Diário para ansiosos – Corinne Sweet

[Cortesia do editor]

Olá, leitores!

Agora no mês de junho recebi do Grupo Editoral Record uma novidade bastante curiosa: um livro-diário.

P_20190702_100211_vHDR_Auto

Para falar um pouco melhor dele, eu o li da mesma forma que leio livros: todas as páginas, até chegar ao final. Mas seu propósito não é bem esse.

Descrição:

Encontre calma e clareza onde quer que você esteja com este belo diário.

Aperto no peito, noites insones, falta de ar…

Uma em cada quatro pessoas no mundo sofre de ansiedade, e os sintomas podem parecer angustiantes. Mas você pode assumir o controle da sua mente e do seu corpo.

A psicóloga Corinne Sweet vai acompanhar você nessa busca para eliminar a ansiedade através deste diário, por meio de textos informativos, exercícios e técnicas de mindfulness e contando ainda com as belas ilustrações de Marcia Mihotich.

Prático, acolhedor e encorajador, Diário para ansiosos é um companheiro indispensável em sua jornada para uma mente tranquila.

Você pode até fazer uma leitura geral, como eu fiz, só para ter uma ideia do que irá encontrar neste livro-diário, mas, na verdade, é daqueles livros que sempre que você sentir necessidade, deverá consultá-lo, e, se preferir, pode abri-lo diariamente.

P_20190702_101817_vHDR_Auto_1

Separe um caderninho, lápis, canetas e post-its, e prepare-se para anotar as dicas do livro e fazer os exercícios recomendados. Alguns destes exercícios não requerem escrita, mas antes de pô-los em prática, pode ser que você prefira registrar algumas informações. No próprio livro-diário há espaço para anotações, mas é interessante você criar um espaço só seu para tomar suas notas. Corinne Sweet sugere até opções como gravações e vídeos,  que eu vejo como boas alternativas se você é do tipo que prefere recorrer a esses formatos em vez do tradicional papel e caneta.

P_20190702_102539

Eu gosto bastante de citações de um modo geral, mas achei que as citações do livro ficaram um pouco desnecessárias, e foi a única coisa que me incomodou bastante no livro. Sei que a ideia é trazer leveza e positividade para os que sofrem de ansiedade, mas eu costumo ser um pouco chata com citações que são usadas fora de seu contexto original para outros fins. Fora isso, reconheço a utilidade dos exercícios (que descobri que já os praticava naturalmente) e as dicas são realmente muito boas, principalmente para situações cotidianas: o trabalho, o trânsito, o chegar-em-casa-depois-de-um-dia-exaustivo-no-trabalho, etc.

Saliento que Corine Sweet em momento algum descarta ou diminui a importância da ajuda profissional, até porque ela mesma é psicóloga por formação, dentre outras especialidades. Aliás, ela até indica alguns métodos para o tratamento da ansiedade (mindfulness, TCC, terapias alternativas e psicoterapia).

A proposta do diário é de auxiliar com exercícios terapêuticos a redução do estresse e aprender a administrar a ansiedade, mas sempre estimulando as pessoas a procurarem ajuda profissional, caso ainda tenham alguma resistência ou preconceito.

P_20190702_102345

O foco do livro, na minha opinião, é na técnica do Mindfulness, mas dá uma pincelada por vários conceitos importantes para quem, leiga como eu, vai tomar conhecimento de alguns termos técnicos pela primeira vez.

Ademais, as ilustrações contidas no livro são muito lindas e ajudam o leitor a se conectar com o texto e com os exercícios propostos.

É um livro bem introdutório a meu ver, mas que cumpre sua função como diário. O legal é que, se você sentir que há necessidade de se aprofundar um pouco mais, a autora indica algumas leituras ao final do livro.


Relato pessoal:

Eu passei por um episódio de crise de ansiedade uma vez, no ano passado, e, se não fosse meu marido na hora, me auxiliando, eu não sei ao certo o que me aconteceria. Ele mesmo faz tratamento (e permitiu compartilhar esse pequeno relato com vocês), então foi ele quem identificou que eu estava passando por uma crise.

Infelizmente, pela minha falta de experiência, e até por confundir às vezes minha ansiedade com hiperatividade, da última vez em que ele quem teve uma crise, eu não soube identificá-la. Para minha sorte, os pais deles, que já devem ter presenciado outras situações como aquela, estavam juntos, e conseguiram acalmá-lo.

Agora com esse livro-diário, eu espero poder não apenas tomar ciência de quando uma nova crise nos ocorrer, mas também evitar os gatilhos e aprender a lidar melhor com tais situações.


Informações adicionais sobre o livro:

Capa comum: 224 páginas

Editora: BestSeller (3 de junho de 2019)

ISBN-10: 8546501785 – ISBN-13: 978-8546501786

Título original: The Anxiety Journal 

4 comentários

  1. Desconheço os elementos caracterizadores da ansiedade, mas sinto que já passei por varias crises. A ultima crise, acho que começou quando confirmado que eu poderia aposentar. E a incerteza do tempo que temos pela frente aliada às decisões a tomar intensificam a crise.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Uma breve folheada no livro já ajudaria bastante a entender alguns sintomas da doença e pode servir para descartá-la ou para começar a tomar novas medidas rumo ao tratamento da ansiedade. Não deve ser um substitutivo de um profissional (psicólogo, terapeuta), mas vejo como um primeiro passo muito importante.

      Curtir

  2. Dica bastante útil para auxiliar quem sofre com esse problema. como vc mesma citou tem muitas pessoas que tem ansiedade mas não sabe que tem.O livro orienta de alguma maneira as pessoas a identificarem esses sintomas?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi, Gio. Sim, muita gente nem sabe dizer quais são os sintomas da ansiedade, mas o livro os traz e explica a diferença de uma ansiedade comum e da ansiedade como doença. O livro é um bom primeiro passo para quem tem mais dúvidas que esclarecimentos sobre o assunto.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário