Sempre que tem o combo café + espaço aberto + centro cultural, pode ter certeza que é um ótimo programa para a família toda! Claro que também, sendo essas as opções, Naoki, com uma precisão de 99,99% vai preferir ficar correndo pelos espaços abertos que qualquer outra coisa, e não foi exceção quando estivemos no Empório Jardim na Casa Firjan, no Rio de Janeiro.

A visita à parte interna do centro cultural ficou prejudicada dessa vez no combo. Nem chegamos a pôr os pés. Naoki não quis, e tudo bem, haverá outras oportunidades para isso (ou não – e tudo bem também. Quando se é mãe e pai e se gosta de viajar, talvez seja preciso desapegar um bocado da ideia de que se deve conhecer tudo numa única viagem).

Já a parte externa, essa sim, foi vivida intensamente nas poucas horas que passamos ali na Rua Guilhermina Guinle, 211. Havia muitas crianças no dia, correndo pelo gramado, brincando, sendo crianças. Também havia muitas mães e cuidadoras, em rodas de conversa, deixando as crias soltas e livres, mas vivendo alegremente aquele burburinho social que muitas vezes sentimos falta depois da chegada da maternidade. Eu não estava com nenhuma amiga por lá no dia, mas foi gostoso só de ver a cumplicidade das manas.

A correria do Naoki em meio ao que eu poderia chamar de quintal também gerou seus efeitos, e lá estando foram duas trocas de fraldas bem generosas, que só faço questão de mencionar como elogiosa, porque sim, no local havia sanitário familiar e infantil, onde pude fazer as trocas tranquilamente.
Resumindo, achei a experiência maravilhosa, por me sentir acolhida naquele espaço, todo pensado para famílias e mães cansadas de improviso e uso exacerbado de criatividade para uma simples troca de fralda. Mas não fiquemos restritos a isso.
Também conseguimos fazer com que Naoki deixasse um pouco a brincadeira ao ar livre para se sentar com a gente no delicioso café, que é o tal do Empório Jardim que leva o nome do post. Naoki mandou ver no iogurte natural da casa, enquanto eu me empolguei nos pães de queijo e comi até os que não eram meus (desculpa, Rapha).

O Empório é um ótimo lugar para se encontrar com amigos para jogar conversa fora, e, de quebra, apreciando um bom café.





Os pedidos são feitos num menu em que a própria pessoa vai assinalando as opções, e por isso dos lápis na primeira foto da mesa, acima. Achei esse sistema bem bacana, porque você não precisa ficar ditando seu pedido para um atendente anotar, o que, particularmente, me deixa mais à vontade para escolher.
Mas o que mais gostei mesmo foi do ambiente. O café tem um ar descolado e jovial, mas o quintal da Casa Firjan que o cerca faz toda a diferença. É muito agradável estar rodeado de um pouco de natureza, o que, aqui na minha cidade (Londrina – PR), às vezes exige um deslocamento maior, saindo das grandes áreas urbanas, por exemplo.
Com certeza quero voltar mais vezes.
Informações adicionais:
Endereço: R. Guilhermina Guinle, 211 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22270-060
Horários de funcionamento: de terça a domingo, das 09:00 às 18:30
Muito gostoso acompanhar suas viagens com a família. Adoro viajar, até mesmo sozinha, mas, claro, se der e puder, viajar com a família é tudo de bom.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Viajar sozinha a passeio nunca fui, mas já tive de fazer passeios sozinha em algumas viagens, e a experiência é realmente bem diferente. Tem suas vantagens e desvantagens. A vantagem que mais aprecio é poder fazer tudo no próprio ritmo. A maior desvantagem, porém, é às vezes você se deparar com algo muito incrível e não ter ninguém lá na hora para poder compartilhar aquele momento. Vira uma lembrança apenas sua. Mas viajar é tudo de bom mesmo.
CurtirCurtir
Que delícia!! Fiquei com vontade de conhecer o lugar e tomar um café bem generoso.. fico feliz que vocês tenham curtido, amei as fotos
CurtirCurtido por 1 pessoa