The Last Bookstore – Los Angeles

PARA TUDO! Sim, o blog Percursos Literários foi conhecer a The Last Bookstore, uma das livrarias mais incríveis do mundo! Confira nosso percurso literário abaixo!

_DSC6265

Imperdível para qualquer fã de literatura, livros, discos e afins, a The Last Bookstore é a maior livraria independente do estado da Califórnia, e teve início em 2005, no coração de Los Angeles (Downtown Los Angeles). O nome (A última livraria), segundo o próprio site, foi escolhido como uma brincadeira, porém soa cada vez mais como um nome ironicamente apropriado ante a ameaça real que é o império da Amazon e dos e-books. Há inclusive um outro post que traz um livro que trata do assunto rapidamente, mas com bastante seriedade (você pode acessá-lo aqui). Não me levem a mal, eu gosto muito da Amazon e realmente compro muitos livros por lá. Ela tornou a vida de todos amantes de livros muito mais fácil e acessível, mas eu realmente fico triste com o cenário pouco promissor das livrarias pelo mundo.

Então, enquanto livrarias ainda existem, e lindas livrarias, diga-se, vou dar uma boa dica para vocês: visitem a The Last Bookstore se forem para Los Angeles. E de preferência, comprem livros (ó, que sacrifício, não?)!

A Livraria é enorme e impressionante. Vendem-se livros tanto novos quanto usados. Você pode achar algum livro maravilhoso por lá! Eu mesma encontrei para minha a coleção de Alice uma edição ilustrada por Salvador Dalí!!!

Tá, mas um passo de cada vez. Antes de adentrarmos em seus encantos, porém, deixe-me detalhar tudo que eu lembrar para vocês.

Eles não permitem que vocês entrem com bolsas grandes/sacolas/mochilas, então, logo na entrada, irão pedir para deixarem esses itens com eles, que são colocados num guarda-volumes numerado, e entregam o número para vocês retirarem seus pertences na saída. Tranquilo. Logo que você finalmente está apto a entrar de fato, há um espaço à esquerda que é reservado para Fine Arts em geral: teatro, poesia, fotografia, artes plásticas, etc. Nesse setor, se você for comprar algo, deve pagar antes de sair do recinto. Há placas avisando, mas não custa nada alertar.

_DSC6243
Setor de Fine Arts

Ok. Saindo desse recinto, prepare o coração! E o bolso, porque você pode encontrar muita coisa incrível. São dois andares recheados de livros para você se perder!

_DSC6246

Como eu disse, há livros usados e livros novos. Eles se encontram separados em várias categorias: ficção, romance, lançamentos, etc. Até aí tudo normal. Mas são muitas estantes. Vá com tempo se gosta especialmente de livrarias.


Guiando nosso leitor:

Depois de se maravilhar com os livros que adornam o local e tirar fotos, eis uma espécie de “mapa” para saber como aproveitar melhor sua ida à Last Bookstore:

Há um cantinho escondido ao fundo esquerdo de livros raros que vale uma olhadela. Por mera curiosidade. Um pouco mais à direita, no fundo também, existe um espaço de comics e infanto-juvenil. No térreo temos ainda um balcão de atendimento, que fica no canto direito também ao fundo, onde você pode pedir ajuda para localizar algum livro ou mesmo para vender livros usados. Esse não é o caixa. O caixa fica logo na entrada, e é facilmente reconhecível, porque o balcão é feito de pilhas de livros. Um luxo, na minha opinião, que eles podem se dar. E, terminando de esmiuçar o primeiro andar, à esquerda da entrada há uma área dedicada à parte de música (records). Confesso que nem tive tempo de conferir como era por lá. Mas tenho certeza que os amantes de discos vão se deliciar, porque estava bem cheio quando fomos.

Subindo para o mezanino.

A escada com acesso para o piso superior fica entre o setor de comics e o balcão de informações que mencionei há pouco. Logo que você subir já irá dar de cara com uma decoração inusitada que parece saída de Hogwarts ou coisa que o valha. Na verdade, acho que é uma boa ilustração do que a leitura faz conosco: nos transporta para bem longe de suas páginas, como se as histórias que lemos vagasse mundo afora, assim como nossas mentes. É super lindo!

Passada essa decoração, você então terá duas opções, pois irá se deparar com uma espécie de bifurcação: se tomar a esquerda, há algumas lojinhas bem bacanas. Uma delas, inclusive, tem o chão coberto de moedas de U$ 1 cent. Vale uma passada para comprar souvenirs como lápis (com frases literárias, etc). De cima também, aproveite para tirar aquela foto da livraria, e, claro, para ter uma visão geral de sua grandiosidade. É realmente emocionante. Pelo menos para os bookworms como eu. Cada um com seus gostos…

Tomando à direita na bifurcação, prepare-se para adentrar o que eles chamam de Labirinto da Last Bookstore. E é o que realmente é, afinal. Minha dica é realmente ir primeiro ver as lojinhas e deixar para terminar de se impressionar ao final. No labirinto você encontrará a parede de livros que forma um verdadeiro túnel, e uma espécie de janelinha também de livros, que são dois locais super concorridos para tirar fotos. Seja educado e espere a sua vez. Há um “cômodo” dedicado ao terror também nesse piso. Que eu me lembre, nesse andar você encontra, além de terror, suspense, policial, fantasia e mistério, e com certeza muitos outros gêneros que agora não estou conseguindo me recordar. Sério, é muita coisa. Fora os livros separados por gênero, eles também dispõem algumas estantes com o que eles chamam de livros “decorativos”. São livros usados ou antigos, sem título, que você pode adquirir por U$1.00. Também me chamou a atenção que uma dessas estantes estava separada por cores, para aqueles que procuram capas de livros com cores específicas para algum propósito decorativo. Achei simplesmente genial. Esse foi um dos momentos que me senti bastante triste por não morar em Los Angeles ou por não ter nada do tipo aqui em Londrina-PR. Que estrago eu faria. Provavelmente iria toda semana à livraria se morasse em Downtown L.A. E compraria muitos livros só com o fim de decorar minha casa.

Ok… parei de sonhar.

Enfim, só realmente estando lá para sentir a “vibe” do lugar. Eu acredito que não importa muito o que eu diga mesmo. Nada se compara à sensação de estar lá. Só tem uma coisa que falta na livraria, mas achei que tudo bem, porque nem daria tempo mesmo para isso: uma cafeteria. Bom, nada que depois a uma Starbucks não resolva.

Assim, conheci mais uma livraria famosa, e que consta do livro Book Shops, que eu deixei o link para vocês lá em cima. E que venham muitas outras oportunidades maravilhosas como essa!


Informações adicionais:

A The Last Bookstore fica localizada em 453 S Spring St – Ground Floor.

Horários de funcionamento:

De segunda à quinta: 10:00-22:00

De sexta e sábado: 10:00-23:00

Aos Domingos: 10:00-21:00

Muito bem localizada, de lá é possível ir a pé a vários lugares que também valem uma visitinha: Grand Central Market, The Broad Museum, LA Library, Walt Disney Concert Hall, Bradbury Building, e Angels’s Fligth, para citar alguns. Futuramente virei com posts sobre esses locais, da forma que achar pertinente à proposta do blog.  Por enquanto, fiquem com o gostinho desse passeio pelos labirintos da livraria.

5 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Adoro essa livraria! Com certeza, é imperdivel. I ❤️.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s