Hello Beautiful – Ann Napolitano

Sinopse:

As irmãs Padavano são aparentemente inseparáveis. Julia é a mais velha, seguida de Sylvie, e depois, as gêmeas Emeline e Cecelia. Enquanto as mais velhas formam uma dupla de irmãs e melhores amigas, as gêmeas também têm uma relação especial entre si, como todos gêmeos idênticos parecem compartilhar. Numa casa pequena para comportar uma família de quatro filhas, as irmãs Padavano cresceram certas de que nada jamais as separaria. Quando Julia começa a namorar William Waters, e vai assistir ao primeiro jogo de seu namorado, ela leva as três irmãs para o conhecerem também.

William, por sua vez, cresceu numa família rica e abastada, mas foi o segundo filho de seus pais, e sua irmã mais velha veio a óbito em tenra infância, causando um silêncio desastroso e uma completa desconexão entre os pais e ele.

Este é uma história de dramas familiares, que se contrastam, mas também se fundem. O resultado é levar o leitor a enredar-se pelo amálgama que une as irmãs Padavano e a navegar pela solidão que inflige William e as irmãs, quando um importante elo se rompe.


Minhas impressões do livro:

Comecei a ler o livro sem criar uma grande afeição pela história e pelos personagens. De início, temos William e sua traumática infância numa dinâmica narrativa que achei apressada demais, para então passar lentamente depois por todo o contexto e circunstâncias em que Willian e Julia acabam se conhecendo e, logo namorando.

Sob as rédeas de Julia no relacionamento, a história fica enfadonha. Sua concepção de que tudo na vida pode ser planejado tornou o compasso da história engessado demais. Creio que isso seja, senão proposital, inevitável. Falta um pouco de ar para se respirar em torno da determinação de Julia – até para o leitor -, quando ela fixa uma ideia na cabeça e faz de tudo para colocá-la em ação.

Felizmente, o livro se torna infinitamente melhor quando, com muita coragem, William acaba por romper com tudo isso, ainda que não da forma ideal. Mas é a partir do ocorrido que a relação entre as irmãs Padavano muda radicalmente, e então passamos a ter a sensação, guiada pelos pensamentos de Julia, de como as coisas parecem estar interligadas por dicotomias, mesmo quando não estão.

Terminei o livro, na verdade, refletindo muito sobre como a vida têm coincidências curiosas, mas principalmente que, muitas vezes, focamos tanto nos nossos próprios dramas pessoais que nos esquecemos de que todas as pessoas, inclusive as de nossas próprias famílias, também enfrentam seus próprios problemas e batalhas; e muitas vezes, ao mesmo tempo que nós enfrentamos os nossos.

Outra coisa que gostei muito do livro é sua abordagem sobre o trauma de infância de William, causada pela negligência dos pais, que também precisavam de ajuda profissional* e não a tiveram. Isso molda toda a formação de William, e a cura se apresenta vinda de pessoas ao redor dispostas a entender que saúde mental merece sempre a devida atenção, e, claro, acompanhamento médico e psicológico adequados.

Assim, mesmo com tantas questões difíceis e complicadas na história (que nos fazem lembrar que todas as famílias são complicadas), ao final, é difícil não se deixar cativar por pelo menos uma das irmãs Padavano e por William e seus amigos. A sensação que fica é que não escolhemos a família na qual nascemos, mas podemos escolher a família que queremos acolher e fazê-la expandir quando necessário for.

Para os bibliófilos, passagens agradáveis não irão faltar, muito menos referências literárias, como “Mulherzinhas” e Walt Whitman.

Por fim, creio que a forma como contamos a história de alguém também importa muito e é uma grande responsabilidade. São através das histórias dos outros que contamos que elas continuam existindo. Sempre que puder, escolha a forma mais gentil de contá-las.


*Este livro pode conter gatilhos de suicídio e negligência parental. Sua vida importa. Buscar ajuda profissional é um ato de coragem. Ligue 188. Você não está sozinho.


Dados Técnicos do Livro:

  • E-book para Kindle: ‎390 páginas
  • Autora: Ann Napolitano
  • Editora: ‎The Dial Press (14 março 2023)
  • ASIN: ‎B0B7R4Q5DJ
  • Tamanho do arquivo: 3032 KB

Um livro selecionado para o Oprah’s Book Club (centésimo livro do clube) e figurou na lista de Bestsellers da New York Times. Fonte: https://annnapolitano.com/author/

Deixe um comentário