O que é o Family Day no Canadá

Toda terceira segunda-feira do mês de fevereiro é comemorado o Dia da Família, ou Family Day em algumas províncias do Canadá. É o caso de Alberta, Colúmbia Britânica, Nova Brunswick, Saskatchewan, e, claro, Ontário. É um feriado regional, em que as famílias canadenses podem aproveitar para curtir um tempo juntos.

Este ano de 2024, o Family Day caiu no dia 19 de fevereiro. Neste dia, praticamente todo o comércio fecha. A exceção são alguns restaurantes e cafés que ficam aberto justamente para receber essas famílias.

O que fizemos no Family Day?

Os mercados e shoppings, pelo menos em Kingston, ON, estavam fechados no dia, então, com pouca comida em casa, desabastecidos para o almoço, saímos para um brunch, no Stacked Pancakes Breakfast House. O lugar, como o nome sugere, é mais voltado para cafés da manhã, mas era um lugar com algumas opções de comidas sem glúten disponíveis, e que agradava mais o paladar de todos (estávamos eu, João, meu pai e Naoki). Eu fui de doce, porque acabei não encontrando opções salgadas no menu que fossem sem glúten (mas provavelmente havia), e eu fiquei realmente tentada a provar o waffle sem glúten, então foi o que eu pedi. Como Naoki estava nos dias que estava comendo menos, pensei em dividirmos, mas ele só quis algumas rodelinhas de banana e também pegou umas batatinhas do prato do pai, que havia pedido um grilled cheese (queijo quente) com bacon e batatas e um waffle tradicional. Meu pai pediu uma das opções do café da manhã, mas não me recordo agora o que era. O que eu sei é que todos os pratos eram muito bem servidos. Como Naoki não quis comer do meu waffle, por exemplo, acabou sobrando muito. Você pode conferir o menu deles aqui.

Gluten free waffle

É um café/restaurante de franquia, mas achamos bem OK a comida, e pelos tamanhos, que vale a pena. Para as crianças, têm kids menu, e também dispõem de papel e giz para elas colorirem enquanto a comida não vem, mas o serviço é bem rápido. Talvez nem dê tempo para elas ficarem entediadas e com fome, e rapidez para os pratos virem é sempre algo positivo quando se fala em sair para comer com crianças, não?

Depois de comermos, fomos até um parque, onde sabíamos que teria muita neve (limpa) para que Naoki pudesse brincar e para podermos construir um boneco de neve.

“Você quer brincar na neve?”

E o resultado, apesar de desastroso de feio, foi que nos divertimos bastante e Naoki, mesmo com o frio que estava fazendo (ele estava bem agasalhado, mas ainda assim… o nariz dele só fazia escorrer), com temperatura de -11ºC e sensação térmica de -17ºC, ele não queria ir embora.

Naoki colocando o “nariz” no boneco de neve

Mas com tanta energia que gastou, ele tirou um longo cochilo depois à tarde, já pegando no sono no caminho para casa.

Ele provavelmente não irá se lembrar desse dia, mas a recordação nós teremos para mostrar.

Bem que poderia haver um feriado desse no Brasil, não? Mesmo que não desse para fazer boneco de neve algum.

1 comentário

Deixe um comentário