Itens comuns num lar de bibliófilos

Não sei quanto a vocês, mas aqui em casa somos um casal bibliófilo. Cada um com seus gêneros literários, e, a melhor parte (um sonho antigo nosso), cada um com sua própria estante.

P_20190304_104918_vHDR_On_1

Meu marido é historiador e pesquisador, então a estante dele contém livros majoritariamente dentro área de trabalho dele: teoria da história, filosofia, etc.

LRM_EXPORT_183348312224899_20181220_134712811
Estante do marido historiador

Eu sou formada em Direito, mas não exerço a advocacia, e, embora eu tenha alguns livros da área que gosto bastante, eles quase não aparecem na minha estante. Na verdade, procuro até me distanciar um pouco deles, e prefiro diversificar com biografias, ficção, fantasia, sci-fi, terror, romances e tudo o mais. Eu brinco que a estante dele é linda, mas a minha estante é mais divertida.

P_20190304_132559_vHDR_On
Minha estante (desorganizada, me desculpem)

Mas há muito mais que livros nesta casa de bibliófilos. E vocês podem me dizer se também se identificam, pois creio que tem muito a ver com os nossos próprios hábitos como leitores.

Em casa, não podem faltar:

  • Caderninhos:
P_20190227_151430_vHDR_On
Alguns caderninhos que separei (tem muito mais… ó céus)

Vejam bem. Caderninhos. Para quê? Bom, eu uso muito para fazer anotações e apontamentos, às vezes uso de diário, às vezes como um planner específico para alguma viagem. Gosto de anotar minhas impressões que tenho durante alguma leitura e cuja ideia me nasceu tão espontânea e claramente na minha cabeça que faço questão de anotar correndo num caderninho. Aliás, a maioria dessas anotações acabam nas minhas resenhas sem qualquer modificação, apenas transcrevo o que já havia escrito. Para viagens, eu uso caderninhos tanto para anotar coisas para comprar, lugares para visitar, preços, etc, como para escrever uma espécie de diário de bordo. Isso é MUITO útil, acredite! Principalmente quando você pensa em visitar novamente determinado lugar, ou mesmo para fazer posts como costumo fazer aqui no blog, sobre minhas viagens e meus percursos literários.

Alguns cadernos eu compro, alguns vêm de brinde, alguns eu ganho… não importa, amo igualmente todos!

  • Bloquinhos de papel:
P_20190227_152620_vHDR_On_1
Alguns dos bloquinhos de papel

Se você pensou “mas bloquinhos de papel e caderninhos não são a mesma coisa?”, provavelmente você não se identifica comigo.

Bloquinhos de papel eu confesso que não uso tanto para minhas leituras, mas é justamente para poder usar algum item de papelaria que seja apartado dos propósitos de uso dos caderninhos. Às vezes preciso fazer alguma anotação boba num papel pequeno, mas não vou ficar arrancando as folhas dos meus lindos caderninhos. Uso eles para escrever alguma mensagem que vai junto com alguma lembrancinha/algum presente, para deixar algum recado em cima da mesa, ou simplesmente para fazer uma listinha de compras rápidas no mercado (pra isso uso os bloquinhos mais feios – que nem estão na foto). Também, os bloquinhos de papel ou já vêm com as folhas soltas, ou elas destacam facilmente, mas sem a cola dos post-its.

  • Falando em post-its, eles são os próximos:
P_20190227_152031_vHDR_On_1
Alguns dos nossos post-its em casa

Bom, post-its são os itens que mais compramos aqui em casa.

Quando eu disse que vocês encontrariam itens que têm a ver com o hábito de leitura de vocês, eu quis dizer o seguinte: aqui em casa não escrevemos nos livros, não grifamos os livros e nem dobramos as páginas ou usamos as orelhas para marcar a página. Por isso temos muito caderninhos, por isso usamos post-its para marcar passagens e citações que queremos destacar. Gosto muito dos que são translúcidos, porque podemos colá-los por cima do texto e não atrapalham a leitura. Assim, quando precisamos procurar trechos de nosso interesse, eles ficam até mais fáceis de se encontrar, ainda mais se você se utilizar de algum critério de cor para marcar, como meu marido faz. Eu não faço isso, mas eles ficam visíveis, e tornam toda consulta mais rápida, e, literalmente, à mão.

