Rules for mothers – Julie Swendsen Young

Sabe o que eu esperava encontrar neste livro, com toda a sinceridade? Achei que iria me deparar com uma mãe sem interesses e sem graça, perdida no tempo e no espaço com os filhos crescidos e com o tempo livre para si. Mas o que encontrei foram retratos muito fiéis do cotidiano de muitas mulheres, que querem criar os filhos da melhor maneira possível, mas também querer trabalhar fora de casa, porque se dão conta de que não é apenas pelo dinheiro. É pela sanidade também, de ver pessoas diferentes, de poder sair de casa e não ficar o dia todo lidando com o cansaço mental que é o cuidado constante de um lar.

Quem leu “A mística feminina”, de Betty Friedan talvez goste deste livro, embora “Rules for mothers” seja uma ficção. O livro de Friedan é até mencionado na história, mas mesmo que não fosse, em algum ponto, seria difícil não pensar nele, para quem já o leu.

Na reta final, o livro toma um rumo talvez inesperado, mas muito curioso, que nos faz pensar muito sobre a responsabilidade e expectativa que recai sobre a mulher como mãe, mas quase nunca sobre o homem, como pai.

Eu curti essa leitura muito mais do que imaginava que iria. Houve muitas passagens com as quais eu me identifiquei, como mãe, e até sinto que eu e Elly poderíamos ser amigas na vida real.

O livro também me fez pensar muito sobre minha infância e minha adolescência, e me faz admirar ainda mais minha mãe e ser muitíssimo grata pelo pai que tenho. Elly tem razão quando diz que o mundo é muito injusto com as mães, e faz vista grossa para os pais.

O que acho mais triste de tudo, porém, é pensar qual a probabilidade de um homem ler este livro. E aqueles poucos que o lerem, irão se identificar em algum momento da história com as críticas de Elly?

Tive a oportunidade de ler este livro antes de seu lançamento oficial, através do Netgalley, em inglês (no original), e foi seu título quem me atraiu logo de cara. O título, porém, a cada página mais que eu avançava, me parecia mais e mais adequado.

Recomendo demais e espero muito que chegue ao Brasil.


Dados Técnicos do Livro:
  • E-book para Kindle: ‎256 páginas
  • Autora: Julie Swendsen Young
  • Editora: ‎Greenleaf Book Group Press (lançamento previsto para 14 abril 2026)
  • ASIN: ‎ B0FX3HVNL5
  • ISBN-13: ‎979-8886454529

Deixe um comentário