Solvang – EUA: charme europeu, vinhos e The Book Loft (livraria)

Em setembro estive de férias e pude viajar. No roteiro da viagem, claro, incluí algumas livrarias para enriquecer a tag Livrarias pelo Mundo.

Conheci a Blooks do Shopping Frei Caneca – SP (que você pode clicar aqui, se ainda não tiver visto), quando ainda estava aqui no Brasil. São Paulo era apenas uma “escala”, pois o destino final era a Califórnia! Agora, já de volta, estou aos poucos organizando as ideias e soltarei posts sobre a viagem, com ênfase nas livrarias, mas complementando com dicas de outros lugares legais também. Espero que gostem do que vem pela aí pela frente.

Senta que vem post longo!


A segunda livraria da viagem foi na cidade de Solvang (Califórnia), que fica a cerca de 3 horas de carro de Los Angeles. A Califórnia, por ser um estado grande (o terceiro maior dos EUA), e extenso, mostra-se bastante eclética. Seja qual for perfil de turista — praia, montanha, floresta ou cidade —, você consegue bolar um roteiro de viagem que se encaixa a ele.

Ok, mas você deve estar se perguntando: e por que Solvang? O que tem lá?

Bom, se você gosta de botar o pé na estrada, gosta do charme das cidades europeias, aprecia vinhos e também gosta de livrarias, essa cidade é uma parada obrigatória!

P_20180920_155031

Solvang é uma pequeníssima cidade que fica no condado de Santa Barbara, Califórnia, Estados Unidos. Ela também é conhecida como a “Capital Dinamarquesa da América”, porque, além da arquitetura dinamarquesa da cidade, há ao menos duas réplicas, em tamanhos menores, de monumentos dinamarqueses: a da Pequena Sereia  (a única autorizada pelo escultor Edvard Eriksen), e da Rundetaarn (“Torre do Relógio”, originalmente localizada em Copenhague), além de alguns moinhos holandeses. Quem, então, é apaixonado pelo charme da Europa, pode curtir um pouco dessa atmosfera em plena Califórnia!

P_20180920_154852

P_20180920_154806

Em geral, faz-se um passeio de algumas horas por Solvang, dependendo do que você quer fazer, e a menos que você esteja se hospedando na cidade (o que exige planejamento, pois há pouca oferta: 18 hospedagens, indo do preço médio a altas cifras).

A dica é ir em dias de semana, pois há menos turistas pela cidade, e fica mais fácil tirar fotos.

Se você gosta de vinhos também, saiba que em Solvang e arredores, há 120 adegas, onde você pode degustar vinhos. Como estávamos de passagem e ainda íamos pegar estrada, não fomos em nenhum, mas a região é famosa pelo turismo de enófilos. Fica a dica.

received_2341471185864276

E mais! Como disse acima, se você gosta de botar o pé na estrada: saiba que Solvang fica na famosa Highway 1, que é a rota preferida dos viajantes da Costa Oeste americana! É nela que fica o também famoso Big Sur (alguém assistiu Big Little Lies?), que oferece uma paisagem de tirar o fôlego. Planeje-se para passar pelo Big Sur durante o dia. Nós queríamos muito ter visto a Bixby Bridge, mas já era de noite e havia muita neblina. Perdemos uma vista e tanto. Mas sempre pode-se sonhar com a próxima vez.

Em Solvang, passamos em duas lojas que quero destacar: a Nathalie’s Doll House e a The Clock Shop Jewelers.

  • Nathalie’s Doll House é uma loja de brinquedos que, como o nome já diz, é cheia de bonecas dos mais variados tipos, mas há muitos outros brinquedos (a maioria retrôs), muitas miniaturas fofinhas e souvenirs escandinavos legítimos, tal como o famoso cavalinho de madeira de Dalarna (Wooden Dalahorse);
  • The Clock Shop Jewelers é uma relojoaria, onde havia relógios também dos mais variados tipos, tamanhos e gostos — cucos, relógios de pulso, de bolso, etc. Vale a pena uma visitinha rápida.

P_20180920_155355

P_20180920_155408

received_288997668374759

P_20180920_160038

received_1938766889549376

 

Mas além de todos esses motivos listados acima para você ir a Solvang, lá tem uma livraria incrível (o meu motivo particular de querer conhecer a cidade): a The Book Loft, que além de funcionar como livraria de novos e usados, abriga também um museu dedicado ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen e um cafezinho bem gostoso.

_DSC8167-Pano

A livraria é surpreendentemente grande para o tamanho da cidade, e, ela é independente. Gosto muito de comprar em livrarias independentes, para fomentá-las. Mas depois vim a saber que a comunidade de Solvang apoia bastante o comércio local, e, com grande destaque, a livraria inclusive. Mesmo assim, ajudar comprando é sempre bem-vindo e um ato de amor declarado às livrarias independentes.