P_20190228_190806_vHDR_On
Vejam como uso os marcadores translúcidos à vontade

Os post-its maiores são legais para quem gosta também de presentear livros, e quer escrever uma dedicatória, mas sem rasurar o livro. Você cola o post-it, escreve sua mensagem e tudo resolvido! Se a pessoa gostar, vai deixar colado ali para sempre. Mas se ela também quiser, pode simplesmente descolar e o livro continua novinho em folha!

Já os opacos, com desenhos, são legais para marcar divisão de partes, capítulos ou até destacar alguma categoria nos caderninhos de anotações.

Por fim, mas não menos importantes, temos…

  • Marcadores de página:
P_20190227_153421_vHDR_On
Uma pequena parte dos nossos marcadores

Marcadores de página é algo muito sério nesta casa. Já disse que não dobramos páginas nem usamos as orelhas dos livros com o fim de marcar as pausas de nossas leituras.

Eu confesso que antes eu grifava e escrevia em meus livros (me julguem), mas NUNCA, nunquinha, eu me sentiria bem dobrando as páginas hahahaha. Sempre tive muita dó.

Mas, ok, realmente, temos muitos livros, mas não é necessário que cada livro tenha seu próprio marcador. Não é essa a razão para tantos marcadores aqui em casa. A razão é bem simples: nós os colecionamos. Pegamos nas livrarias as que gostamos, e a que temos direito quando compramos um livro, mas também compramos marcadores, principalmente em viagens, como souvenir, e também ganhamos sempre de pessoas que nos dão de lembrancinha. Aliás, quando nos casamos, um dos brindes eram aquelas fotos de cabine, mas quisemos fazer de uma forma que ficasse parecendo marcadores de página.

Temos uma caixa só com marcadores, e isso que eu fiz uma limpa recentemente. Alguns eu tenho dó de usar, e vão apenas para fotos, alguns nem são originalmente marcadores, mas usamos com esse fim.

Aliás, se vocês quiserem me mandar algum marcador, podem me mandar, hahaha… Temos alguns que ganhamos de livreiros, de brinde com a parceria de editora ou assinatura de livros, e também de amigos que me enviam os marcadores do próprio blog/IG.


Esses são os quatro itens que não faltam em nossa casa, como dois amantes de livros, papelaria e afins.

E vocês? Vocês se consideram bibliófilos? Identificam-se com nossas manias? O que mais vocês acham que não pode faltar na casa de vocês, como leitores?

21 comentários Adicione o seu

  1. Rodrigo disse:

    Também tenho esses itens aos montes aqui em casa. Parabéns pela linda estante!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Monica disse:

    Adoro os caderninhos, bloquinhos, marcadores ❤️❤️❤️, porém não sou tão organizada no uso deles. 🤗🙃
    Na verdade, tenho percebido que foquei tanto em outras coisas que perdi identidade de muitas coisas, do meu espaço principalmente 😘😘😘

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Uma pena que tenha perdido essa identidade, mas sempre é tempo de se organizar e colocar prioridade em nós mesmas.

      Curtir

  3. Sarah FT disse:

    Adorei! Também tenho e faço tudo isso, haha… mas com os caderninhos estou me controlando, porque tenho mais do que preciso (e posso usar) no momento. Amei as estantes de vocês!

    Curtido por 2 pessoas

    1. Isa Ueda disse:

      Fico feliz que tenha gostado e se identificado (isso me deixa mais tranquila, já que não somos os únicos então, rs). Os caderninhos, creio eu, são os que eu mais tenho de me controlar, justamente porque não precisamos, de fato, usar tanto quanto há de tentações pelas papelarias hahahah

      Curtir

  4. Adorei! ❤ Eu costumava ser muito apegada, hj não não, grifo, anoto, rabisco, rs mas tbm uso post its, essas tags coloridas (seguindo um esquema específico e combinando com as cores da capa hahaha). Estou precisando comprar novas estantes, a minha parece que não resistir por muito mais tempo não, e olha que nesse ano estou tentando me desapegar das compras tbm.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Que bom que gostou do post! Ai, eu não vou te julgar hahaha porque eu já risquei, grifei, escrevi muito em livro. Foi uma das maiores mudanças, eu acho, na minha vida como leitora parar de fazer tudo isso.
      Quanto às compras, esse ano estou me desesperando mais. Só comprei 1 livro físico, que foi o da Colleen Hoover, por ter sido uma leitura em conjunto, que eu achei mais fácil ter o físico pra colar os post its pra discutir o livro depois. No final, o encontro não saiu, mas ganhei um livro na estante hahaha. Aí todos os outros que comprei (3), foram no Kindle.

