Ginger Ale (Canada Dry)
Não sou muito de beber refrigerante, mas no Canadá decidi provar o tal do ginger ale deles, e me surpreendi positivamente. Recebemos uma latinha numa cesta de boas-vindas, e foi assim que eu experimentei a bebida pela primeira vez. Não confunda com Ginger beer. Ginger beer PODE conter álcool, por causa do processo de fermentação, mas hoje em dia quase nenhum Ginger beer possui. Já o ginger ale NUNCA é alcoólico. O sabor do Ginger ale é mais adocicado, e o processo de carbonização é realizado artificialmente, e não por fermentação, que é o que ocorre na Ginger beer.


Maple Syrup
Não é sempre que o sabor do xarope de bordo agrada o paladar das pessoas. Eu amo maple syrup desde a primeira vez que provei, e acho que ele é um ótimo topping para panquecas e waffles (e me disseram que até em tapiocas – fica a dida), além de um ingrediente que pode dar um plus mesmo em pratos salgados. Sério, o tragically maple, da hamburgueria The Works é prova disso.
Além de ser uma iguaria bem típica do país, o que por si só já vale também a experiência de prová-la e até levar umas garrafinhas de lembrancinha para amigos e parentes. Há diversos doces feitos com o xarope, como amendoins, castanhas, etc, caramelizados com maple syrup, sorvetes, balas de goma e até pirulitos. Dentre os pirulitos, há o famoso Taffy, que se você estiver no Canadá nos períodos de neve, é outra coisa que indico experimentar, só pela experiência. Talvez o mais legal de experimentar o taffy, na verdade, seja toda a experiência ao redor da iguaria. Normalmente taffies são vendidos em fazendas que oferecem um tour de Sugar Bush, ou seja, de fazendas que expliquem sobre o processo de coleta e fabricação do maple syrup. O taffy nada mais é que o maple syrup numa consistência mais densa que permite que, em contato com a neve (limpa, óbvio), ela se transforme imediatamente numa espécie de pirulito (mas tem que comer rápido também!).




Poutine
Pode não ser o melhor prato do mundo, mas se você já vier ao Canadá, acho que é uma experiência válida. Na verdade, minha opinião, não muito gentil, é que estragaram a batata frita, porque batata frita gostosa é aquela crocante, não é mesmo? Mas então, o poutine é nada mais que uma porção de batatas fritas, mas com um molho de carne (saboroso, ok?) e pedaços de queijo (também gostoso) por cima. Isso tira toda a crocância da batata.
Geralmente as porções são grandes, então minha sugestão é, se estiver em grupo, peça uma porção para dividi-la, e pensem numa nota de 1 a 10 para dá-la. Qual seria a nota final do grupo? Eu daria 7.

Donuts
Por mais que associem donuts aos americanos, a verdade é que o Canadá é que leva o título de capital mundial do donuts, onde as pessoas mais comem donuts no mundo e onde existem mais lojas de donuts per capita. O Café mais tradicional do país, que também vende donuts, é o Tim Hortons, e acho que é um bom lugar para se começar. Mas dependendo da cidade onde for, não deixe de provar um donuts mais caseiro. Em Kingston, especialmente, recomendo muito o Coffeeway Donuts.


Sorvete da Kawartha
Minha recomendação de sabor? Chocolate branco com framboesas negras (white chocolate with black raspberries). Acho que não provei nenhum sorvete deles que não seja bom, mas o sabor pelo qual eu me apaixonei mesmo, e que acho mais difícil de encontrar no Brasil também, é esse. Eu nunca nem havia ouvido falar de black raspberries antes de provar o sorvete.


Maçã Honey Crisp
Essa espécie de maçã costuma ser mais cara nos mercados, mas acho que vale muito a pena experimentar. Ela tem um sabor e uma crocância diferente. Embora a fuji seja bem crocante, por exemplo, a honey crisp, como o próprio nome sugere, é mais doce. Então, quem não é tão fã de maçã por achá-la uma fruta levemente azeda, pode arriscar experimentar essa variante por lá.


Queijo Cheddar
Sério! Esqueça aquela massa processada que a gente come no Brasil e chama de queijo cheddar. No Canadá (e EUA), eles têm queijos cheddar de verdade, e são deliciosos. Eu gostei dos da marca Black Diamond e também dos da PC (President’s Choice, que são vendidos na Loblaws), principalmente os que são marble (marmorizados). Qualquer sanduíche com manteiga e queijo cheddar apenas fica delicioso.

Nanaimo Bar
Esta é outra iguaria típica do Canadá, mais especificamente da Columbia Britânica, mas que é facilmente encontrável em outras províncias. Eu mesmo a provei em Ontário. É uma barra de chocolate com creme custard, e coco ralado, basicamente. As versões caseiras, vendidas em cafés, são as mais gostosas, claro, mas quem quiser levá-las para amigos e parentes provarem, existe a versão industrializada, da Nestlé (aero truffle nanaimo bar). Esta não é a mesma coisa, mas quebra o galho e dá um bom souvenir.



Ficou com vontade de experimentar alguma comida citada? Ou se você já foi para o Canadá, provou alguma delas? O que mais estaria nessa sua lista de sugestões de comidas para provar no Canadá?
1 comentário