The good, the bad and the spooky – leitura de Halloween

A queridíssima dupla de livros infantis Jory Jon e Pete Oswald – respectivamente, autor e ilustrador de A Sementinha do Mal -, tem um livro bem temático de Halloween (ainda, infelizmente, não lançado no Brasil)! The good, the bad and the spooky (em tradução livre: A boa, a má e a assustadora) traz a Sementinha do Mal com todo seu mau humor, num contexto de Halloween.

É noite de Halloween, a data favorita da Sementinha do Mal; mas apesar de ter exaustivamente pensado em qual seria a fantasia perfeita, ele não sabe o que vestir. Será que haverá espaço para a diversão se seu mau humor vencer sua animação com sua festa favorita?

Este é um favorito do meu filho. Li para ele a primeira vez quando ele tinha 3 anos e ele adorou (mas é preciso adiantar que ele já estava numa fase em que tudo que tinha a ver com monstros e Halloween o deixava super empolgado). Mesmo que Halloween não seja a data comemorativa mais aguardada em sua casa, vale muito a pena a leitura. É um favorito meu também, confesso. O livro traz a valiosa lição de que mais importante que competir, é a diversão.

Um dos livros favoritos do Naoki

Por possuir relativamente pouco texto, a leitura não é cansativa para os pequenos e costuma deixá-los entretidos durante todo o enredo. Por aqui, para ajudar, também faço vozes para cada personagem, e facilita muito, neste caso, que são poucos deles. (ufa!)

As ilustrações são simplesmente maravilhosas. É possível captar as emoções da Sementinha como se estivéssemos ali, ao lado dele na história. Fora que, apesar de o cenário todo se passar numa noite de Halloween, é tudo tão fofo! Meu filho adora ficar olhando detalhadamente qual é a fantasia de cada sementinha.

Ah, ressaltando novamente que, embora não tenha chego este livro no Brasil, o personagem já pode ser conhecido no livro “A sementinha do mal”, do mesmo autor e ilustrador, publicado aqui pela HarperKids. Esse, especificamente, não aborda nada de Halloween, mas é a chance que temos, por enquanto, de saber um pouco mais sobre ele, e torcer muito para que tragam também no próximo Dia das Bruxas por aqui The good, the bad and the spooky.


Extra: proposta de atividade

Na edição que temos em casa, o livro vem com adesivos também, que podem ser combinados para vestir a fantasia nos personagens sementes que aparecem na história, além de dar-lhes uma expressão diferente (assustada, brava, feliz, triste, etc), o que reforça ainda mais a ideia da diversão e da expressividade (afinal, sempre ensino ao meu filho que em brincadeiras de colagem, montagem e afins, NÃO existe certo e errado – reina a criatividade).

Colagens com adesivos do livro feitas pelo Naoki

Caso seu livro não tenha os adesivos, uma brincadeira bem bacana é pegar uma folha sulfite, desenhar uma semente de girassol (a Sementinha do Mal é uma semente de girassol), mas sem rosto, e fazer os olhos e bocas à parte, com várias expressões diferentes e deixar para que seus filhos montem o rosto da forma como quiserem. Brincadeira muito boa para a criança ir desenvolvendo sua inteligência emocional (capacidade de reconhecer suas próprias emoções). Por aqui, atividades assim costumam fazer sucesso.


Dados Técnicos do Livro:
  • Capa dura: ‎32 páginas
  • Autor: Jory Jon
  • Ilustrações: Pete Oswald
  • Editora: HarperCollins (27 julho 2021)
  • ISBN-10: 0062954547 – ISBN-13: 978-0062954541
  • Idade de leitura: ‎3 – 7 anos

Deixe um comentário