Castanha Baru – a padaria 100% sem glúten de Londrina

Chegou em Londrina a primeira padaria totalmente sem glúten (apta para celíacos)! Claro que eu não poderia deixar de conhecer, ainda mais por ser tão perto de casa.

O grande diferencial do Castanha Baru é ser um lugar em Londrina que oferece alimentos isentos de glúten em toda a sua cadeia de produção e também na hora de servir. Já existem vários restaurantes e padarias na cidade com opções sem glúten, mas você sabia que elas não são ideais para quem é celíaco, por exemplo? É por conta da chamada “contaminação cruzada”. Embora seja interessante que estabelecimentos possuam um cardápio inclusivo, para que pessoas com restrições alimentares possam sociabilizar com outras pessoas que geralmente não possuem nenhuma restrição alimentar, é preciso muito cuidado ao inserir esses produtos no cardápio, não só alertando o consumidor da possibilidade de o produto conter traços do alergênico, mas também, ao servi-lo; ainda que a cozinha não seja exclusiva de alimentos para consumidores com restrições, é preciso tentar isolar o alimento, tanto no preparo (congelamento, aquecimento, armazenamento, etc), o máximo possível.

Mas quem vai ao Castanha Baru não precisa temer a contaminação cruzada. A preocupação deles com a contaminação cruzada vai desde o fornecimento dos produtos utilizados (produtos certificados como isentos de glúten), do preparo até a mesa do cliente (ou até a entrega na mão do consumidor, nos casos de delivery). Dito tudo isso, por favor, entenda o pedido do restaurante de NÃO CONSUMIR alimentos de outros estabelecimentos dentro do restaurante, para não quebrar essa cadeia toda de cuidado que eles têm.

Agora que já falei um pouco da importância da da cozinha exclusiva e seus cuidados, vamos falar da padaria em si?


O lugar é extremamente bonito, bastante acolhedor, com pé direito altíssimo e seus balaios servindo de cúpulas de luzes, o ambiente passa longe da frieza praticamente laboratorial com que muitas vezes alimentos tidos como de “dietas restritivas” costumam estar associados.

Embora pequeno, a rotatividade é alta, o que pode fazer com que o tempo de espera para conseguir uma mesa não seja muito longo. O que é bom, porque os estacionamentos conveniados têm um limite de tempo para sua gratuidade (40min, onde deixamos), e a padaria está localizada numa das avenidas mais difíceis de encontrar vaga, devido ao grande número de escritórios e clínicas na região.

A vitrine com as comidas são muito bem servidas. Fica até difícil escolher o que pedir (motivo pelo qual eu terei de voltar em breve, rs), mas acabei optando por uma torta de cookies deles, que achei bem gostosa, embora o bolo que leva o nome da padaria parecesse muito apetitoso também! É de se comer com os olhos mesmo. E o interessante também é que não leva na receita açúcar refinado, embora seja sim adoçado. Há no cardápio, ainda, opções sem lactose, o que amplia o público da padaria. Mas mesmo quem não têm restrição alguma, eu diria que vale muito a pena conhecer.

Como fui na parte da tarde, para um rápido café, acabei não pedindo nada salgado, mas experimentei um dos pães que estavam à disposição dos clientes para degustação, sobre o balcão da vitrine. Achei bem gostoso, e que ficaria ótimo como um crouton numa salada.

Como eles estão no ifood, pedi em casa aqui outro dia um pão de cebola. Achei delicioso também. É um sabor bem delicado, mas ao mesmo tempo, inconfundível de cebola. O pão é enorme, mas na foto abaixo, eu trouxe apenas duas fatias. Fiz na torradeira, já que ele é pré-pronto, iguais aos da Schar, para você terminar de dar o ponto em casa.

Os preços são normais para quem já está acostumado com os preços um pouco mais elevado de produtos isentos de glúten. No caso deles, achei que o preço é muito bom, já que eles garantem que o produto é apto para celíacos (e garantir isso ao longo de toda a cadeia, como eu já disse no início do post, tem seu custo, viu?). Outros estabelecimentos que apesar de servirem apenas alimentos sem glúten mas não são aptos para celíacos têm preços bastante similares.

Fico super feliz que Londrina tenha ganhado um lugar que recebe pessoas com restrição alimentar ao glúten, mas de forma acolhedora, com opções super deliciosas e ainda, com toda segurança e cuidado que elas merecem.


Castanha Baru:

Endereço: Av. Me. Leônia Milito, 1400 – Sala 8 – Gleba Fazenda Palhano, Londrina – PR, 86050-270

Horários de Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 08:00 às 19:00, sábado, das 08:00 às 17:00

Estacionamento: conveniado, abaixo da loja

Instagram: @castanhabaru

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s