Oi, gente! Como vão vocês?
Eu estou radiante de alegria! Afinal, esse mês de junho risquei um item da minha wishlist! Finalmente fui conhecer o restaurante Pandan, em São Paulo.
O Pandan é um restaurante, como vocês puderam perceber pelo título do post, totalmente sem glúten, mas que tem apresentação linda dos pratos, e que sim, a comida é saborosa de verdade!
E, não bastasse ser um restaurante onde eu posso comer de tudo, o lugar ainda é um completo charme, com toques lindíssimos na decoração da artista Calu Fontes (o papel de parede, a louça…), o Pandan fica num bairro também muito bonito e tranquilo de São Paulo, numa área rodeada com muitos restaurantes de alta qualidade e encantadores, que é o Pinheiros.
A experiência…
Fomos eu, meu marido, meu irmão e a namorada (sim, fiz todos me acompanharem nessa experiência!) para tomar um brunch (pois já passava das 10:00). Na verdade, meu irmão foi o único a pedir o brunch (há dois tipos de brunch… o combo 1 e o 2, que você deve pedir conforme a sua fome. O 2 é para aqueles que estiverem com um apetite maior).


Eu pedi um bauru, porque nem me lembro da última vez que comi um, meu marido pediu um tostex de presunto e queijo (vem também nos combos de brunch), e a namorada do meu irmão pediu uma omelete. Dentre todos os nossos três pratos da manhã, acho que a omelete era o mais bem servido, mas acho que todos cumprem bem o papel de alimentar bem, dar aquela energia e quiçá curar a ressaca hahaha. Ah! Todos esses pratos que falei vêm com pesto, que eu adoro! Se você não curte manjericão, já peça pra tirar ou pergunte certinho o que vem em cada lanche/comida, pois nem todos os pratos vêm descrito o pesto como ingrediente.
Ah, e falando nisso, se você tiver alguma outra restrição alimentar (que não seja o glúten, claro, porque quanto a isso você não precisa se preocupar!), é bom avisar a atendente e perguntar o que cada prato leva exatamente. Há opções sem leite, por exemplo, mas é bom avisar e questionar sempre! Eles vão tirar as suas dúvidas com a maior atenção e cuidado, e, naquilo que for possível, atender ao seu pedido, eu tenho certeza!
E, sim, estava tudo uma delícia! Eu me esbanjei nesse café da manhã! Confiram as fotos e não fiquem com água na boca, não! Vão até lá conhecer!!! Celíacos, alérgicos ou não, vale a pena!


Não pedi o combo porque queria experimentar o doce deles que é o carro chefe: o bolo da rainha, e ele não vem no combo. O bolo da rainha é um brownie, na verdade, mas que vem com raspas de chocolate branco, morango e uma calda de frutas vermelhas por cima. E é o mesmo preço do brownie deles. Mas, assim… o brownie sozinho é maior, só que tem esse porém de não vir com essas coisas extras todas deliciosas. Independente do que você escolher, não irá se arrepender. É MUITO BOM! Ambos têm uma textura bem molhadinha, chocolatuda (sei que não existe essa palavra, mas não consegui achar outra melhor)! É uma sobremesa que considero muito gostosa, mas é pesada, então, se quiser comê-la, já deixa um espacinho no estômago reservado, ok? Eu sei que é difícil, pois há muitas tentações no cardápio.



Eles também servem almoço e janta. Agora, preciso voltar lá para essas duas ocasiões, porque no Instagram deles, as fotos dos pratos são muito apetitosas.
Ah, e o lugar também é petfriendly, viu? Além de terem um ótimo atendimento.
A cozinha é bem pequena (assim como o restaurante) mas semiaberta, então você pode ver eles preparando tudo. Ficamos na parte mais externa, onde há uma espécie de deckzinho…
Mas há também mesinhas dentro, onde também tem o balcão e uma vitrine com alguns doces para você já começar a pensar na sobremesa antes de decidir que prato irá comer (eu sou totalmente dessas sim).

Na parte interna, acabei não tirando foto porque havia muitas pessoas, há um papel de parede lindíssimo também do lado esquerdo. Tanto o papel de parede quanto o prato onde foi servido meu bolo da rainha, são da artista plástica Calu Fontes. Eu já sou fã dela, desde a parceria dela com a Tok Stok.

Mas, queridos leitores… você deve imaginar que eu não falaria simplesmente desse lugar por falar, já que todas as minhas experiências de restaurantes/cafeterias eu costumo associar com alguma leitura.
Bom, ele tem um diferencial. Não consegui associar o Pandan com nenhuma leitura. Mas nem foi preciso. Porque havia mais um motivo pelo qual eu queria visitá-los…
Eles têm uma estante de livros!
Por enquanto os livros são basicamente de gastronomia e alguns para crianças, para colorir…
Achei bem interessante que tenha livros de gastronomia, por dois motivos: o primeiro deles, bastante óbvio, pois é um restaurante. Livros de gastronomia complementam a decor do lugar e dão um charme extra que fica temático. O segundo, é totalmente pessoal. Eu adoro de livros de gastronomia!
Diferente do que a maioria das pessoas pensam, livros de gastronomia nem sempre são aqueles só com fotos e receitas. Não, eles raramente apenas têm receitas; há também muitas páginas que exigem uma verdadeira leitura. Afinal, cozinhar também é uma arte que exige muito estudo e técnica!
Mas deem só uma olhada na estante deles…
Uma graça, não é verdade? E essa luz natural maravilhosa que entra pela claraboia, então? Sensacional! Bom… eu achei muito linda a estante, e espero que realmente os livros aumentem, pois espaço tem! Não sei se todo mundo se aventura indo lá atrás dar uma olhada nela, que é onde ela fica, mas agora pelo menos você já está avisado da existência dessa estante! E bom, é caminho para o toalet… então aproveita e dá aquela espiada boa.
Amei conhecer o Pandan. Volto e recomendo sem restrições!

Informações adicionais sobre o Pandan:
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 368 – Pinheiros, São Paulo
Horário de funcionamento: de segunda à sexta das 10:00 às 19:00, sábado das 10:00 às 17:30. Fechado aos domingos.
Adorei o post!!!😍 🔝Me senti explorando o local, que não conheço 🤗🤗🤗
Vou anotar na minha agenda!!! 📒
CurtirCurtido por 1 pessoa
Preciso voltar aí com vc! 😊💕😋
CurtirCurtir