_DSC8190IMG-20180923-WA0015

A The Book Loft possui um leque imenso de gêneros de livros. Como eu estava numa cidade que promove e traz a cultura escandinava para a América, achei interessante comprar um livro de um escritor escandinavo e me lembrei de um autor sueco que amei muito, o Fredrik Backman (autor de “Um Homem Chamado Ove – tem resenha dele aqui). Acabei levando, assim, mais um livro dele, que, descobri recentemente, será lançado este mês no Brasil:

received_2146709552270378
No Brasil, pela Companhia das Letras, com o título “Minha avó pede desculpas”

No piso térreo, fica boa parte do acervo de livros da lojas, além de itens para amantes de livros (pins, meias, camisetas, marcadores, etc.), mas no piso superior, há ainda outros livros, mas usados, e alguns exemplares raros.

_DSC8197
Piso térreo
_DSC8195
Piso térreo
IMG-20180923-WA0017
Setor de História, para o marido Historiador, fica no piso térreo

Além disso, há também  um verdadeiro museu dedicado ao escritor e poeta dinamarquês Hans Christian Andersen, onde há fotos de Andersen com “molduras” ilustradas pelos artistas de seus livros, além de itens relacionados ao escritor. Lembro-me também de ter visto um armário só com livros dele em diversos idiomas. Para quem ama os clássicos, essa livraria é uma perdição e um paraíso. Sério, achei muito emocionante.

_DSC8201
Piso superior
IMG-20180923-WA0009
Busto de Hans Christian Andersen
IMG-20180923-WA0016
Placa convidando o cliente a subir e conhecer o resto da loja e o museu
IMG-20180923-WA0019
Meu irmão no setor infantil – Piso superior
IMG-20180923-WA0021
Prensa exposta no piso superior
IMG-20180923-WA0025
Livros de Andersen em vários idiomas

E por fim, mas não menos legal, tem o café, no piso térreo, ligado à livraria. Você pode se sentar nas mesinhas de fora, que são um charme, ou dentro, onde há uma janela maravilhosa para você apreciar a rua. Seja onde escolher, o lugar é perfeito para ler na companhia de um bom café.

received_2288952151380061IMG-20180923-WA0026IMG-20180923-WA0023_DSC8203

IMG-20180923-WA0038
É possível descer diretamente ao café se você subir tudo e ir até os fundos do piso superior, onde fica o museu – bem pensado, não?

O que achei legal também é que no café havia esses cookies sem glúten (pedi um Fudge Cookie), que achei muito gostoso!

IMG-20180923-WA0013

Chegando aos finalmentes do post, espero que tenham conseguido vislumbrar nem que seja uma pequena porcentagem do encanto desse lugar. Solvang já é uma das cidades favoritas no meu coração, pois parece realmente saída de um conto de fadas ou de um filme desses que a gente assiste bem aconchegado no sofá num domingo chuvoso, sabe?

Espero um dia poder voltar a essa cidade, com mais calma, com filhos, podendo provar um pouco melhor da gastronomia e dos vinhos locais, e espero que, até lá, a livraria continue existindo. Por isso, peço encarecidamente: se você for até Solvang, visite a The Book Loft e compre um livro. Não deixe nunca um lugar assim morrer.

Todos meus agradecimentos.


Informações adicionais sobre a Livraria:

Endereço: 1680 Mission Dr, Solvang, CA 93463, EUA

Horários de funcionamento: de domingo a quinta-feira das 09:00 às 18:00, sextas e sábados das 09:00 às 20:00.

9 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Tive a felicidade de estar junto nessa viagem. Solvang, com certeza, é parada obrigatória pelos motivos no post. A cada detalhe descrito viajei em pensamento e revive a magia do local.

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Sim, obrigada por essa viagem! Que venham muitas outras juntas!

      Curtir

  2. Que passeio maravilhoso e que cidade mais charmosa! Obrigada por compartilhar conosco esses posts sobre lugares tão encantadores. 🙂 ♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      😍😍😍 Awn, obrigada vc por deixar sempre um pouco de carinho por aqui! 😘

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ahhh! Que lugar de sonho! Que cidade e livraria espetacular, queria entrar nas imagens, kkkk. Quem tira as fotos? São ótimas!
    Que matéria incrível, que coisa. Você é boa nisso.
    Viajei daqui da minha sala até a Book Loft, fiquei quase sem ar.
    Ah, eu me perco num lugar assim… lindo, sossegado, bons vinhos, café, livraria charmosa e ambiente europeu. Nunca imaginaria isso na Califórnia.
    Parabéns e obrigado por dividir conosco essa delícia.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Oi, Leonard. Sim, Solvang foi uma descoberta incrível e um sonho realizado!
      Algumas fotos são tiradas por mim, mas as mais artísticas são feitas pelo marido hehe.
      Muito obrigada por todos elogios! E que bom que você se sentiu como se estivesse viajando junto também. Essa é uma das intenções do blog: despertar nos leitores uma mente que percorre, ainda que apenas no imaginário, muitos lugares antes imagináveis, sejam eles reais ou fictícios.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s