5 lojinhas de Kingston, ON para conhecer melhor a cidade

A cidade de Kingston, em Ontário, onde passamos uma temporada de 6 meses no Canadá, é pequena talvez para nossos padrões, mas conta com uma boa infraestrutura, que reúne aspectos positivos de cidades grandes e pequenas. Ela tem, por exemplo, apenas 2 cinemas, sendo um maior, de rede, o Landmark Cinemas, mais afastado também, e outro, pequeno, independente, em estilo vintage, bem no coração da cidade. Acho que isso resume bem o que encontramos por lá.

O mesmo se dá com livrarias. Há uma grande livraria de rede, a Indigo, num Shopping Center, e outra, pequena, independente, charmosa, no centro da cidade, chamada Novel Idea. Há também um sebo, que toda cidade habitada por bons amantes de livros adora.

Os prós de cidade grande, para mim, são sempre ligados a aspectos culturais, como talvez já tenha começado a delinear nas linhas acima. Arte, literatura, parques, passeios. E embora conte com apenas 114 mil habitantes, Kingston respira tudo isso. Conta com teatro, cinemas (e recepciona um festival de cinema, inclusive!), livrarias, museus, muitos parques, além de ser bem arborizada e estar à margem do belíssimo Lago Ontário.

O comércio da cidade, no centro, dá-se ao longo e nos entornos da chamada Princess Street, que antigamente chamava-se Store Street, que já a traduzia sua veia comercial. E é de lojinhas na Princess que quero falar aqui, porque em nossas tardes e finais de semana por lá sempre a percorríamos, às vezes mais, às vezes menos. E era lá que eu sentia a vibração da cidade, que eu sentia que estava vivendo aquela experiência em toda sua extensão. As lojas e o comércio de uma cidade, afinal, dizem muito sobre a cidade em si, vocês concordam?


1. Waterfront Gifts and Apparel

Que tal começarmos nosso passeio pelo começo mesmo? Da Princess St., eu quis dizer.

Bom, na verdade, a Waterfront Gifts & Apparel não fica exatamente na Princess, mas na esquina dela com a Ontario St. É uma loja que já falei no post sobre tour em Kingston.

Por ser uma cidade turística, Kingston tem muitas giftshops, e essa é a minha favorita e que indicaria para quem quer levar uma lembrancinha da cidade. Ela não tem os melhores preços, mas é a maior e mais diversificada, e para quem vai fazer o passeio de barco ou de trolley, é bem próximo dos pontos de partida de ambos os tours. Inclusive, tickets do passeio de trolley são vendidos nesta loja.

Fora que ela é bem organizada, que ajuda a visualizar bem os produtos e até facilita a escolha na hora de levar alguma coisa.

2. Minotaur

Essa é simplesmente a loja favorita do meu filho. Mas atenção, ela não é uma loja de brinquedos. Ou pelo menos não só de brinquedos. É muito mais que isso. É uma loja de brinquedos, de colecionáveis, de jogos, de papelaria, de livros, de quebra-cabeças… e também têm noites de jogos de tabuleiro e tardes de tricô. E uma outra coisa que eu gostava muito dela era como eles faziam a decoração toda da loja, geralmente com papelão e materiais reciclados, como esse da vitrine acima.

Acho que, de longe, essa foi a loja que mais visitamos, seja para comprar um cartão comemorativo, seja para comprar uma mini figure de algum bicho esquisito pro Naoki (leia-se lacraia, escorpião, anglerfish, etc). Parecia que sempre havia algo a mais para se ver por lá, mesmo que só para namorar mais uma vez e não levar. Cheguei até à conclusão de que, se um dia eu fosse abrir uma loja, seria mais ou menos como essa.

3. Antique Emporium

Fachada do Antique Emporim – Foto: Thomas Ueda

Como o nome já sugere, este é um antiquário. Não sei vocês, mas eu gosto de visitar antiquários e lojas de artigos usados. As peças sempre têm uma história que permanece ali, encrustada em suas camadas, mas ao mesmo tempo anônima e desconhecida, dando um ar de mistério e charme à parte.

