Como foi o ano de 2018 em leituras?

Para quem me acompanha desde o ano de 2017 sabe que para 2018 eu estabeleci metas diferentes de leitura, e não metas em números de livros a serem lidos.

Finalmente, então, tendo o ano de 2018 encerrado, venho contar a vocês como foram minhas leituras.

P_20181114_071104_vHDR_Auto_1

Por incrível que pareça, mesmo sem uma meta de “x” números de livros a ler, acabei lendo quase a mesma quantia de livros que li da última vez que estipulei uma meta desse tipo (48 e meio livros em vez de 50). O que me fez ver que encontrei um ritmo bom de leitura para mim, sem cair no estresse de ler por obrigação e me permitiu ler o que eu bem entendesse.

Eu não costumo planejar ou separar quais livros pretendo ler em determinado mês. No máximo, eu escolho um que eu PRECISO ler, e os demais vão ao sabor do vento. Esse meu jeito mais livre de ler tem suas vantagens e desvantagens. As desvantagens são que me torno um pouco preguiçosa e um pouco desorganizada em relação às minhas leituras. Como me propus a não estabelecer meta em números, confesso que a questão da preguiça não foi um fator que me atrapalhou, mas sempre me sinto um pouco mal por não ter lido logo esse ou aquele livro que eu tanto queria ler (e ficaram vários livros sem ler em 2018 que eu gostaria de ter lido). As vantagens, porém, são uma maior flexibilidade e permitir-me mudar de ideia antes mesmo de começar uma nova leitura. Como assim? Bom, acontece que, toda vez que eu ouço falar de algum livro legal ou ganho um livro que me empolgue, eu não preciso guardar a ansiedade e ver quantos livros ainda terei de ler para poder chegar àquela leitura desejada, eu simplesmente leio o que sentir vontade na hora. Até brinco dizendo que “pulei muitos livros para ler este daqui”, mas a verdade é que não há uma lista pré-estabelecida, então nenhum livro é preterido em prol de outro. E isso é uma forma de liberdade da qual vim a me tornar uma grande entusiasta.

Outro ponto que gostaria de destacar é que, devido à parceria com a HarperCollins (meu muito obrigada à editora! <3), tive de comprar bem menos livros para mim. Isso não significa que comprei menos livros. Na verdade, um dos pontos positivos de ter tido um livro novo todo mês permitiu que eu comprasse mais livros de presente para outras pessoas. Assim, o ano de 2018 foi, com certeza, o ano em que mais dei livros de presentes. Passei a adotar inclusive a #euincentivoaleitura, porque acredito que uma das formas de incentivar é presenteando livros às pessoas.

Também, creio que 2018 foi um ano recheado de leituras 5 estrelas! Eu planejada chegar  aqui abrindo o ano de 2019 com um post com meu top 10 livros de 2018, mas nem isso eu consegui fazer. Li MUITOS livros maravilhosos, e não tive condições de reduzir a lista em meros 10 livros; além do que, havia muitos livros de diferentes gêneros, o que dificulta criar um ranking englobando todos eles, mas você pode ver minha lista de livros lidos e as respectivas notas acessando meu Goodreads.

Por fim, ainda na mesma vibe do que acabei de falar acima, descobri livros incríveis, um deles, inclusive, nacional (Krystallo: Jornadas para além das Fronteiras – tem resenha aqui), o que me fez ter certeza de que a meta de ler mais nacionais em 2019 é uma ótima proposta! Mas falarei um pouco mais das minhas metas para 2019 numa outra oportunidade… Por hoje, encerro.

Sejam todos bem vindos ao blog neste ano de 2019!

1 comentário Adicione o seu

  1. Oies! Estou nessa mesma vibe de não estipular meta e não ter que ler por obrigação, é a melhor coisa! Que 2019 nos proporcione leituras mais incríveis ainda. Vai com tudo e arrasa! Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s