Passa o Halloween e aqui já corremos para ir nos preparando para a chegada do Natal, entrando no clima da festa mais aconchegante e querida por mim (e espero que pelo Naoki, em breve, também).
Por mais simples que sejam as decorações natalinas aqui em casa, eu tento sempre trazer o espírito para dentro de casa, porque acredito que essas coisas fazem diferença. Acho que daqui alguns anos, Naoki vai se lembrar, não exatamente de como eram as decorações, mas de que eu sempre tentava de alguma forma comemorar a data, tornando-a especial. Afinal, eu me lembro de como minha mãe, especialmente, sempre decorava a nossa casa durante toda nossa infância. Na adolescência, por ela ter ido morar bem longe a trabalho para poder nos dar uma vida confortável e estudos, acabei eu mesma tomando a frente da decoração em casa, porque aquela tradição já estava enraizada em mim.
E agora, sendo mãe, eu quero passar isso pro Naoki também. Este ano, inclusive, foi a primeira vez que ele já pôde colaborar um pouco.


Mas a maior parte, claro, vai ser feita por mim, e comecei pelo quarto dele, dando alguns toques natalinos simples:
Colei prints gratuitos nas paredes – via HP para Imprimir

E outros pequenos detalhes:




Vai ficar assim até o Natal? Claro que não, né! Afinal, estamos falando do quarto de uma criança de 3 anos, que está sempre explorando o mundo à sua volta para conhecer-se cada vez mais. Talvez ele simplesmente não queira alguma coisa que coloquei ou até nada, e tudo bem. Há outras formas de o clima natalino se instalar em casa, não só através da decoração. Ela pode se fazer presente através das músicas, de brincadeiras, de formas de se vestir, de livros, e claro, através dos valores que passamos para nossos filhos.
Acho que é sempre bom frisar para eles que ganhar presentes no Natal faz parte da celebração, mas que, acima de tudo, é tempo de compartilhar, de celebrar, de deixar a magia* entrar um pouco em nossos lares, e assistir maravilhados às transformações que ela traz.


As duas fotos acima são do livro “Merry Christmas from The very Hungry Caterpillar”.
*Por magia, englobo tanto a figura do Papai Noel quanto o nascimento do menino Jesus, para quem acredita. A menos que a pessoa siga alguma religião que abomina completamente essa celebração, acredito que todos podem celebrar o Natal, e que os bons sentimentos, gestos e pensamentos que gravitam em torno da data são muito bem-vindos, ao longo de todo o ano.
1 comentário