Receita de Granola Caseira

Não sei vocês, mas agora na quarentena a busca por receitas aqui em casa aumentou muito! E se tem uma coisa que amo muito no meu café da manhã (sim, porque sou do tipo que não fica sem café da manhã) é cereais e granola. Agora na quarentena, porém, estou tendo dificuldades para encontrar granolas que eu possa comer por dois motivos: não estamos quase saindo de casa e, até mercado, já que temos o privilégio, optamos por fazer apenas compras on-line. Só que as ofertas são bem restritas nesse sentido, principalmente quando se trata de opções sem glúten. O segundo motivo também diz respeito à limitação, mas por conta da gestação. Eu estou evitando comer canela. Sei que a quantia na granola é pouca para prejudicar na gravidez, mas por ser um alimento diário, preferi retirar da minha dieta nessa fase. Só que quase todas as granolas prontas levam canela nos ingredientes.

Felizmente, aveias sem glúten são fáceis de achar em qualquer mercado nos app de compras da minha cidade, e são uma opção bem barata (em contraste com as granolas sem glúten prontas). E topei esses dias com uma receita bem simples da Rita Lobo (que ela chama de farofa de aveia) no site Panelinha, e decidi repassá-la para vocês, caso também gostem muito ou estejam procurando dicas mais saudáveis de cafés da manhã ou lanches.

Eu amei o site que, confesso foi a primeira vez que entrei, mas já salvei uma porção de receitas. O legal é que tem livro também, para que ama livros de receita em casa como eu! Mas vamos à receita:

Receita

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de aveia em flocos (usei flocos finos da Jasmine – Sem glúten);
  • ½ xícara (chá) de coco seco em flocos;
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar mascavo ;
  • 1 ½ colher (chá) de canela (não usei);
  • 1 pitada de sal (não coloquei) ;
  • 2 colheres (sopa) de óleo (utilizei óleo de milho, mas imagino que óleo de coco deva ficar muito saboroso!)

Modo de Preparo:

Misture todos os secos numa tigela média (aveia, coco seco, açúcar mascavo, sal e canela – se for usá-los).

Leve uma frigideira (vazia) ao fogo médio. Quando a frigideira estiver aquecida, regue com o óleo e em seguida coloque a mistura seca. Vá mexendo, deixando a mistura dourar, por 4 minutos. A textura irá ficando visivelmente crocante.

Desligue o fogo depois desses 4 minutos, despeje numa travessa para esfriar completamente antes de armazenar em pote hermético para manter a crocância.

Dica: a granola/farofa fica perfeita com frutas e iogurtes. Também experimentei com banana grelhada na manteiga, e fica uma delícia!


Interessou-se pelo livro? Aqui vão os dados técnicos:

Capa dura: 400 páginas

Editora: Senac São Paulo; Edição: 5 (9 de dezembro de 2010)

ISBN-10: 8539602776 – ISBN-13: 978-8539602773

Adquira o seu livro preferencialmente no site da editora.

4 comentários

  1. Também costumo fazer a minha granola. É simples, não tem açúcar e todos os aditivos comuns em produtos embalados. Muito mais saudável e controlamos o que comemos. Também fica mais barato.
    Eu também adoro livros de cozinha e tenho imensos 😊
    Beijinhos e parabéns pelo seu blog😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s