Olá, leitores!
Estão servidos de um delicioso bolo de cenoura para acompanhar aquela leitura maravilhosa? Então, vem que hoje é dia de pausa para um café!
Aproveitem que o fim de semana está chegando e venham testar essa receita que delícia! Façam para os amigos, para as crianças, para quem você mais ama (você mesmx, claro, né? Hahaha)! Vai ser realmente um ótimo acompanhamento de leitura!
Eu sempre quis encontrar uma receita de bolo de cenoura sem glúten que ficasse bem fofinho. Essa é a terceira receita que eu testei (eu mesma adapto as receitas, então não tenho créditos a dar, porque é dessas receitas de vó que a gente pega e vai fazendo cada hora uma inovação, sabe?), e não é que deu super certo? Fiquei tão feliz que vocês não podem imaginar!

Segue a receita abaixo!
Ingredientes:
- 1 ¾ xícara de mistura pronta de farinha sem glúten – usei da marca Amafil (não sou patrocinada, hahaha,
mas poderia, né?). Estou divulgando a marca porque nem sempre dá certo fazer bolo com algumas farinhas sem glúten, ok? Mas se você já criou a sua própria mistura pronta e tem dado certo, manda ver! - ¼ xícara de farinha de aveia
- 1 xícara de óleo (de soja, de cânola, de milho, de girassol)
- 1 xícara de açúcar cristal
- 2 cenouras médias descascadas e picadas
- 1 ½ colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 3 ovos
Modo de Preparo:
Preaqueça o forno em 180°C. Unte uma assadeira média com manteiga e enfarinhe. Reserve.
Bata no liquidificador as cenouras com o óleo, até virar um purezinho. Depois, acrescente os ovos e o açúcar aos poucos e bata mais um pouco.
Numa tigela grande, bata a mistura acima junto com as farinhas e o sal com uma batedeira elétrica. É muito importante bater tudo muito bem!
Por fim, misture o fermento, mexendo com uma colher (nada de usar batedeira agora!)
Transfira tudo para a assadeira untada/enfarinhada, e leve ao forno até passar no teste do palito, ou, como diz a Dani Noce, até a sua casa ficar cheirando bolo! (sério, por volta de uns 40 min).
Deixe esfriar para desenformar e jogue por cima sua cobertura favorita!
Dica: cobertura de ganache ou de brigadeiro de panela ficam sempre perfeitos!

Bom apetite! E, sempre, sempre, uma boa leitura! Mas agora, na companhia de um delicioso bolinho!
Que delícia! Adoro bolo e tb tenho certa intolerância ao glúten. Quem sabe um dia eu tente fazer. 🙂 ♥
CurtirCurtir
Aaaah, que fome!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que delícia 😋. Adoro bolo de cenoura 🥕Já fiz varias receitas. Algumas ficaram ótimas, outras boas … sempre devoro.
Em breve testarei a sua. ❤️
CurtirCurtido por 2 pessoas
Vai adorar essa receita ^^
CurtirCurtido por 1 pessoa
Imaginando o aroma, o sabor a textura, quentinho com um café e um livro…
CurtirCurtido por 1 pessoa
Uma combinação que vai bem, hein! 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa
Preciso comunicar que esta receita foi devidamente preparada no fim da tarde de ontem, sábado, e ficou tal como descrito no texto. Com ganache e tudo, que fiz duma pedra de grandes quadrados de chocolate pesando apenas dois quilos e cem gramas, comprada um tempo atrás em um supermercado atacadista. Usei dois quadrados e uma caixa de creme de leite, tudo aquecido por um minuto no microondas.
Aprovado com honra! E acompanhado daquele café bom, devidamente coado na hora; um desbunde entre amigos.
O detalhe é que não saí para fazer compras e usamos farinha de trigo, ao invés da sem glúten. Provavelmente devido a isso, a aparência de consistência da massa ficou um pouco diferente das imagens do texto, mas ficou macia, saborosa, colorida e perfumada.
Degustamo-a, com repetições unânimes. Momento de conciliação com o mundo, num fim de sábado saturdino entre pessoas queridas e de bom humor.
Esta receita enseja outras edições de manufatura futuras… hahaha.
Tks, Isa!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Fico super feliz que tenha testado a receita, e que ela tenha dado certo, ainda que adaptada ao que se tinha em casa (a maioria das boas receitas surgem assim hahaha). E bom, farinha de trigo costuma não dar erro mesmo, então deve ter ficado muito bom 😉
CurtirCurtido por 1 pessoa