Um dia de passeio cultural por São Paulo

Eu amo a riqueza cultural de São Paulo, e ainda acho que a cidade é subestimada como destino de viagem. Talvez pela ideia (não de toda equivocada) da violência atrelada à capital paulista, acaba sendo preterida quando se pensa em viajar, sobretudo em família. E eu juro que entendo. Mas São Paulo (e o ABC Paulista) foi um lugar para onde sempre viajei ao longo da vida. Passava as férias na casa dos meus tios em São Bernardo do Campo e é comum um passeio por São Paulo terminar por uma rápida ida até Santo André, por exemplo.

Então, no feriado de Páscoa deste ano (2025), estivemos em São Paulo, para que meu filho vivesse algumas experiências parecidas com às da minha infância, e também foi visitar os tios por lá. Foram 5 dias muito bem aproveitados, mas quero deixar aqui o registro de um dia apenas, por enquanto, para mostrar nossa programação e, quem sabe, convencer mais famílias a se aventurarem pela metrópole, principalmente se forem famílias como nós, que adoram passeios culturais.


Brunch/almoço da Fillmore Ipiranga

Na Sexta de Paixão (18/04/2025), começamos o dia com um brunch/almoço na Fillmore Ipiranga. Eu sei, não faz parte do passeio cultural em si, mas acho que dias com uma programação longa precisam começar bem reforçados, e nada melhor que comer bem. Como chegamos às 11:00, para mim, pedi um risoto de pêra com queijo gorgonzola e lascas de salmão (diz lascas mas eram pedaços bem generosos! Recomendo). E João pediu também um prato de mac and cheese com filé mignon grelhado. Ele dividiu com nosso filho, mas eles também comeram bolo de sobremesa. João foi de Devil’s food cake e Naoki de Choco Kids Cake. Os pedaços de bolo são bem grandes (exceto quando é sem glúten), então talvez compense dividir quem almoçar antes, como nós.

Nós nos sentamos na área do espaço kids, e no dia, o restaurante estava tranquilo (ele costuma ser lotado e ter fila de espera), então demos sorte. O espaço kids é legal. Há alguns brinquedos disponíveis e o cenário traz uma oficina, um mercadinho e um hospital. Meu filho gostou muito e só houve jeito de tirá-lo de lá quando dissemos que íamos finalmente ver fósseis de dinossauros.

Espaço Kids

Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia da USP fica próximo ao Fillmore Ipiranga, e por isso comemos por lá antes.

Fachada do Museu de Zoologia da USP

O Museu de Zoologia da USP é um museu de história natural localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo – SP. As exposições, sejam temporárias ou permanentes, alinham-se com os temas de pesquisa da instituição (segundo o site do MZUSP, “Evolução e Biodiversidade & Patrimônio e Sustentabilidade”).

Entrada do Museu de Zoologia da USP

Em abril de 2025, estavam em cartaz as exposições “Biodiversidade: Conhecer para preservar” e “A vida secreta dos peixes-elétricos”.

A entrada do museu é gratuita, mas não é permitido ingressar com bolsas e mochilas, nem água e alimentos. Para isso, eles dispõem de lockers (também gratuitos), para que os visitantes possam deixar seus pertences por lá. São dois andares abertos para visitação. No piso térreo, há uma série de exposições de animais em taxidermia, que na verdade já começam a ser apresentados na própria área dos lockers, antes mesmo da catraca de acesso ao restante do acervo, que conta, ainda, com fósseis e réplicas de esqueletos de outros animais. Nesse piso está em cartaz a exposição acerva da “Biodiversidade: conhecer para preservar”.

O que meu filho mais queria ver eram os fósseis/réplicas de dinossauros e répteis pré-históricos, mas no fim, o que ele mais gostou de ter conhecido, segundo ele, foi o lobo-guará, que ele veio a descobrir que é o lobo da fauna brasileira. Eu particularmente gostei muito de ver a réplica do esqueleto da preguiça-gigante.

Ainda no piso térreo, há um espaço com outras coleções do museu e, na ocasião, talvez por ser feriado prolongado, a enorme mesa da sala contava com lápis de cores, onde as crianças podiam colorir alguns desenhos. Naoki escolheu um mosquito e ficou lá se divertindo pintando o desenho de forma bem colorida.

Que delícia poder colorir em meio a essa incrível coleção do museu!

No segundo piso, na ocasião em que fomos, estava havendo a exposição de peixes-elétricos, que mencionei antes, e que Naoki também adorou, por achar essas criaturas muito curiosas e fascinantes. Ele curtiu vê-las tão perto assim, já que estão dispostos em aquários. Além disso, há explicações sobre esses animais em vídeos e painéis, e a exposição conta inclusive com uma mesa interativa, tátil, bem bacana, e um microscópio que os visitantes realmente podem ver (mas não mexer para não desajustar). Uma boa ideia é começar pelo segundo piso e depois ver tudo no piso térreo.

Exposição no segundo piso

Não deixe de admirar a arquitetura do lugar também. Os vitrais lá são uma atração à parte, na minha opinião.

