Pumphouse – um museu interativo para crianças em Kingston, Ontário

Em março, aqui na província de Ontário, as crianças estão num período de férias escolares mais curto que as férias de verão deles. Eles a chamam de “March Break”, ou “pausa de março”. Com isso, muitas atrações na cidade de Kingston estão voltadas para crianças e famílias. É o caso dos museus, que fazem o “March of Museums”, uma semana, coincidente com o march break, período em que a entrada e visita aos museus da cidade são gratuitos (este ano foi dos dias 11 ao 15).

Infelizmente, como eu e João trabalhamos, não pudemos aproveitar para ir durante a semana, mas aproveitamos o incentivo da proposta do mês de visitar museus e fomos finalmente conhecer a Pumphouse Museum de Kingston.

Onde hoje funciona o Pumphouse Museum, antigamente operava a casa de bombas de água da cidade, que promovia o serviço de distribuição de água encanada às casas da cidade de Kingston através da empresa Water Works. Antes de haver tal serviço à disposição da população, que se iniciou em meados de 1800, as pessoas recorriam às águas do imenso Lago Ontário, mas imaginem só o trabalho de se deslocar até lá para buscar água em enormes tinas. A cidade conta ainda com um terrível histórico de cólera e incêndios, e, portanto, exigia uma atenção adequada à qualidade de água que as pessoas consumiam, e um serviço de distribuição de água eficiente solucionaria os dois problemas. A empresa operou no local até 1952, quando então se mudou para um novo edifício que funciona até os dias de hoje.

Em 1973, a Pumphouse, reformada, abriu as portas para o público como um museu, no mesmo ano em que a cidade comemorava seu tricentenário. Inúmeras homenagens foram prestadas por ocasião desse aniversário, incluindo os muitos presentes que a cidade, nas pessoas de seu prefeito e primeira-dama, recebeu. Parte desses presentes estão em exibição, na “The Stuff Stories are Made of“, no museu desde setembro de 2023, e vai até 25 de maio de 2024, que conta com 200 objetos e/ou artefatos que trazem um pouco da história da cidade de Kingston.

Para além de toda a história que o museu carrega, ele abriga ainda uma sala dedicada a exibição de modelos de trens, porque o tema central do museu são as máquinas a vapor. Tanto o amplo salão principal, que traz os maquinários que realizavam o trabalho de bombeamento de água, quanto a sala dos trens contêm displays interativos, que vão manter as crianças muito entretidas nesse passeio.

Fora toda a interatividade, há uma última sala especialmente voltada para o aprendizado e brincadeiras das crianças, que é a Gordon C. Leitch Discovery Centre, um ambiente onde elas podem explorar e interagir com objetos e brinquedos que estimulam criatividade e solução de problemas matemáticos e espaciais. Por causa da pandemia, a sala ficou fechada e as atividades estavam em pausa, mas acredito que no momento, ficando atento ao calendário, é possível acompanhar a programação de eventos como oficinas e atividades guiadas por uma equipe do museu.

Discovery Centre

É uma visita que recomendo, caso esteja de passagem pela cidade, principalmente se estiver de viagem em família.

Assista ao reel e veja mais do museu:


Outras informações:
  • Endereço: 23 Ontario St, Kingston, ON K7L 2Y2
  • Horários: de terça a sábado, das 10:00 às 17:00. Fechado às segundas e domingos, com exceção de algumas datas. Confira sempre no site deles.
  • Valor do ingresso: criança (de 3 a 14 anos): CAD$ 3.70; jovem (15 a 24 anos) e idosos (acima de 64 anos): CAD $6.1; adulto (até 64 anos): CAD$7.43
  • Estacionamento: conta com estacionamento público pago (pay & display). Museu com acessibilidade para cadeirantes e carrinhos de bebê.
  • Banheiros: com acessibilidade para PCD

Deixe um comentário