A Lego e a Catapulta Editores, em parceria, lançaram uma série de livros que já vêm com algumas peças para montar, dentro do tema proposto pelo livro. É a literatura e o brincar unidos na forma mais lúdica e criativa possível.

Este que escolhi trazer ao blog foi sugestão do meu próprio filho, mas temos outros livros dessa parceria incrível. Claro, somos suspeitos para falar, porque aqui em casa, gostamos muito de livros (isso vocês já imaginavam), mas também de Lego.
Particularmente, eu sou fascinada por Lego desde criança, mas na adolescência, ao ler “O Mundo de Sofia”, onde o Lego era apresentado como “o brinquedo mais genial do mundo”, eu tive que concordar, porque é uma infinidade de criações que podem ser feitas com as mesmas peças, montadas e desmontadas quantas vezes quisermos.
Então, assim que nosso filho teve idade o suficiente para poder brincar com os clássicos bloquinhos de montar da Lego, começamos a adquirir alguns sets para ele adentrar esse mundo imaginário da construção. Assim como desenhar, que é uma atividade que nossa criança gosta muito, acredito que soltar a imaginação criando os mais variados cenários utilizando peças coloridas de plástico é uma experiência muito positiva.
Nessa proposta do Lego com a Catapulta, o manual do set a ser montado está impresso no próprio livro, diferente de quando adquirimos só o set de Lego. Mas além do manual, há toda a parte de leitura, e esse em especial, traz alguns contos sobre dragões, como o próprio título já deixa bem claro. O set é nada menos que o protagonista do primeiro conto, Aiden, um dragão que, muito curioso, quer saber mais a respeito de seus ancestrais, e é aí que entram os demais contos, apresentando dragões de outras regiões. Cada um deles é de autoria própria, tanto o texto quanto as ilustrações, e são de quatro mulheres que trazem representatividade às respectivas regiões dos dragões: China, Polônia, México e África Ocidental. Essa preocupação quanto à autoria dos contos ganhou todo meu coração.
O livro está classificado como 8+, e até por isso, não lemos o livro todo para nosso filho ainda, somente o primeiro conto, mas ele se contenta em ter o Aiden montado para viver outras aventuras, advindas da própria imaginação de sua cabecinha de 5 anos. Mais para frente, porém, acredito que será muito bem-vinda a leitura dos demais contos, e acredito até que ele vá ter interesse em lê-los sozinhos, como leitor autônomo, já que, assim como Aiden, temos um menino muito curioso. A idade do livro também, imagino, respeita a autonomia da criança para montar o próprio dragão de Lego, que conta com mais de 80 peças.

Recomendamos demais e esperamos por outros títulos da editora com o mesmo intuito de unir aprendizado e diversão.
Dados Técnicos
LEGO – Contos fantásticos de dragões
Idade: +8 anos
Tamanho:26 x 22 cm
Formato caixa. 96 páginas
ISBN: 978-987-815-228-8