Please active translator to read in English.
Título completo: Kawaii Café Ramen – Classic, Fun, and Delicious Ramen Meals to Make at Home
Acredito que pela proposta do blog, não é de se estranhar que eu também curta muito livros de receitas.
E após nossa temporada no Canadá, onde meu filho passou a comer com frequência (e amar) rámen, eu acabei tendo de improvisar algumas receitas caseiras. Então, quando encontrei este livro disponível para leitura, eu não tive dúvidas de que seria uma ótima oportunidade de aprender um pouco mais sobre como preparar esse delicioso prato. E fui surpreendida ao encontrar nele muito além de receitas.
Por ser descendente de japoneses também houve muita identificação (tanto eu quanto a autora somos “yonsei”, isso é, descendente de quarta geração – nossos bisavós vieram do Japão). Ainda que tenha sido um pouco diferente o processo de imigração japonesa aqui no Brasil dos EUA, há muitos pontos em comum, e foi bem interessante a contextualização inicial pela autora, ainda que breve.
O livro também é lindamente ilustrado, deixando-o bem no estilo que o título propõe: kawaii (algo como “fofo”), mas sem deixar de lado dados mais práticos, já que as receitas vêm sinalizadas com o grau de dificuldade, rendimento (em porções), e tempo de preparo. Além das receitas de rámen mais tradicionais, há também alguns idealizados pela própria autora, de acordo com a realidade dela, mas seguindo princípios tradicionais da culinária japonesa, aprendidos em sua formação no Miyajima Ramen School, em Osaka, Japão.
Para quem, assim como eu, gosta de se aventurar experimentando receitas, e gosta de ter bons livros para isso, e ainda curtam a culinária japonesa, recomendo muito o livro, que será lançado agora no dia 14 de janeiro deste ano (2025), inclusive no formato e-book.
Dados Técnicos do Livro:
- Capa dura: 128 páginas
- Autora: Amy Kimoto-Kahn
- Editora: Rock Point; 1ª edição (14 janeiro 2025)
- ISBN-10: 157715505X – ISBN-13: 978-1577155058
*Leitura feita através da plataforma NetGalley – a imagem que estampa o post é meramente ilustrativa e para fins de divulgação, e foi gerada no Canva, utilizando um mockup.