Então você é uma pessoa que gosta de ler, e está sempre lendo algum livro. Já sabe qual a sua média mensal de lidos, ciente de que existem meses melhores e piores para leituras, afinal, a vida é cheia de muitas outras tarefas que, ainda que prazerosas, também ocupam parte dos nossos dias.
Mas então as leituras do mês parecem não engrenar. É estranho porque, não está mais atribulado(a) que o normal, mas não está conseguindo ler . Quando pega o livro da vez para ler, só consegue se estender por umas poucas páginas e a frustração logo vem, porque tinha ouvido falar tão bem daquele livro, ou então foi um presente que aquela amiga que nunca erra nas recomendações te deu, jurando que você iria amá-lo. Posso te dizer uma coisa que talvez você não goste?
Tá tudo bem abandonar uma leitura.
Às vezes, um determinado livro não chega a nós no momento certo. Não quer dizer que o livro não seja para você ou que tenha algo errado com você, mas talvez o encontro entre quem você é naquele momento com aquela leitura simplesmente não foi fortuito.
E se um livro consegue fazer você se sentir mal porque sente que deveria estar lendo, mas não está, considere deixá-lo de lado e iniciar outro livro. Quando a gente se impõe a obrigação ler algo que não está fluindo pelo simples sentimento de dever cumprido, mesmo quando não percebemos, vamos criando mecanismos para ir postergando cada vez mais aquela leitura. As redes sociais se tornam mais atraentes. Procurar uma série nova para iniciar, para dar uma pausa na leitura, parece uma boa ideia, só (e então maratonamos a série e deixamos o livro dias intocado), entende o que quero dizer?
Eu era do tipo que não abandonava leituras. Achava abominável. Hoje eu entendo que a vida é muito curta para insistir em leituras arrastadas, só para mudar o status de “lendo” para “lido”. Também é muito curta para que eu deixe de ler potenciais livros maravilhosos porque um está sabotando minha relação com a leitura.
Às vezes, para ler mais, a gente tem que parar de ler. Vocês concordam?
Concordo demais com esse texto! Eu geralmente insisto um pouco, porque sempre acho que pode ter algo que vai me surpreender. Mas já abandonei algumas leituras sem dó
CurtirCurtido por 1 pessoa