Livraria da Travessa – Botafogo/RJ

Conforme prometido, venho lhes trazer um pouco mais sobre minha recente e curta visita ao Rio de Janeiro, sob uma das perspectivas que mais amo: a de uma verdadeira bibliófila.

Claro, porém, que, devido ao horário em que chegamos, fomos primeiro almoçar. A título de curiosidade (e indicação, sim!), comemos no The Boua Kitchen Bar. O ambiente é bem descontraído, e imagino que fique bem cheio no final da tarde e noite adentro. Mas para almoçar, achei bem tranquilo e agradável, e com música boa (o que é raro em minha cidade). Eles têm um cardápio bastante eclético, que cobriu bem nossos gostos e peculiaridades, indo de petiscos, passando pelos hambúrgueres e  chegando até a pratos mais elaborados. Por ser almoço, creio que todos acabaram optando por algum prato. Meu pedido da vez foi um prato chamado “Oswaldo Aranha”, que era um belo contrafilé com alho, arroz com brócolis e fritas. Achei bem servido e muito apetitoso. Há diversas outras opções, e se você quiser se inspirar um pouco mais, recomendo que entre na página deles, que deixei logo acima. Embora seja um Pub, saudáveis que somos (aham), não bebemos. Mas fica a dica também.

 

De barriga cheia e os ânimos restabelecidos, bastou-nos atravessar a rua para nos depararmos com outro tipo de paraíso— particularmente, o meu preferido: uma livraria. E não é de qualquer livraria que estou falando, mas sim de uma das redes de livrarias mais icônicas do Rio de Janeiro: a Livraria da Travessa.

IMG-20190507-WA0009

Os encantos já começaram do lado de fora. Há uma parede linda, que simula a estante dos sonhos de qualquer amante de livros! Antes de adentrar a loja também, sob a marquise de sua entrada, há inscrições também destacando grandes nomes da literatura (brasileira e internacional).

IMG-20190505-WA0004

P_20190504_160043

Mas é ao entrar que mesmo quem não ama tão profundamente os espaços das livrarias enxerga o potencial e deixa-se também admirar, pois a verdade é que ninguém imagina que a loja seja do tamanho que realmente é. Bom, vou-lhes contar um segredo: nenhuma livraria é tão pequena quanto parece. Com tantos livros e histórias que uma livraria encerra entre 4 paredes, infinitos portais se abrem para infinitos outros mundos. Mas, mesmo em sentido denotativo, realmente, a livraria surpreende por sua dimensão.

IMG-20190505-WA0002

Ela tem uma planta curiosa, pois é estreita, mas comprida, mas não tão estreita que nos sufoque, é estreita de um modo charmoso, com pé-direito alto, que nos impele a caminhar até os fundos da loja.

IMG-20190512-WA0007
A foto não dá conta da profundidade da loja

P_20190504_154247

P_20190504_154114
Um Historiador admirando as prateleiras de História

Fiquei impressionada ainda com tantos gêneros de livros abrangidos. O que você imaginar, havia por lá. Caminhando em direção ao fundo da loja, encontramos algumas mídias como cds e dvds, e, ao final, há um setor infantil, com uma espécie de tablado onde as pessoas podem também se acomodar e ler, caso desejem, e algo que remete a um jardim de inverno, com mesinhas à disposição. Há ainda um mezanino, que aproveita bem a altura da construção, e onde opera um café, o Verso Café e Restaurante. Infelizmente, o café da livraria vai ter que ficar para uma próxima visita minha. 

P_20190504_154154
O mezanino do café no topo da foto

 

 

P_20190504_154556P_20190504_155225

Achei a loja linda, e acredito que foi uma das livrarias que mais gostei de visitar no Rio de Janeiro.

Se estiver passeando pelo Botafogo, vale uma passagem por lá.

Livrarias de rua ainda exercem sobre mim um fascínio indescritível, pois me parecem cada vez mais raras. No Rio de Janeiro fiquei admirada com a quantidade delas, pois em minha cidade, isso não existe, afora os Sebos. A única livreira que tenho conhecimento aqui em Londrina, que tinha uma livraria mais próximo a o que chamo de “livraria de rua”, atualmente funciona num espaço coletivo, onde imagino que os custos sejam menores para ela.

Eu espero sinceramente que espaços como a Livraria da Travessa do Botafogo, e de tantas outras livrarias que já trouxe aqui no blog para vocês, continuem firmes e operantes. É uma batalha árdua, convenhamos, frente à crescente demanda de livros e afins pela Internet, com custos mais módicos e uma praticidade inegável, mas uma compra de livro pela Internet nunca provoca em mim o mesmo embevecimento de adentrar uma livraria.

Já visitou uma livraria hoje?


  • Informações adicionais sobre The Boua Kitchen Bar

Endereço:  R. Nelson Mandela, 100 – Loja 108 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22260-005

Horários de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 12:00 à 00:00; às sextas, das 12:00 às 02:00 e aos sábados, das 12:00 às 03:00,


  • Informações adicionais sobre a Livraria da Travessa – Botafogo

Endereço: R. Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22270-000

Horários de funcionamento: de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 22:00; às sextas e sábados, das 10:00 às 23:00.

3 comentários Adicione o seu

  1. Oies Isa! Apaixonada estou ❤ ❤

    Curtir

  2. Que lugar mágico! Parece um sonho. Adorei conhecer!

    Curtir

  3. Bia Ribeiro disse:

    Amo seus posts sobre livrarias!! ❤

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s