você sabe que irá agradar seu amor!


P_20180607_092833_vHDR_Auto

Esse livro de receitas é maravilhoso, além de lindo! Tem receitas incríveis, de tudo isso que vocês veem na capa (macarons, cupcakes, cake pops…) e muito mais!

Infelizmente, não sei dizer onde encontrar, pois ganhei de presente, e foi um dos melhores livros de receitas que eu ganhei até hoje. Se encontrar por aí em alguma livraria, não deixe de comprá-lo, pois vale SUPER a pena!


Informações adicionais sobre o livro:

Capa dura: 96 páginas

Editora: Sterling; Edição: Translation (7 de maio de 2013)

ISBN-10: 145490576X – ISBN-13: 978-1454905769

Idioma: Inglês

9 comentários

Deixe um comentário