Telas em excesso são ruim para crianças, certo?
Sei que se as crianças não estão ainda frequentando uma creche ou mesmo só em período de férias, é bem difícil não expô-las a telas, mas às vezes faltam ideias do que fazer com elas em casa o dia inteiro, considerando que muitas vezes sair de casa não é uma opção (se você não tem babá ou se faz home office, por exemplo).
Porém, as crianças precisam de atenção, todos sabemos disso. Elas precisam se sentir amadas, cuidadas e consideradas. Mesmo na correria do dia a dia com os afazeres domésticos e trabalhos para fora de casa, dedique um tempo só para seus filhos. Não é preciso dedicar-lhe 3 horas seguidas, por exemplo, mas façam alguma atividade, alguma brincadeira ou algum passeio juntos.
Separei aqui algumas das atividades que fiz ou faço com Naoki quando estamos vivendo esse momento de atenção plena a ele, sem distrações. Por isso, deixe o celular longe e desligue a TV neste momento. Músicas ao ambiente são bem-vindas se fazem parte da proposta da atividade. Se forem distrair, talvez seja melhor deixar para ouvi-las mais tarde.
Brincadeiras
Fuja da bola!
Essa eu postei no reels no meu Instagram:
O vídeo é autoexplicativo, mas basicamente, consiste em jogar uma bola de plástico contra uma parede e fazer a criança passar correndo sem ser acertada pela bola. Naoki amou essa brincadeira.
Brincar de faz de conta
Essa é clássica e se traduz nos hábitos da própria família. Por aqui, Naoki curte muito música, as nossas músicas (minha e do João) inclusive. Então às vezes brincamos que somos uma banda de rock, por exemplo.
Recentemente, também, brincamos de piratas por aqui, que improvisei com um simples rolo de papel-toalha e conforme a brincadeira evoluía, fui improvisando outros itens do traje.

Outro grande exemplo é brincar de piquenique, que Naoki também adora, e sei que outras crianças também. O único item que não pode faltar pro meu filho na brincadeira é estender uma toalha no chão.
Brinquedos de blocos de montar
Aqui valem os clássicos bloquinhos de madeira, Lego, ou qualquer outro brinquedo que estimule a criatividade das crianças e as desafie a encontrar formas de construir. Se a criança pedir para brincar junto, brinque, mas se ela estiver concentrada montando sozinha, apenas observe.


Atividades
Cadê a juba do leão?
Tem papelão ou alguma caixa sobrando em casa? Aqui utilizamos uma caixa de cereais dobrada ao meio para ficar mais reforçado. Desenhei no avesso da caixa um rosto de leão e fiz furos com ajuda de uma tesoura (isso deve ser feito estritamente por um adulto!).

Nos furos propus que Naoki decorasse com os fios de metal felpudos para dar juba ao leão. Ele não quis colocar em todos os furos, e respeitei isso, porque a ideia era justamente deixá-lo criar livremente. Achei que ficou muito legal a juba colorida. Essa atividade pode sofrer variações, pensando em outros animais, e pode-se substituir esses arames, que talvez sejam mais difíceis de encontrar por lã em agulhas de plástico.

Colagens
Se você não é de comprar adesivos, talvez seja hora de repensar. As crianças em geral adoram colar adesivos. Para deixar a atividade direcionada a algum propósito, você pode escolher o cenário que pretendem montar juntos. Aqui, Naoki mesmo escolheu adesivos de sereias (porque recentemente descobriu A pequena sereia) e então fizemos o fundo do mar. Outra proposta, mesmo fora de época, foi dentro do tema Halloween, mas que ele mesmo ia escolhendo o figurino e feições dos personagens. Para deixar mais lúdico, além dos adesivos, tente usar papéis coloridos (A4, papel criativo).


Vamos pra cozinha!
Sempre que possível também, leve seus pequenos pra cozinha com você. Preparar os lanchinhos juntos é uma ótima atividade. Lembrando que não é hora de se preocupar com a sujeira, ok? Deixe-os ajudarem. Minha dica de receita de sempre é: cookies. As crianças adoram e existem receitas bem saudáveis. Inclusive, tem uma delas no reel abaixo:
Gostaram das ideias? Se tiver mais dicas de atividades, comente o que você geralmente faz com seus filhos em casa. E se quiser outras ideias, acesse minha pasta de atividades no Pinterest.
Vale lembrar que os afazeres domésticos, solicitando ajuda dos pequenos também é muito saudável para o desenvolvimento deles. Assim eles vão entendendo desde cedo que uma casa não se mantém limpa sozinha, e que se todo mundo fizer um pouco, ninguém fica sobrecarregado. Aliás, para eles é tudo diversão, desde que bem conduzido, então não hesite em chamá-los para realizar as tarefas com você. Separar roupas brancas de coloridas, por exemplo. Levá-las para a máquina, levar pratos e copos pessoais para a pia, lavar os brinquedos… quanta coisa podemos fazer juntos e tornar um grande evento para as crianças!
Por fim, se atividades manuais não for a sua praia, não se prenda a elas. Mais do que trabalhar cooperação, coordenação e até conteúdo com crianças, o mais importante é a vivência. Às vezes uma saída para uma volta na quadra, uma ida até um parque, a um florista, já vale como uma experiência incrível para elas. Independente, lembre-se sempre: você está fazendo um ótimo trabalho!