Festa de leitura (por Podcast Rabiscos) tem seu primeiro encontro

O mês de fevereiro iniciou com realização de evento intimista para celebrar o hábito da leitura de forma coletiva. A Festa de Leitura foi uma iniciativa do Podcast Rabiscos, e teve sua primeira edição em Poços de Caldas (MG), na casa do escritor e apresentador Tadeu Rodrigues, na companhia de Jéssica Albino, também apresentadora do podcast, e amigos, com direito a vinho e petiscos.

Foto: Paulo Tothy – Divulgação

A reunião se inspirou na Reading Rhythms, que foi primeiro idealizada em Nova York. Não se trata de um clube do livro, mas sim de uma festa de leitura. São eventos em que as pessoas se reúnem para ler em silêncio, num primeiro momento, e depois acontece a interação, através da troca de opiniões sobre a leitura.

// Exemplo de um evento do Reading Rhythms, que se tornou extremamente popular, com mais de 2000 pessoas participando. //

Foto: Paulo Tothy – Divulgação

Na edição intimista, debateu-se a obra “Quem matou meu pai”, de Edouard Louis, aqui no Brasil publicada pela editora Todavia. Jéssica balbino, ainda, explica a diferença de um clube do livro para uma festa de leitura:

“Diferente de um Clube de Leitura tradicional, a leitura compartilhada envolve tempo de leitura em um local pré-determinado e público, onde as pessoas dividem o silêncio, sem conexão tecnológica, e depois partem para conversas e interações.”

Por essa mesma definição, o podcast Rabisco planeja dar continuidade ao evento, já preparando-se para o próximo encontro, mas em local público.

Ainda sem data definida, porém, a ideia é haver um espaço para reunir as pessoas para que leiam coletivamente e possa haver conexão e trocas por meio da literatura.

Adorei a iniciativa e espero sinceramente que eventos como esse comecem a acontecer por aqui com enorme sucesso. O primeiro passo foi dado, e, embora simples e reservado, talvez seja somente isso que muitos projetos precisem para deslancharem: o desejo pela reunião de amantes de livros que queiram se sentir conectados por conta dessa paixão.

Deixe um comentário