Livraria Argumento e Livraria da Travessa- Leblon/RJ

Para fechar a semana, trago o último post da minha breve estadia no Rio de Janeiro, e com ele, outras duas recomendações de livrarias: a Livraria Argumento e a Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Já disse o quanto fiquei impressionada com a quantidade de livrarias no Rio de Janeiro, sobretudo livrarias na rua, e não apenas em shoppings, como estou acostumada, mas a Livraria da Travessa do Shopping Leblon é tão linda quanto à de Botafogo, que vale um post sim!


  • Livraria Argumento

A Livraria Argumento fica no Leblon, a pouco mais de 1 km do Shopping Leblon; inclusive, fomos a pé da Argumento até o Shopping… coisa de 15 min de caminhada.

A Argumento tem uma fachada que me lembrou muito as livrarias de Buenos Aires (cujos posts você pode conferir aqui), mas com um diferencial: esse banco gracioso para se sentar.

IMG-20190507-WA0008

Além disso, adorei o fato de a vitrine estar repleta de livros da Michelle Obama, que é, convenhamos, uma mulher que se destacou como primeira-dama como ninguém. Esta, aliás, é uma biografia que eu adoraria ler, fã desse gênero literário que sou.

P_20190504_183046

Por fora, a livraria nem parece tão grande, apenas larga, mas conforme se caminha pela loja, descobre-se uma imensa variedade de gêneros literários. Fiquei muito impressionada com a quantia de livros de fotografia, por exemplo. Tenho certeza que meu irmão iria adorar.

P_20190504_172434

Extasiada também com os livros que venho recebendo da parceria com a Editora Record, é claro que também senti uma espécie de orgulho ao ver um de seus livros em destaque na loja:

P_20190504_172916

Peço desculpas, novamente, pela qualidade das fotos, mas dessa vez, creio que a própria baixa luminosidade da loja prejudicou um pouco mais. Não estou reclamando. Fomos à livraria pouco antes das 18:00 e já estava escurecendo; conforme vasculhávamos as estantes, a própria luz natural nos abandonou rapidamente, deixando-nos apenas com as luzes  da loja. Creio que essa luz amarelada e de baixa intensidade tenha o propósito de criar uma atmosfera mais aconchegante, sobretudo àqueles que vão à loja depois de um longo dia de expediente puxado e só quer encontrar conforto nos bons livros. Funciona, de verdade. Acho que nunca contei para vocês, mas na Holanda, além de ser uma forma de as pessoas economizarem energia, as lâmpadas, mesmo nas casas, são bem fracas, mas isso aumenta a sensação de conforto, e faz com que eles durmam melhor.

Enfim, essa sensação de aconchego é curiosa em nós leitores, acredito eu, e gosto de pensar de que um ambiente repleto de livros traga justamente esse sentimento. Não sei quanto a vocês, mas eu encontro conforto nos livros, seja em suas histórias, em seus inúmeros personagens… um sentimento de pertencimento a algo, a algum lugar. E é assim que me senti na Argumento, uma livraria acolhedora.

IMG-20190507-WA0010

Caminhando até o fundo das lojas, deparamos com um setor infantil, com muitos títulos para os pequenos, cadeirinhas e mesinhas para eles se sentarem, e essa estátua de Asterix:

P_20190504_172316

Logo depois desse cantinho, há também o Café Severino, onde mesmo ainda cheios do almoço (no The Boua, lembram?), não resistimos a uma pequena pausa no passeio para um café.

Se estiver calor, como estava no dia que fomos, deixo a sugestão para que peçam a água de coco com lichia e hortelã! Que explosão de sabores! Achei uma delícia!

O ambiente do café segue a linha da loja, mas com uma luminosidade ainda menor, pelo menos de noite. Se você gosta do combo livrarias + café, esta livraria é uma boa pedida. Estou dizendo café, porque é como está no próprio nome, mas eles servem verdadeiras refeições, algumas inclusive que me deixaram bem curiosas para provar numa próxima visita.

 

Endereço: Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon, Rio de Janeiro – RJ

Horários de funcionamento: diariamente, das 09:00 às 23:00


  • Livraria da Travessa – Shopping Leblon

Essa é a maior Livraria da Travessa do Rio que fui (não sei dizer se é a maior do Rio, porque ainda não conheci todas, mas quem souber, por favor me diga), e ela é realmente linda! Tão linda que foi nela que acabei comprando um livro que há muito eu queria comprar: Eu sei por que o pássaro canta na gaiola – Maya Angelou.

