“Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira.“
O avesso da pele carrega as memórias de Pedro sobre seu falecido pai, através dos objetos remanescentes, a partir dos quais tenta juntar os pedaços para criar uma narrativa que o faça entender sua identidade e sua própria história.
“Há nos objetos memórias de você, mas parece que tudo que restou deles me agride ou me conforta, porque são sobras de afeto.” p. 13
Embora a busca pela identidade seja a de Pedro, o narrador reconta a história de seus pais, mas através da própria perspectiva e leitura que faz, com tudo que juntou pelo caminho até a morte de seu pai.
O pai de Pedro era professor de literatura, negro, no sul do Brasil, onde episódios de racismo são descritos no livro, e que, embora fictícios, poderiam muito bem ser reais, e, infelizmente, sabemos que ocorrem. Fatos são apenas fatos, ainda que eivados de injustiça, até que tenha um olhar que nos guie. E é sob o olhar de Pedro que estes fatos, mesmo distante para muitos leitores, se transformam em tangíveis, e os atingem de forma dilacerante.
Esta é uma leitura sensível, onde vários problemas são denunciados, e gravitam em torno do mais contundente na história toda: o racismo. Há toda a grave situação em que se encontra o sistema de ensino público e seu sucateamento, as relações problemáticas das famílias, e até questões de gênero, que são abordados numa escrita impecável, onde dor, poesia e tristeza se encontram, tornando tudo tão denso e fluido simultaneamente.
Muitas reflexões nos vêm após essa leitura, e deixa no título a sugestão de que a cor da pele é sempre a primeira barreira das pessoas negras, para que consigam vê-las além da cor. Depois de todos os prejulgamentos feitos, quem é aquela pessoa de verdade, muitas vezes só vêm a ser considerado quando já se é tarde demais. O avesso da pele traduz essa maldição, lançando nosso olhar para o outro lado, para o que há depois da pele, o avesso da pele.
Um favorito do ano.
Dados Técnicos do Livro:
Capa comum: 192 páginas
Autor: Jeferson Tenório
Editora: Companhia das Letras; 1ª edição (10 agosto 2020)
Olá, eu sou a Isa. Sou apaixonada por livros, viagens, culinária, e, claro, pelo meu amor maior, meu filho. Decidi juntar todas essas paixões num blog só, e aqui estamos.
Minha paixão por livros se deu tardiamente, na adolescência, mas quando aconteceu, foi de forma arrebatadora. Já viajar eu gosto desde bebê (até onde me contam). E cozinhar é uma terapia. Ansiosa e tímida por natureza, meu meio de comunicação preferido sempre foi a escrita. O blog me ajuda a manter a calma e ainda me permite compartilhar meus pensamentos e me sentir menos sozinha nessa trilha da maternidade.
Ver todos os posts de Isa Ueda
1 comentário