Sinopse e minhas impressões sobre a leitura:
Yeongju decide abrir uma livraria de bairro depois de uma série de frustrações que criou uma sensação de vazio enorme nela. Ao abrir uma livraria, ela espera que estar rodeada de livros, que sempre foram uma grande paixão, preencha esse vácuo. Mas gerenciar um negócio, não importa o ramo, é sempre um desafio. É entendendo, porém, como manter sua livraria prosperando que Yeongju vai se conhecendo melhor também.
Creio que as palavras da autora, ao fim do livro, definem muito bem o que foi ler esta história. Não há um grande enredo, mas ele tem uma atmosfera única. Onírica, talvez, se seu sonho se traduz numa livraria como refúgio. Isso pode ser muito positivo para alguns leitores. É o tipo de história que não foi escrita para ser devorada. Mas por esse mesmo motivo, ela pode não ter o ingrediente que costuma segurar aqueles famintos por uma leitura mais frenética.
Ainda assim, sem um grande enredo, sem plot twists ou coisas do tipo, há toda uma série de pequenas coisas acontecendo o tempo todo, em progressão, com recortes do dia dos muitos personagens da história, que visitam frequentemente a livraria. Esses recortes se dão com alguma interação entre eles, ou alguma reflexão que tiveram, sobre o passado ou presente, e vão trazendo densidade pra narrativa, além de dimensão para os personagens, cujo histórico vai aos poucos se revelando para o leitor.
Olhando em retrospecto minha vida, é assim que eu a enxergo também, sem grandes acontecimentos, mas ao mesmo tempo, com pequenas progressões. E sempre que faço esse “exercício mental”, eu me vejo muito feliz e satisfeita comigo mesma.
A livraria Hyunam-dong é um lugar secreto onde agora sei que posso visitar toda vez que precisar me sentir acolhida. Se eu achava que antes um lugar assim só existia em mim mesma e se chamava aceitação, agora sei que ele existe também fora de mim, na ficção, onde outras pessoas como eu (ou não) podem se encontrar.
Dados Técnicos do Livro:
- E-book para Kindle: 295 páginas
- Autora: Hwang Bo-Reum
- Editora: Intrínseca (10 agosto 2023)
- ASIN: B0CCSJFPM1
- Tamanho do arquivo: 3645 KB
Mais um livro que foi lido pelo Clube Namanita, mas que eu não consegui terminar a tempo para participar do debate. Agradeço, porém, enormemente a Nádia, que carinhosamente me cedeu as perguntas do debate para que, mesmo sozinha, eu conseguisse me sentir um pouco mais ativa no clube e refletir sobre minhas respostas.
1 comentário