Curiosidades sobre Kingston – Ontário – Canadá

Kingston hoje em dia pode ser uma cidade pouco visitada e até conhecida pelos brasileiros que turistam ao Canadá, mas você sabia que a cidade foi a primeira capital do país? Este posto, porém, durou pouco, de 1841 a 1844 apenas, tendo Ottawa como capital atualmente. Mas outras cidades também já passaram pela mesma situação: Montreal, Quebec City e Toronto.

Eu e Naoki no Kingston Sign

Apesar da pouca duração como capital, por ser considerada pequena e muito vulnerável (estando muito próximo à fronteira com os EUA), a cidade manteve o título de “Cidade do Calcário” (ou “Limestone City”), e possui até hoje, muitos prédios construídos com a utilização da pedra, extraída localmente.

Casa construída com pedra calcário

Kingston também é uma cidade com uma importante instalação militar, tendo o Royal Militar College of Canada (Faculdade Militar Real, no mapa abaixo) cerca de 1000 alunos. É muito comum, inclusive, anúncios de aluguel em que só aceitam militares como inquilinos. Pois quando fazíamos busca de imóveis para alugar, nos deparamos muito com esse requisito.

A cidade também clama seu título de cidade berço do Hóquei no gelo, por volta dos anos 1843, mas não há unanimidade nessa informação. De todo modo, Kingston sustenta a rivalidade de Hóquei mais antiga no mundo, sendo que todo ano há um jogo entre os times da Queen’s University e o Royal Militar College of Canada, para que a tradição da rivalidade entre ambos os times se mantenha.

Falando em Queen’s University, ela é uma das universidades mais antigas da Província de Ontário, tendo sido fundada no mesmo ano em que Kingston se tornou capital do país, em 1841, sob a licença da Rainha Vitória. O campus principal fica localizado bem no centro da cidade, o que a torna muito acessível às pessoas e aos pedestres.

Dentro do campus da Queen’s University
Prédio de Ciências Sociais, e onde também fica o refeitório da Universidade

Mas Kingston, para além de suas curiosidades, é uma cidade muito bonita, às margens do Rio Lourenço, e que fica na metade do caminho entre Montreal e Toronto, e a duas horas de carro de Ottawa. Assim, quem está de viagem pelo Canadá e vai passar entre Montreal e Toronto, vale a pena fazer uma parada para 1 pernoite em Kingston.

Shoal Tower National Historic Site

Onde ficar em Kingston?

Indico o hotel Delta Hotels by Marriott Kingston Waterfront. Fica localizado de frente ao Rio São Lourenço, e bem próximo ao Kingston Visitor Information Centre, onde fica o letreiro fotográfico (Kingston Sign) e a prefeitura da cidade. A desvantagem é que não há café da manhã no hotel, pelo menos nos dias que ficamos, mas há cafeterias e restaurantes por perto.

Endereço do hotel: 1 Johnson St, Kingston, ON K7L 5H7, Canadá

Sugestões de café perto do hotel: Sens Café e Kingston Coffee House

Sugestões de bares/restaurantes e diners: Jack’s Kingston e Pan Chancho Bakery

Pontos turísticos próximos: Kingston Sing, Kingston Waterfront, Kingston City Hall


Fonte das informações: Wikipedia

2 comentários

Deixe um comentário