Dicas para embrulhar seus presentes (de forma mais sustentável)

Com o Natal chegando, os presentes vão preenchendo o espaço embaixo da árvore, e, aqui em casa, sempre tem livros no meio. Mas, ainda que não seja essa a tradição na sua família, as ideias para embalar seus presentes podem ser aproveitadas.

Já faz alguns anos que procuro formas mais sustentáveis de embalar presente, e que tragam também a beleza inegável de quando o presente, em seu todo, é pensado com carinho. Assim, compramos um daqueles rolos de papel kraft para deixar aqui em casa, e nós o usamos para praticamente todas as ocasiões que temos de presentear alguém. É um investimento que vale a pena, mesmo tomando um certo espaço em casa e mesmo sendo um pouco pesado.

Você pode achar papel kraft feio e sem graça, mas ele tem seu charme, e com aquela incrementada certa, vai encantar sim quem receber um presente embalado com ele.

Aqui em casa também faço parte do Clube de assinatura de livros da Editora Intrínseca (os Intrínsecos), e todo mês, o livro vem cuidadosamente envolto em páginas de impressão de livros deles que provavelmente seriam descartados, por alguma falha ou defeito.

Eu aproveito esses papeis também para embalar outros livros, principalmente quando vou enviá-los pelo correio, e para complementar também nos arranjos do embrulho (fiz até uma flor de papel). Esse ano, ainda, passei a fazer uma espécie de scrapbook com alguns momentos especiais do meu filho, e uso esses papéis (tanto do Intrínsecos quanto o kraft) também no scrapbook.

Ainda não consegui eliminar totalmente a fita adesiva (durex), mas muitas vezes eu uso barbantes (em geral de sisal) para segurar o embrulho, ou simplesmente para decoração, em vez de fitas plásticas. As fitas plásticas são lindas, mas muitas vezes têm um único uso e depois acabam no lixo. A dica também é, quando receber um presente que tenha o adorno, reutilize para presentear outra pessoa.

Por fim, também é possível produzir estampas ou motivos no seu papel kraft, como as bolinhas que fiz utilizando a borracha traseira de um lápis e uma carimbeira (se não tiver, pode ser tinta mesmo, só terá de esperar mais tempo para secar).

Washi tapes, folhas e flores secas, pedaços de papel, retalhos de tecido… use sua imaginação e dê um presente embrulhado totalmente personalizado, único e especial!

3 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s