Gente pequena, Grandes sonhos: Ayrton Senna

Sou apaixonada pela coleção “Gente pequena, Grandes sonhos”. A proposta dela é mostrar o lado “sonhador” de alguma grande personalidade, quando ainda criança, e a trajetória, de forma bem breve, em que vem a tornar seu sonho uma realidade.

Há muito tempo venho namorando os livros… basicamente, desde que Naoki nasceu. E o livro que eu pensava que seria o primeiro que ele ganharia era o do David Bowie, já que Naoki sempre curtiu muito as músicas que eu escuto, e bem… David Bowie é um favorito para mim.

O que eu nunca imaginaria, porém, é que fosse o livro do Ayrton Senna que tomaria a dianteira. É, Senna foi ligeiro até nesse quesito.

Estávamos na livraria, num passeio despretensioso, e Naoki está na fase de gostar muito de tudo que tenha a ver com corrida (de moto, de carro, de kart, de fórmula 1, o que for). Então eu vi o livro do Senna e pensei em lhe mostrar. O livro estava ainda na embalagem plástica, mas apesar de ter chamado a atenção de meu filho, ele disse que queria o livro, sim, mas que só queria abri-lo em casa. Achei isso tão fofo. Ele adora as leituras que fazemos na cama antes de dormir.

Comprei o livro, chegamos em casa, escovamos o dente, demos banho no Naoki e fomos para o quarto dele. Todo aquele ritual que quem tem crianças sabe muito bem como é.

Ele queria que eu finalmente lesse o livro, então foi exatamente isso que fizemos. E, ai, confesso que estava tão ansiosa quanto ele. Ao terminar o livro, fiquei encantada. Que livro mais fofo. Aprendi muito sobre o Senna em apenas 32 páginas.

Essa lombada em tecido preto é linda demais!

O livro é infantil, mas deixa uma saudade enorme nos corações dos adultos que acompanharam a trajetória deste grande ídolo brasileiro. A edição conta com ilustrações lindas de Alex G. Griffiths e foi escrito por María Isabel Sánchez Vegara, em frases rimadas; juntos, Griffiths e Vegara dão corpo a uma linda narrativa que prendeu muito a atenção do Naoki (3 anos). Ao final, porém, há uma pequena biografia de Ayrton Senna, que os adultos também vão gostar muito.

Eu tenho vagas lembranças de Ayrton Senna, porque quando ele morreu, eu tinha apenas 5-6 anos. Não sei nem dizer se estava vendo a corrida no dia do acidente. O que eu lembro é das homenagens que foram feitas para ele, inclusive na escola onde eu estudava. Uma professora de música tocou a música tema do Senna, os pais enlutados e as crianças sem entender muito bem o que havia acontecido. Também lembro como havia muitos adornos do Senna na casa dos meus tios, que eram grandes fãs. Mesmo assim, de alguma forma, a história do livro mexeu comigo, porque fiquei pensando em como algumas pessoas se tornam uma eterna memória, deixando todo um legado admirável para trás. Então no dia seguinte tivemos a triste notícia da morte de Matthew Perry, e acho que experimentei o que foi o luto que nossos pais sentiram quando souberam que nunca mais poderiam torcer por Senna nos circuitos.

Mas, apesar da trágica partida de Senna, ela não é abordada na história de forma direta (somente na mini-biografia ao fim), então os pais não precisam se preocupar se a menção ao acidente irá tirar o foco da trajetória de Senna ao pódio, realizando seu sonho de ser o melhor piloto de corrida do mundo.

Naoki não viu Ayrton Senna ao vivo na TV, mas já é um fã. Esses dias, com a notícia da inauguração em Interlagos da obra Nosso Senna, de Lallali Senna (sobrinha de Ayrton Senna), Naoki inclusive pôde ver mais fotos do piloto, e o timing aqui em casa não poderia ter sido melhor.


Dados Técnicos do Livro:

  • Capa dura: ‎32 páginas
  • Autora: María Isabel Sánchez Vegara
  • Ilustrações: Alex G. Griffiths
  • Editora: ‎Catapulta; 1ª edição (27 julho 2021)
  • Título original: Pequeña y Grande: Ayrton Senna
  • Tradução: Carolina Caires Coelho
  • ISBN-10: ‎655551020X – ISBN-13: ‎978-6555510201

*Edição adquirida na Livraria da Vila do Aurora Shopping, Londrina – PR

1 comentário

Deixe um comentário