Claro que ela não vende apenas peças antigas. Há muitos artigos novos também, apenas com ar vintage ou retrô, que podem servir de inspiração para quem adora pegar referências de decoração, ou simplesmente procuram algum presente diferente.

Além disso, no andar de cima, há um mezanino onde funciona outra loja e também um estúdio de arte. Como eu sou uma entusiasta de trabalhos manuais, embora não tenha comprado nada no antiquário, eu levei um print de uma arte de uma artista local. O print aguarda ser devidamente emoldurado para eu pendurá-lo na minha parede, mas eu realmente adorei a arte, e meu filho também curtiu muito minha escolha.

4. Card’s Bakery Goods

Card’s Bakery Goods – Foto: @life_over60

Essa é simplesmente a padaria mais fofa que eu já vi na vida. E é uma padaria mesmo, dessas que você só vai pegar para comer em casa, pois não dispõe de mesas e cadeiras para os clientes consumirem seus produtos no local. Mas não pense que só por isso ela não é convidativa a demorar-se por lá. Eles vendem tantas outras coisas de casa, principalmente cozinha, que você vai querer ficar um tempinho a mais, mesmo que não queira levar nada de comer para casa.

A começar pelos capachos do lado de fora da loja, já adianto que tudo é lindo lá dentro.

Eles vendem panos de prato (que são diferentes dos nossos no Brasil, ok? São chamados de Tea Towel ou Dish Towel) lindos, com design local, louças, aventais, vasos, cachepôs, flores, ecobags, e, claro, guloseimas como cookies, pães, bolos, chocolates, etc.

Eu amo aventais, e comprei um por lá, inclusive de presente, mas também comprei um descanso de panela, de crochê:

Comprei um daqueles cogumelos – um descanso de panela de crochê

Essa foi a loja que eu mais amei e essa é a minha favorita, se me perguntarem. O atendimento deles também é bem simpático, e numa das visitas Naoki até ganhou um pirulito. É uma dessas lojinhas que parecem saídas de um conto de fadas, sério. Também poderia facilmente ter uma loja dessas, numa realidade alternativa.

5. The Rocking Horse Toys

The Rocking Horse Toys – Foto: João Ohara

Essa foi uma loja que logo nos indicaram a ir, por saberem que tínhamos um filho pequeno. É uma loja de brinquedos, como se pode deduzir do nome. Mas é uma loja de brinquedos bem legal, que está sempre fazendo programações e eventos que convidam as crianças à loja para alguma atividade, oficina, e, mesmo quando nada disso está acontecendo, é sempre muito acolhedora. Fomos diversas vezes com nosso filho lá, e sempre fomos muito bem recebidos, mesmo quando a ida se resumia a sair de lá com uma mini figure de Lego.

Nos fundos, eles têm em display uma mesa com uma cidade de madeira e trens, onde as crianças podem brincar, e é lá que Naoki mais gostava de ir.

Também há livros infanto-juvenis, que eu ficava muito tentada a comprar (pra mim), toda vez que íamos.

Alguns dos livros infanto-juvenis

Ficou curioso para conhecer um pouco melhor as lojas ou mesmo a cidade de Kingston através de suas lojas? Sugiro assistir aos vídeos do Seiki Space:

3 comentários

  1. Eu achei muito interessante conhecer todos esses lugares através de sua postagem.
    O cantinho predileto do seu filho é bem interessante, tem muitas coisas que crianças gostam! Fiquei com vontade de visitar esta padaria!!!! Muito acolhedora e simpática mesmo sem poder se alimentar no local. Vende um monte de coisas lindas e fofas.
    Gratidão!🎶😉👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada pelo comentário!
      Sim, a loja preferida de lá do meu filho realmente tinha muita coisa interessante. Uma das coisas que trouxemos dela foi uma flautinha pan de brinquedo, mas supeer funcional hahaha, ele se diverte bastante com ela aqui em casa tirando umas notas.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário