O Estranho Contato – Kelly Shimohiro

Sinopse:

“Ágatha Guiller é uma garota de 19 anos entediada com a vida. Mas, com a chegada de um parente desconhecido e distante, vê tudo virar de cabeça para baixo. Tudo fica ainda mais confuso, e até um pouco perigoso, quando ela passa a enfrentar a morte e a dor e começa a compreender os segredos que conectam todos os seres.

Para ela, nada importa mais do que Tom. Ela está apaixonada e fascinada pelo mundo dele. Em nome dessa paixão está disposta a qualquer coisa, mesmo que isso signifique abandonar todo o resto para sempre.”


Sou dessas pessoas que têm a firme convicção de que os livros que escolhemos ler aparecem na hora certa. Decidi finalmente ler, depois de muitos meses, “O Estranho Contato: A História de uma Paixão Entre Mundos”, de Kelly Shimohiro, recebido em parceria com as @irmasdepalavra. Aproveitando que as leituras estão fluindo como nunca, mesmo em plena quarentena resguardando-me do COVID-19, resolvi agora dar prioridade aos livros que já estão na minha estante, em vez de sair comprando novos (pelo menos por enquanto). E dentre esses livros da estante, peguei o primeiro volume da duologia de Ágatha Guiller.

Esse é um livro de fantasia, o primeiro do gênero lido agora na quarentena, mas também é um romance. E que ótimo foi lê-lo justamente nesse momento, porque percebi que era tudo que, no fundo, minha mente estava precisando para se distrair um pouco.  É uma leitura que prende, pois ficamos igual à protagonista Ágatha, querendo sempre saber mais, e acabando muitas vezes com mais dúvidas que respostas, o que embala muito a leitura.

Ao acompanhar a trajetória da entediante vida de Ágatha, uma garota de 19 anos, perdida no mundo e em suas próprias escolhas, percebemos que estamos diante de um Young Adult. Ágatha já é adulta, mas identificamos uma pessoa que ainda se encontra numa fase de transição entre a mentalidade, maturidade e comportamento adolescente e adulta. Matriculada num cursinho para medicina, um curso que exige muito estudo e dedicação para ser aprovado no vestibular, ela não vai ao cursinho pelas aulas, mas para ter um espaço privado, consigo mesma (no máximo com seu  melhor amigo Fred), e usa a notória dificuldade de aprovação na prova como desculpa para procrastinar as decisões de sua vida. Embora aos 19 anos eu já estivesse cursando uma graduação, é evidente que nessa idade nos sintamos um pouco sem rumo, e portanto, ainda que não ideal, é impossível não se solidarizar com a situação de Ágatha.

Claro que embora seja uma fantasia, nem tudo são flores; há passagens tristes e tensas, como a própria sinopse traz, fazendo com que Ágatha finalmente saia de sua inércia e passe a encarar a realidade, a qual se mostra bem diferente de tudo que ela acreditava. Fiquei tão absorta na leitura que ela me fez, pelo menos por algumas horas, esquecer da nossa realidade, e bons livros de fantasia não servem a este fim também? Há um clima de suspense no livro que se dá num crescendo por toda a narrativa, numa escrita muito leve e fluida de Kelly Shimohiro, e quando vemos, terminamos o livro sedentos por mais respostas. Mas é por isso que a história tem uma continuação! Mal posso esperar por ela!

Que venha a próxima leitura: O Sombrio Chamado: “A História da Maldição de um Destino”.


Dados Técnicos do Livro:

Capa comum: 208 páginas

Autora: Kelly Shimohiro

Editora: Empíreo; Edição: 1ª (19 de maio de 2016)

ISBN-10: 8567191173 – ISBN-13: 978-8567191171

*Edição recebida em parceria com as Irmãs de Palavra. Siga o IG delas!

Adquira o seu exemplar preferencialmente no site da editora.

5 comentários

    1. Não está fácil para a maioria das pessoas ler nesse período, né? Eu estava assim no começo da quarentena. Felizmente consegui retomar as leituras, mas confesso que tive que parar de acompanhar as notícias por um tempo pra isso. Espero que apesar das leituras não estarem fluindo, que você esteja bem!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s