Em 2015 tive o privilégio de olhar do alto do Burcht a cidade de Leiden, com seus charmosos telhados. É uma vista encantadora, digna de sentir-se dentro de um filme do Studio Ghibli.

Então, em 2025, dez anos depois, eu e João levamos nosso filho para conhecer Leiden também, e, claro, eu quis muito levá-lo ao De Burcht também.

De burcht, na verdade, nada mais é do que, no bom português, “o castelo”. E sim, houve um castelo ali, com uma torre que hoje já não mais existe. Mas seus muros arredondados permaneceram.

Embora Leiden seja uma cidade plana, por estar localizada nos Países Baixos (ou Holanda, como é conhecido o país), o Burcht fica localizado no topo de uma colina, o que oferece essa vista tão privilegiada. Acontece que a colina foi criada artificialmente, e, segundo arqueólogos, sua criação data do século 9. O próprio castelo, ao que tudo indica, também perdeu sua função militar no século 14, restando o que hoje pode-se acessar gratuitamente, garantindo a seus visitantes uma bela paisagem urbana.


E o que eu achei mais notório, porém, nessa última visita minha ao castelo, é que lá do alto pude ouvir o badalar dos sinos da prefeitura e sua melodia era nada mais, nada menos que a da canção “Stairway to heaven”, do Led Zeppelin. Não sei com que frequência isso acontece, mas era, por acaso, uma manhã de quinta-feira, precisamente às 11:00 local.



É preciso subir escadas para chegar até o topo da colina, e mais uma leva de escadas para quem quiser ver a cidade do alto de seus muros. Não há, infelizmente, outro meio de chegar. O acesso às escadarias para a colina também tem seu próprio charme, com uma espécie de portão, ou Burchthek, que é, literalmente, “portão do castelo”.

Dentro do castelo, porém, não há exatamente um castelo. Atualmente, há uma frondosa árvore e um banco em madeira esculpido como um tubo de pasta artística, acredito eu, além do fosso que já mostrei acima.

Há também uma das portas, que foi a principal entrada do castelo e cujos adornos permanecem, pelo menos alguns, e aos pés de onde um gatinho parou para descansar.



Para quem não puder subir as escadarias, ainda assim vale a pena deslocar-se até a região do castelo, pois há, antes dos degraus, um lindo café que se beneficia da atmosfera imponente do castelo, mas tem seu próprio encanto:

Foi um passeio bem gostoso, e que Naoki, nosso filho, curtiu muito mais do que eu havia premeditado. Se eu pudesse, subiria mais vezes lá. Naoki queria muito ter voltado, mas como ficamos poucos dias na Holanda, não conseguimos. Só nos resta sonhar.
Outras informações:
Endereço: Burgsteeg, 2312 JR Leiden, Países Baixos
Horários: aberto 24h