Um dos vitrais

É um passeio que as crianças vão curtir muito, com certeza, e os adultos podem aprender muito também.


Museu do Ipiranga (Museu Paulista)
Em frente ao Museu Paulista (Museu do Ipiranga)

Depois do Museu de Zoologia, fomos andando até o Museu do Ipiranga, que fica logo ao lado. A ideia não era entrar no Museu propriamente, mas apenas desfrutar do espaço externo, nos jardins, que já são bem bonitos e agradável de se estar. Mas o dia estava chuvoso, infelizmente. Conseguimos tirar algumas fotos, o que já valeu por si só, mas tivemos de correr para dentro do lobby do museu quando a chuva engrossou. E não foi ruim, embora todo mundo tenha tido a mesma ideia.

Edusp dentro do museu

Aproveitamos o café de lá para fazer um pequeno lanche, mas também visitamos a Edusp e há um espaço para atividades para crianças. O espaço ia fechar em breve, mas podemos curtir os 10 minutinhos restantes, e foi legal. Naoki se divertiu com os carimbos, e ainda pegamos esses adesivos, que pretendo utilizar num scrapbook de viagens do meu filho (sim, quero incentivá-lo a criar diários de viagem).

Adesivos do Museu Paulista

Quando a chuva deu uma trégua, saímos para ir a um lugar que estava há tempos na minha lista de “Quero conhecer” do Maps:


Sebo Pura Poesia

Para quem ama livros e livrarias como eu, não pode deixar de conhecer o Sebo Pura Poesia, que fica bem próximo do Museu do Ipiranga.

O lugar é encantador por si só, permeado de livros e uma riqueza de detalhes que nem estando lá damos conta de conferir tudo. Mas não tem problema. Fica a promessa de uma próxima visita.

O sebo conta com livros de literatura e de não ficção, além de vender cds e discos também. Como essa mídia física não é o que busco, foquei minha atenção nos impressos, mas fica a dica para quem também curte buscar cds e vinis.

Não deixe de provar os sorvetes

Naoki logo achou seu lugar ali e ficou sentado durante toda a nossa visita por lá, com o tio lendo para ele. Saiu de lá apenas quando eu disse que íamos tomar sorvete. Sim, sorvete no próprio sebo. Eles vendem sorvetes da Damp Sorvetes, e achamos bem gostosinho. Escolhido o sabor, ele quis voltar para sua toca e me pediu para que eu desse sorvete a ele lá. Tomamos sorvete com muito cuidado para não derrubar, e ele continuou em sua caverna. Levamos para casa dois almanaques:

João também trouxe para casa um livro de filosofia, que começou a ler lá mesmo, numa das mesas vagas.

O sebo tem também comidinhas e café, que não chegamos a provar nada, porque já havíamos comido no Museu Paulista. Além disso, as mesas na área de se sentar mais tranquilamente para bater um papo estavam todas ocupadas, apesar da chuva.

Só fomos embora do sebo quando eles estavam para fechar, às 18:00. Antes, porém, Naoki finalizou o passeio cultural pulando amarelinha na calçada deles, feliz de ter conhecido tantos lugares interessantes num só dia.


Qual dos lugares que visitamos que você mais ficou com vontade de conhecer ou revisitar? Eu gostaria muito de voltar ao Museu do Ipiranga para ver o museu propriamente. Mas São Paulo é assim. Nunca conseguimos fazer tudo, e sempre fica algo para trás. Mas eu gosto de pensar que é porque assim temos sempre um motivo para voltar à cidade.

Confira abaixo as informações de cada lugar, na ordem do post:

Fillmore Ipiranga

Endereço: Av. Nazaré, 1732 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04262-300

Horários: Diariamente, das 08:00 às 22:00

Obs: Não conta com estacionamento próprio. Entrada e banheiro com acessibilidade para cadeirantes, bem como banheiro com trocador de fraldas. Empresa que acolhe comunidade LGBTQIA+

Museu de Zoologia da USP

Endereço: Av. Nazaré, 481 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04263-000

Horários: De terça a domingo, das 10:00 às 17:00. Fechado às segundas-feiras.

Obs: Não conta com estacionamento próprio. Entrada e banheiro com acessibilidade para cadeirantes.

Página do museu: http://www.mz.usp.br/

Museu do Ipiranga

Endereço: Parque da Independência – Ipiranga, São Paulo – SP, 04263-000

Horários: De terça a domingo, das 10:00 às 17:00. Fechado às segundas-feiras.

Obs: Conta com algumas vagas de estacionamento. Entrada e banheiro com acessibilidade para cadeirantes.

Página do museu: http://www.museudoipiranga.org.br/

Sebo Pura Poesia

Endereço: Rua Costa Aguiar, 1112 – Ipiranga, São Paulo – SP, 04204-001

Horários: De terça a sábado, das 10:00 às 18:00. Fechado aos domingos e segundas.

Obs: Não conta com estacionamento próprio. Entrada e banheiros sem acessibilidade para PCD. Empresa que acolhe comunidade LGBTQIA+

Deixe um comentário