Por que conhecer Kingston, em Ontário, para começo de conversa?
Kingston tem uma excelente localização. Para quem vai ao lado leste do Canadá, Kingston fica como uma cidade de ponto de apoio entre as cidades de Toronto, Ottawa e Montreal.

Ela foi a primeira capital do país, e portanto, é muito rica histórica e culturalmente falando. A cidade vive do turismo e da universidade (Queen’s University), e tem uma calmaria muito atraente, que foge da agitação das cidades que mencionei acima, mas ainda assim com uma ótima infraestrutura.
Há duas formas de conhecer rapidamente a cidade de Kingston, em Ontário, se você só tem uma pernoite pela cidade: de trolley ou de barco.
Porém, deixe-se desde já frisado que ambos os passeios são sazonais. Os passeios de Trolley (bondinho) começam em maio, e os de barco em abril, e os dois vão até outubro.
Kingston Trolley Tours

Pessoalmente, eu gostei mais do passeio de Trolley, porque ele faz um percurso por muitas das ruas principais da cidade e eu sempre gostei muito de me embrenhar pelas ruas de uma cidade, apreciando sua paisagem urbana, mas como quem trafega sem precisar se preocupar com a parte da direção ao volante, ou seja, como passageira ou como caminhante. E embora eu não tenha dirigido nenhuma vez em Kingston, foi uma experiência bem diferente de todas as vezes que me sentei no banco de trás do carro e de me sentar ali no bondinho, despreocupadamente.
Os passeios duram de 30 min a, 1h30min, dependendo do tipo de bilhete que é comprado. O motorista é ao mesmo tempo o guia, e, enquanto realiza o percurso, vai explicando sobre a história da cidade e citando muitas curiosidades. Algumas delas eu já havia trazido aqui no blog, mas foi bem legal descobrir muitas outras através do passeio. Como é o próprio guia que vai falando ao longo do trajeto, a única opção de idioma é o inglês.

Coloquei abaixo o mapa do trajeto que o trolley faz (atenção: o trajeto pode estar sujeito a alterações, a depender do bilhete comprado e do dia também.) Fizemos o passeio do Hop On Hop Off Pass, cujo bilhete tem validade de 24h/48h/72h, a depender da sua escolha, e você pode descer e subir nas paradas à vontade enquanto estiver nos horários em que o trolley circula (diariamente, das 10:00 às 16:30). Não fizemos isso porque queríamos só curtir sentados o passeio todo, ouvindo a explanação do guia; mas muita gente aproveita para descer nos museus e depois pegar um próximo bonde.

Os ingressos para o passeio podem ser comprados tanto on-line quanto fisicamente. Fisicamente, os tickets são vendidos no Waterfront Gifts & Apparel e no Kingston Visitor Information Centre.
Obs: O Waterfront Gifts, pessoalmente, é onde acredito que tenha os souvenires mais bonitos.

O ponto de partida do passeio, porém, é em frente ao Kingston Visitor Information Centre, endereço: 209 Ontario St, Kingston, ON K7L 2Z1.

Horários: dependem do tipo de passeio. O passeio Ghost & Mistery Tour, por exemplo, estão disponíveis apenas para os horários das 18:30 e 19:00. Para mais informações, acesse aqui.
Kingston 1000 Islands Cruises
De barco o passeio também é legal, e tem duração aproximada de 1h, se for um passeio que não inclui refeição.
A dica para este passeio é: certifique-se que o dia esteja sem muito vento, principalmente se você for do tipo que enjoa fácil em embarcações. Na verdade, dependendo de como você se sente nesses tipos de passeio, simplesmente recomendo que faça o tour do trolley. Mas se o balançar do barco não for um incômodo, vale a pena também.

É sempre diferente o olhar de fora da cidade. A sensação que eu tive ao fazer o passeio de barco, depois de já ter andado pelas ruas de Kingston diariamente, por 5 meses, foi de estar vendo a cidade de forma um pouco etérea, como se eu estivesse sonhando. Ao mesmo tempo em que ela me parecia muito próxima, me parecia igualmente distante. – reflexão que tive, ao fim do dia do passeio de barco.
Claro que isso foi uma experiência particular, e que muito provavelmente não aconteça com alguém que está conhecendo a cidade pela primeira vez através de um rápido passeio.
Eu e João tínhamos receio do passeio a barco, porque nós dois somos do tipo que tem mal-estar fácil (é, a idade bateu pra gente, pessoal). Acontece que Naoki, nosso filho, queria muito conhecer um barco, então decidimos arriscar. O dia, porém, estava perfeito, sem vento, e não estava quente e nem frio. Acabamos fazendo o passeio em outro barco (Island Star), que não o que costumeiramente realiza o Discovery Cruise (feito pelo Island Belle 1). O Island Star é uma embarcação que na verdade opera com o serviço de restaurante, e, talvez por isso, balance menos. No dia, porém, ele não estava disponível como restaurante, e portanto o preço foi o mesmo do Discovery Cruise. Naoki gostou muito de poder subir no deck e sentir o vento bagunçando seu cabelo e fazendo muito ruído em seu ouvido, além de poder ver as ondas que a própria embarcação produzia no belíssimo Lago Ontário.




