Esta foi uma leitura acredito ter feito na hora certa, o que a tornou particularmente especial. Talvez em outras circunstâncias, esse fosse um livro bom, mas no momento em que o livro e eu nos encontramos, a sintonia foi absurda, e eu terminei completamente apaixonada por ele.
Dia desses atrás, num episódio de “medos” vividos na maternidade, me peguei me perguntando se todo amor, educação e bons exemplos que dou ao meu filho serão o suficientes para que ele cresça sendo uma boa pessoa.
Aí veio essa leitura, e me surpreendi com a inspiração da autora para a história. Ela tinha se tornado mãe há poucos meses, e, como mãe, sentiu um amor por sua filha como nunca havia sentido antes, e queria contar uma história em que ela conseguisse expressar esse amor incondicional. Foi assim que nasceram os 2 personagens dessa história: Yunjae e Gon.
Yunjae tem uma condição neurológica chamada alexitimia, que o dificulta expressar e identificar em si e nos outros sentimentos como raiva, medo e tristeza. É uma condição que costuma dificultar relações interpessoais, e, por isso mesmo Yunjae não tem amigos.
Já Gon vai aparecer ao longo da história, como um menino encrenqueiro, valentão, e que, sob as mais improváveis circunstâncias, vem a se tornar amigo de Yunjae. O caminho para essa amizade é bastante melindroso, mas é a coisa mais linda de se ver da história.
Como mãe, a autora quis mostrar que é possível amar os dois jovens, e, ao mesmo tempo, mostrar que um dos caminhos para que eles também se sintam integrados à comunidade é justamente o amor.
Acho que este é um livro que eu gostaria que um dia meu filho lesse, e muitos outros jovens.
Muitas pessoas o descrevem como um livro que aborda temas sérios de forma muito rasa e com um final muito previsível. E, embora eu concorde com isso, eu entendi que o foco da autora nunca foi exatamente conscientizar o público da existência da alexitimia, por exemplo, ou repensar todo o sistema socioeducativo de adolescentes em conflito com a lei. Acho que o intuito é muito mais simples, mas igualmente nobre, de evidenciar o poder do amor e a importância das amizades. Amei demais e super recomendo.
O livro também foi indicação do grupo BTS, e é o livro selecionado para a Leitura Coletiva do Clube Namanita do qual faço parte.
Dados Técnicos do Livro:
- ASIN: B0BX4LLMKZ
- Autora: Won-pyung Sohn
- Editora: Rocco Digital; 1ª edição (31 março 2023)
- Número de páginas: 243 páginas
- Tamanho do arquivo: 4535 KB
- Título original: 아몬드
- Tradução: Yonghui Qio Pan
2 comentários