      Curtido por 1 pessoa

      1. Acho que a gente como leitor te coisas de momento, às vezes é muito apegado, faz questão de ter todos os livros físicos na estante, escreve e tem horas que desapega mesmo hahaha

        Curtido por 1 pessoa

  5. Estantes belas! Sua paixão por livros enseja admiração e idéias.
    Riscar e dobrar livros para mim é fora de questão, exceto em dedicatórias, rs.
    Preciso falar; este blog é um achado de bom gosto, leveza e inspiração. Me sinto bem quando vejo as fotografias e leio os textos.
    Parabéns ao dois, Isa e marido.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Ficamos muito felizes com suas palavras!
      Obrigada pelo carinho que você tem deixado sempre por aqui, e espero que continue apreciando as postagens!
      Forte abraço!

      Curtido por 1 pessoa

  6. Que estante mais linda! Adorei todas os seus itens de bibliófila. Tudo lindo, eu fico com pena de usar essas coisinhas lindas, como esses bloquinhos por exemplo.♥♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      No começo eu tinha muita dó, mas daí eu percebi que tava ficando igualzinha à minha avó, que tem monte de roupa linda e só usa sempre as mesmas 😂😂😂😂

      Curtido por 1 pessoa

      1. kkkkkkkkkkkk. Eu não tenho roupas lindas igual à sua avó, mas com outras coisas eu sou assim. Às vezes eu mesma me dou conta e tento mudar um pouco, daí passa um tempo, olha eu fazendo a mesma coisa de novo. 🙂 🙂 🙂

        Curtido por 1 pessoa

  7. Bia Ribeiro disse:

    Caderninhos e bloquinhos definitivamente não são a mesma coisa! E pessoas muito especiais notam a diferença. Escolho as funções de um caderninho de acordo com o tanto que gosto da capa… isso significa que os mais bonitos acabam ficando em branco e ou somente com anotações de frases interessantes ou com os melhores insights.. Tem horas que fico procurando um caderninho para rascunho ou bullet journal sendo que tenho vários guardados… que coisa, não!!! rs 🙂 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Tenho vários caderninhos guardados também, mas hoje em dia eu já os uso de forma mais desapegada rs. E, bom, confesso que mesmo tendo alguns guardados, sempre acabam surgindo outros novos hahaha

      Curtido por 1 pessoa

      1. Bia Ribeiro disse:

        Tenho usado o verso de folhas impressas que iria jogar fora (junto várias e grampeio) e folhas de cadernos antigos como rascunho, local para escrever ideias e anotações do dia a dia… Daí deixo os caderninhos só para diário em tópicos.. agora fica mais fácil usar os caderninhos guardados sem dó 🙂

        Curtido por 1 pessoa

      2. Isa Ueda disse:

        Eu faço isso no trabalho, usar o verso
        de papéis que descartaria como papel pra anotações. Inclusive muitas listas de mercado eu faço neles kkkk

        Curtido por 1 pessoa

  8. Ary disse:

    Post-It *-* kkkk
    Me lembro que uma vez entrei em uma lojinha na minha cidade que estava vendendo esses post it coloridos e transparentes por apenas R$1,00.
    Resultado eu comprei todos da loja kkkkk gastei quase R$50,00 só em post-it naquele dia kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Cinquenta reais??? kkkkkkkk, que sonho!

      Curtido por 1 pessoa

      1. Ary disse:

        kkkkk foi tipo em uma Lojinha com produtos da China, mais sei lá porque estavam tão baratos kkk sei que comprei tudo que tinha lá kkkk

        Curtido por 1 pessoa

  9. Também sou assim, inclusive formada em Direito (mas atuante – o que também não é nenhuma glória, viu) e sonho com uma biblioteca dentro de casa, além de amar artigos de papelaria. 📚📝🖍🖌🖊✒📖📗📘📙😚

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s