Eclipse Solar Total em Kingston

Hoje, no dia 08 de abril de 2024, às 15:22 do horário de Kingston, ON, Canadá, teremos um eclipse solar total. Esse é um evento especial na cidade toda, porque estamos realmente na rota do eclipse, num dos melhores lugares para vê-lo.

A prefeitura da cidade de Niágara inclusive decretou estado de emergência, por precaução, estimando que haverá muitos turistas na cidade, que já recebe muitos turistas normalmente para conhecer as cataratas do Niágara. Mas com o eclipse solar total, esse número tende a ser muito maior. Os airbnbs na região por onde é a rota do eclipse estão TODOS ocupados.

Decoração nas paredes do Kingston Visitor’s Information Centre

E, claro, aqui especificamente em Kingston, onde pude testemunhar todos os preparativos, deu para perceber como tudo foi transformado num grande evento que será realmente o fenômeno, afinal, trata-se de um ocorrido raro. A última vez que um eclipse solar total foi visível do Canadá foi em 26 de fevereiro de 1979, e este será o ÚNICO eclipse solar total do século XXI que será visível dos países do México, EUA e Canadá.

Cadeiras confortáveis para sentar e assistir ao Eclipse Solar Total e a Prefeitura atrás

Os preparativos em Kingston incluíram a massiva distribuição gratuita de óculos seguros para testemunhar o fenômeno (distribuídos pela prefeitura, universidade de Queen’s e as filiais da Biblioteca Pública, por exemplo). Recolhemos 2 pares na Queen’s University e mais 2 no Visitor Centre (em frente ao City Hall – prefeitura da cidade).

Óculos apropriados para ver o eclipse solar

No dia de hoje, em frente ao City Hall também, pode-se ver muitas cadeiras já viradas para onde o sol estará, quando o fenômeno ocorrer, além de balanços que simbolizam o eclipse anular, e venda de merchants (como camisetas, bonés, bottoms e até certificados). E a cidade está em clima de festa, com muitas famílias passeando com suas crianças, dirigindo-se para o centro da cidade.

Depois que testemunharmos o eclipse, volto num outro post contando a experiência para vocês.


Edição: Olá, voltei para contar um pouco de como foi a experiência de ver um eclipse total.

Fomos até o City Park, um parque que fica no centro de Kingston, e onde, por ser um espaço aberto e amplo, sem prédios em volta, somente as casas, eu imaginei que daria um bom lugar para se ver, além de ser perto de casa. Eu estava trabalhando no dia, então só aproveitei para dar uma rápida saída e já fazer meu intervalo para um lanchinho da tarde e logo que terminasse o eclipse, voltar.

Acertei na escolha. O parque tinha muitas famílias, mas não estava lotado a ponto de se tornar uma experiência extenuante, mas também não estava vazio a ponto de se tornar um evento não testemunhado em coletividade. Acreditem, deve até ser legal ver o eclipse só com as pessoas que você mais ama, mas tem um quê a mais de vivenciá-lo ao lado de outras pessoas. É comparável a ver um bom filme em casa, só você e seu parceiro ou sua parceira, ou ver o mesmo filme numa sala de cinema, com outras pessoas. Quando o sol se “apagou”, foi o “wow” uníssona das pessoas que fez a gente entender que aquilo que vimos era real.

Meu irmão filmou um pouco do momento, com o celular mesmo. Não é a mesma coisa, que ver ao vivo, mas ajuda a ter um pouco da ideia:

Vocês já viram um eclipse solar, ainda que parcial? Como foi?

Eu vi um parcial em 2017, na estrada, a caminho para Las Vegas. Encostamos o carro, que era numa estrada alternativa, bem pouco movimentada, e testemunhamos o fenômeno. Foi memorável.

1 comentário

Deixe um comentário