Kingston Frontenac Public Library: Isabel Turner Branch

Um dos nossos lugares favoritos de Kingston, sem dúvida, é a Kingston Frontenac Public Library, Isabel Turner Branch (algo como uma biblioteca setorial, que atende um determinado bairro e região). São várias “branches” pela cidade, e até o momento, visitamos duas dessas setoriais, a central e a Isabel Turner. Embora a central seja bem perto de casa, o frio nos fez conhecer primeiro a Isabel Turner, porque fica bem ao lado de um shopping center que vamos com certa frequência, e também para o lado dos supermercados onde fazemos compras.

Entrada da biblioteca

Uma outra grande facilidade da Isabel Turner Branch é que há estacionamento público gratuito, enquanto na Central o estacionamento é pago (pay & display), o que faz com que seja muito melhor pra nós irmos a pé. Mas mesmo perto de casa, o frio acaba desanimando um pouco e preferimos pegar o carro e ir mais longe, mas sem passar frio no caminho até lá.

Foi bem simples de fazermos nosso cartão (eu e João fizemos). Bastou apresentar um comprovante de endereço nosso aqui (que comprova já a estadia acima de 1 mês; eles cobram uma taxa caso abaixo de um mês) e no mesmo dia já pudemos pegar livros emprestados.

Naoki ‘lendo” na biblioteca

Naoki ainda não conhecia o conceito de biblioteca até a primeira ida aqui, e estou adorando mostrar isso para ele. Já foram muitos livros emprestados para ler para ele, e até eu peguei um livro emprestado para mim! Fazia muitos anos (desde a faculdade) que eu não pegava livros emprestados de uma biblioteca, e estou matando saudades desse período.

A funcionária que nos atendeu foi muito simpática, e o sistema de empréstimo e devolução são muito simples. Tendo o cartão em mãos, você pode realizar o empréstimo dirigindo-se a um totem de self check-out, e recebe por e-mail o comprovante de empréstimo, com a data de devolução indicada no mesmo comprovante. E eles ainda enviam na semana um e-mail avisando sobre a devolução (“courtesy reminder“). Para devolver, basta deixar o(s) livro(s), um a um, numa esteira, num balcão que fica logo na entrada.

Sempre há mesas com muitos livros sendo recomendados, para datas comemorativas principalmente (Ano Novo Lunar, Valentine’s Day, Black Month, etc), e mesmo que eu não pegue emprestado, eu gosto muito de fotografar as recomendações.

Mas o ponto forte da biblioteca, para mim, é que ele é muito convidativo para as crianças. Há uma seção de livros infantis, e lá, uma mesa para eles se sentarem, com alguns brinquedos ao lado. Existem livros que ficam mais à disposição, com as capas à mostra, mas também há outras estantes, organizadas no sistema clássico (assunto, ordem alfabética, etc.)

Eles contam com um extenso catálogo de livros de ficção também (para adultos, jovens adultos, adolescentes), e não-ficção, em inglês e francês.

No piso superior fica a maior parte dos livros. No piso inferior há mesas para estudo individuais e em grupo (na parte de cima há algumas mesas também).

O banheiro, pelo menos na parte dos livros infantis, onde utilizei o banheiro com Naoki com certa frequência, é sempre limpo e conta até com absorventes femininos gratuitos, o que, sinceramente, achei muito positivo. Afinal, a biblioteca é pública e qualquer pessoa é bem-vinda lá. Espaços assim têm de ser convidativos para todas as pessoas, e, muitas vezes, até numa biblioteca a pessoa se sentir bem vai muito além de encontrar bons livros e ser bem atendida. São espaços que deveriam pensar em políticas de saúde pública também, e lá, com essa medida tão simples, eu vi que essa preocupação existe.

Semanalmente, há também uma programação bem intensa na biblioteca, com encontros para debates de livros, contação de histórias para bebês e crianças menores e outras atividades para crianças e adolescentes. É uma biblioteca que realmente convida o público para dentro de si, com propostas reais de ocupação de seu espaço.

Enquanto estivermos em Kingston, vamos usufruir muito deste serviço público gratuito e que só traz coisas boas para o Naoki. Encontramos até uma mãe e um filho que são da mesma cidade que nós no Brasil. Acho que foi muito positivo para o Naoki esse pequeno, breve e casual encontro.

Quem vier a Kingston para estudos ou trabalho como nós, não hesite em fazer seu cartão para usufruir das bibliotecas também. Recomendamos demais.

Alguns dos livros emprestados:


Informações adicionais:
  • Endereço: 935 Gardiners Rd, Kingston, ON K7M 9A9
  • Horários: de segunda a quinta, das 09:00 às 20:00, de sexta e sábado, das 09:00 às 17:00; domingo, das 13:00 às 17:00.
  • Estacionamento: gratuito, descoberto e com vagas para PCD
  • Banheiros: com acessibilidade e trocador de fraldas