P_20190510_082944_1

A verdade é que precisei de muito autocontrole para não sair comprando um monte de livros. A seleção de livros em inglês deles me impressionou demais. Creio que se tivesse achado os títulos recém-lançados que eu queria, eu teria levado também. Mas, para a felicidade e saúde dos meus bolsos, ainda era cedo demais até para a Travessa já os ter.

A fachada da entrada é “clean“, como a maioria das fachadas de livrarias em shoppings, o que, sinceramente, sempre me decepciona um pouco, mas felizmente, essa primeira impressão se esvai por completo ao adentrar a loja.

IMG-20190507-WA0007

Escrevendo este post, percebi o quanto fiquei tão deslumbrada que não tiramos quase fotos, o que me deixou um pouco chateada. Essa única foto de algumas das muitas estantes da livraria não lhe faz jus.

Mas apenas para que vocês saibam, é muito maior do que aparenta, com um piso superior com mais livros e um café também.

E, se você for a típica turista de livrarias como eu, tem essa parede linda ao fundo dos caixas:

IMG-20190507-WA0011
Feliz, exibindo minha compra na loja

Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – loja 205 A, Shopping Leblon

Horários de funcionamento: segundas a sábados, das 10:00 às 23:00 /domingos, das 12:00 às 22:00 / feriados aos sábados, das 10:00 às 22:00 / feriados de segunda a sexta, das 12:00 às 22:00.


Pretendo ir outra(s) vez(es) ao Rio, quem sabe ainda este ano, e espero poder trazer mais fotos e melhores, nem que eu tenha que fazer mais um post sobre as mesmas livrarias, mas também, claro, com outras livrarias que ainda quero muito visitar, sobretudo a Leonardo da Vinci, que anda com fazendo uma campanha incrível contra o atual Ministro da Educação.

Lembrei-me até da livraria City ligths de São Francisco – CA, que chegou a fazer campanhas contra o governo de Donald Trump e cujo ativismo também é bem forte. Orgulho de termos livrarias engajadas assim no Brasil também!

No mais, fico por aqui. Espero que tenham gostado dessa série do Rio, e espero trazer sempre mais informações, livrarias, cafés dessa cidade linda!

 

9 comentários Adicione o seu

  1. Que Livrarias encantadoras, muito lindas mesmo. Adorei fazer mais este passeio virtual por elas através do seu post. Obrigada! ♥ 🙂

    Curtido por 2 pessoas

    1. Isa Ueda disse:

      Eu que agradeço sua visita! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

  2. Monica disse:

    Apesar de não ter a mesma paixão que a sua, adoro visitar e conhecer livrarias.
    Normalmente, por onde meus pés passam, há uma livraria no itinerário.

    Curtido por 2 pessoas

    1. Isa Ueda disse:

      As livrarias me passam a mesma sensação de vastidão do mundo. Quando para pra pensar em todos lugares que quero conhecer pelo globo, enfrento uma mistura de sentimentos de alegria e tristeza. Acho incrível pensar em tantos lugares lindos, e isso me enche de alegria. Pensar que nem em 100 anos daria conta de conhecê-los todo me deixa um pouco triste porém. É quase um sentimento de saudade. Ficamos felizes por uma boa recordação, mas ao mesmo tempo sente-se o vazio de não se estar vivendo aquele momento recordado.
      Livrarias são infinitos mundos reunidos… dá pra entender talvez então meu fascínio.

      Curtido por 1 pessoa

  3. Apaixonante! ❤ E quero muito ler as biografias citadas, tenho muito interesse na história dessas duas mulheres negras incríveis ❤

    Curtido por 2 pessoas

    1. Isa Ueda disse:

      Espero poder ler logo! Faz tanto tempo que eu queria o livro da Angelou! 😍

      Curtido por 1 pessoa

  4. É quase como ler um livro, lendo um texto assim. Há emoções e impressões, imprevistos, belezas, decepções, sonhos… haverá o livro “Percursos Literários?”
    Foi uma ótima leitura, Isa. E no mais, as fotos cumpriram seu papel de nos mostrar imagens, deu certo. Hahaha.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      Nunca pensei em escrever um livro, mas quem sabe um dia? Agradeço enormemente o carinho e elogios! 😊

      Curtido por 1 pessoa

      1. Deveria pensar nisso. Todo modo, você já faz parte dos agradecimentos que estão no post sobre o meu livro lançado mês passado.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s