Se você já fez o passeio de trolley, a parte de explanação do guia turístico (que neste caso, não é o capitão do barco, fiquem tranquilos) já passa a ser repetitivo (e isso, claro, vale também para o caso de se fazer primeiro o passeio de barco e depois querer fazer o de trolley). Se for assim, então aproveite mesmo para subir ao deck e apreciar a paisagem. Se o passeio for no Island Queen, é provável que dê para acompanhar a explanação do guia mesmo na área externa.

É proibida a entrada nas embarcações com comida e bebida, exceto garrafa de água. Mas os preços dos snacks à disposição (que são escassos) são bem caros, então, a dica é: se possível, coma antes do passeio. Porém, ao contrário do trolley, que não permite o ingresso com carrinhos de bebê, no barco, eles são permitidos, exceto nas áreas de deck, claro, até porque não há acesso a elas a não ser por escadarias.
Assim como no passeio de trolley, existem diferentes tipos de passeios, e para cada um deles, um barco diferente. Os passeios que oferecem almoço ou jantar, por exemplo, são feitos pelo Island Star, mas os passeios do Ghost Cruise e Heart of the Islands Cruise são feitos pelo Island Queen, que é a embarcação mais bonita.
Os passeios são caros, considerando a desvalorização da nossa moeda (real brasileiro), mas existem várias opções e talvez alguma delas esteja mais dentro do seu orçamento. Ainda assim, como diz o título do post, são formas rápidas e eficientes de se conhecer a cidade de Kingston se você e sua família, amigos, dispõem de pouco tempo na cidade (uma pernoite, por exemplo).
Onde comprar os ingressos? On-line ou fisicamente, na loja de souvenires e tickets do Crawford Wharf, endereço:1 Brock St, Kingston, ON K7L 1R7, Canadá; ou na mesma loja onde se compram os tickets do trolley, o Waterfront Gifts & Apparel.
Horários: Os horários oferecidos são 11:30, 13:00, 15:00, 16:30 e 18:00 (Discovery Cruise). Porém, verifique sempre a disponibilidade no site antes.
Onde comer? (antes dos passeios)
Um lugar que recomendo muito para se comer antes de fazer os passeios, tendo em vista que tanto o do barco quanto do trolley saem próximo à Prefeitura de Kingston, é o M & J Cakes & Cookies Cafee. É uma espécie de confeitaria/café, que fica bem próxima à prefeitura, uns 2 minutos de caminhada. Os donos são super atenciosos, e o lugar tem seu charme. Eles também contam com opções de pães e doces sem glúten, e o melhor de tudo é que achamos o preço bem mais em conta que nos cafés em gerais da cidade.

Se quiser, porém, algo mais elaborado e mais turístico, o Pan Chancho Bakery & Café é praticamente um patrimônio gastronômico da cidade de Kingston, e também fica bem próximo dos pontos de partida dos passeios.

Porém, seja qual for sua escolha, planeje-se! Nenhum dos dois cafés são fast food. São lugares para ir e comer com calma, saboreando a comida e jogando conversa fora. Mas os passeios são pontuais, então esteja pelo menos 5 minutos antes do horário marcado já esperando a saída. O barco até espera dar o horário, já o trolley, não. Se não tiver ninguém no ponto quando ele estiver passando na frente ou se ninguém do bonde quiser descer, ele simplesmente não para e segue o percurso do passeio.
Qual passeio você se imagina mais fazendo?
Eu certamente faria o passeio de trolley novamente, se pudesse. Mas, ainda que essa seja sua opção, não deixe de passar pelo cais e garantir uma foto do lindo Island Queen. Se você for do tipo de turista que ama um souvenir, em frente ao ponto de vendas de bilhetes do barco há uma daquelas máquinas que faz uma moeda com um emblema da cidade. As crianças costumam adorar o processo.




1 comentário