Your next life is now – Namrata Patel

Capa do livro Your Next Life is Now, de Namrata Patel. No centro da imagem, uma ilustração de mãe e filha sentadas lado a lado, olhando para uma paisagem montanhosa ao entardecer, com pássaros cruzando o céu alaranjado.

Chegou mais um feedback para publicação no NetGalley. A resenha será postada aqui em português (mas facilmente convertida em inglês por meio de tradução pelo Google, a quem interessar), e lá no NetGalley propriamente, diretamente em inglês.


Nikki Parekh acabou de dizer casualmente “sim” ao namorado, Jay, que, descontraidamente, lhe pediu em casamento. Logo Nikki, uma life coach, que traça cada passo meticulosamente para alcançar suas metas e objetivos. Ao contar a seus pais que irá se casar, de um lado, o pai fica feliz pela filha, mas a mãe não tem a reação esperada. Na verdade, Tara, sua mãe, fica tão aérea que Nikki não sabe se é descaso ou desaprovação. Ao tentar entender o que está passando pela cabeça de Tara, Nikki ainda é surpreendida pelo fato de a mãe estar saindo no que parece ser uma inesperada viagem sem destino certo. E por tempo indeterminado.

Eu estava lendo outros livros enquanto lia “Your Next Life is Now”, como costuma acontecer, mas ele me fisgou tanto que acabei deixando os outros completamente de lado para viver sua história da forma mais imersa possível. É aquele tipo de leitura que mexe com a gente, em todos os sentidos. Me irritei muito com Nikki, sério. E como não tinha com quem desabafar sobre a história, acabei deixando muitas notas no Kindle app, onde li o livro. Mas também torci muito por alguns desfechos, e oscilei bastante entre suspiros, risadas e mais doses de irritação (nem todos com Nikki. Existe outra pessoa tão irritante quanto). O fato é, Tara é uma personagem muito mais interessante que a própria Nikki. Ela tem um passado que o leitor quer desvendar e vê-la perseguir seus sonhos. E Nikki parece não entender que uma mãe não é apenas uma mãe. Afinal, o que elas fazem além de ser a mãe de seus filhos, certo? Elas têm uma vida também, oras. Mas para Nikki, Tara é uma pessoa fraca, talvez até desinteressante, que precisa estar sempre sendo amparada, e alguém que as pessoas decidam as coisas por ela. Só que Nikki nunca se perguntou o porquê disso?

É inspirador ver Tara se desenvolvendo ao longo do enredo, e claro, Nikki também. Afinal, apesar de ser uma coach de vida, ela também tem muito o que aprender. Por exemplo, que algumas coisas têm de ser resolvidas pela própria pessoa que causou os problemas, porque isso também é parte do aprendizado e do amadurecimento dela. E deixar isso unicamente nas mãos da pessoa não significa nem abandono e muito menos que não a ama. Excesso de proteção na verdade, pode ser sufocante e paralisante para alguém que está tentando encontrar a própria voz e vontade.

Por outro lado, claro que reconheço que Tara não teve a melhor atitude como mãe e esposa, ao ser incapaz de dialogar com a família. Não se sai numa roadtrip sem avisar as filhas e o marido porque de repente existe uma sede pela vida com propósito. Mas entendo a necessidade desse impacto na história.

Acho que é justamente a relação mãe e filha o que mais me fez querer ler o livro, então não posso dizer que não esperava encontrar atritos entre ambas e, claro, atritos entre minhas próprias crenças e expectativas de uma relação como essa e o que realmente acontece na história. Mas foi uma narrativa que gostei muito de acompanhar, de deixar-me levar, como talvez Jay e a irmã de Nikki, Heena, fariam – apenas acompanhar. E no caminho, levar comigo alguns aprendizados e reflexões. E, por que não, até o sorriso de pessoas que só conheci na ficção.

Tara é o tipo de pessoa que brilha sob a luz certa, e Namrata tem nas mãos o holofote que mais lhe faz justiça. Adorei conhecer essa personagem, que pode emprestar sua voz para que muitas mulheres, mães sobretudo – mas não necessariamente -, consigam enxergar seus próprios interesses e vontades, para que depois que os filhos estiverem criados, ou talvez um casamento que deixe de satisfazê-las, não sejam confrontadas com um vazio que parece irremediável.

Nikki pode ser uma life coach, mas acho que é Tara que, com sua guinada repentina em relação à vida, quem mais nos ensina sobre viver.


Dados Técnicos do Livro*:

  • Autora: Namrata Patel
  • Editora: ‎Lake Union Publishing, 18 novembro 2025 (data de lançamento)
  • Idioma: ‎ Inglês
  • Capa comum: ‎299 páginas
  • ISBN-10: 1662529201 – ISBN-13: ‎978-1662529207

*Os dados referem-se à edição física que será lançada nos EUA – No Brasil, em data simultânea, estará disponível em Kindle – inclusive já incluso no Kindle Unlimited a partir da data de lançamento.

3 comentários

Deixe um comentário