Brownie temático: Stranger Things

A pedidos, e por ter recebido muitos elogios, decidi compartilhar com vocês a minha receita do brownie que fiz para o Halloween deste ano, com o tema de Stranger Things, aproveitando o momento de estreia da segunda temporada da série na Netflix.

IMG_20171031_220947_190

Antes de mais nada, devo dizer que a receita “bruta” do brownie em verdade não é invenção minha. Para quem não sabe, eu não tenho apenas livros de ficção, romances, biografias, etc na minha linda coleção de livros, mas também adoro livros de culinária! E foi de um deles que eu extraí a receita de brownie que eu sempre faço aqui em casa, com algumas modificações, claro.

Sou alérgica ao glúten, e por isso receitas com farinha de trigo precisam ter esse ingrediente substituído. Em regra apenas troco por uma mistura de farinhas sem glúten já pronta, e geralmente a substituição basta, porque não faço receitas muito complexas aqui em casa.

Como a maioria das pessoas não apresenta essa restrição alimentar, vou passar a receita original do livro para vocês.

O livro que contém a receita desse brownie maravilhoso é esse da foto! Ele tem apenas receitas que levam chocolate! Alerta, chocólatras: ele vale muito a pena! Comprei o meu na Fnac.

P_20171107_180157_vHDR_Auto

Receita do “Brownie só de chocolate“: 

Ingredientes:

  • 2/3 de xícara de farinha de trigo;
  • 1/2 colher (chá) de sal;
  • 1/2 colher (chá) de fermento em pó;
  • 150g de manteiga;
  • 200g de chocolate meio amargo em pedaços médios
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha;
  • 3/4 de xícara de açúcar
  • 3 ovos
  • manteiga para untar e farinha de trigo para polvilhar;
  • 3/4 de xícara de nozes grosseiramente picadas (opcional);
  • 1/2 xícara de pistache grosseiramente picado (opcional);
  • 1 xícara de framboesa fresca ou congelada (opcional);
  • 2 colheres (sopa) de raspas de casca de laranja (ocpional);
  • 1/4 de xícara de Grand Marnier (opcional).

*Os opcionais são sugestões para variar a receita, e não para serem usados todos juntos. Eu sempre faço com o opcional de nozes.

Modo de preparo:

Aqueça o forno em 160ºC (médio-baixo), unte com manteiga e polvilhe com farinha uma assadeira pequena (uns 18x22cm). Numa tigela média, misture a farinha, o sal e o fermento. Numa panelinha, derreta a manteiga e o chocolate em fogo baixo, junte a baunilha e o açúcar e despeje a tigela da farinha. Misture até conseguir uma massa lisa, junte os ovos um a um e, se quiser, adicione um dos ingredientes opcionais. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por uns 25 minutos, até que o brownie esteja firme, mas ainda ligeiramente úmido (ao espetar um palito, ele deverá sair com farelinhos). Deixe esfriar por umas 3 horas, corte em quadrados e passe para um prato ou embrulhe em papel alumínio e guarde por até 2 dias.

O resultado do brownie deverá ficar mais ou menos como o da minha foto aqui:

P_20171031_203754_vHDR_Auto

Agora, a cobertura que eu fiz, é só uma sugestão, pois você pode fazer a cobertura branca de sua preferência. A minha cobertura, confesso, foi totalmente improvisada com os ingredientes que eu tinha em casa, baseados em receitas aleatórias que eu vi pela internet. Mas deu certo, e ficou bem gostoso! Ela era à base de leite ninho, então não tinha muito como dar errado, não é mesmo? Abaixo eu descrevo para vocês como fiz.

Numa batedeira, coloque 200mL de creme de leite (sem soro), a mesma medida de leite condensado, 6 colheres de sopas generosas de leite ninho em pó, 75g de manteiga e uma colher de chá de goma xantana. Bata até obter uma massa homogênea e espessa o suficiente para cobrir o brownie (não pode ficar muito rala, para não escorrer a cobertura). A minha batedeira é da planetária, o que facilita em muito o trabalho. Se a sua for batedeira de mão, já aviso que pode cansar um pouco, mas vale a pena, se você também adora leite ninho! Deixe gelar por pelo menos 30 min.

Para decorar, espalhe a cobertura sobre o brownie, e, agora a parte mais divertida: derreta cerca de 180g de chocolate meio amargo e coloque num saco do tipo ziploc. Quando o chocolate esfriar (mas cuidado para não esperar demais, e o chocolate endurecer), faça um corte bem pequeno no saco e, num papel manteiga, desenhe as letras com o chocolate, bem como os detalhes dos fios e das “mini-soquetes” das “lâmpadas” de natal. Quando o chocolate esfriar, ajeite os fios, as soquetes e as letras em cima da cobertura. Deixe espaço para as “luzinhas de natal”. Use confeitos de chocolate para as “lâmpadas”.

E está pronto seu brownie mais divertido do ano! Will concorda.

IMG_20171101_001158_474

 

 

3 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Yuuuuuuummmmmmmmyyyyyyy! Que delicia!!! Receita anotada!!! 😍😍😍😍😍😍

    Curtir

    1. meisauedaoh disse:

      Obrigada hahaha 😊💕

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s