Dia 28 de junho celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+. A data tem origem nos protestos de 1969, após a polícia de Nova York invadir inúmeros bares (Stonewall sendo o caso mais conhecido) e provocar uma onda de violência e preconceito. Na época, ser gay era considerado um crime em Nova York. Após a brutal invasão ao bar Stonewall Inn, porém, foram 5 dias de manifestações contra tais atos que se concentraram em frente ao bar.
A literatura é uma das ferramentas de combate ao preconceito, que, infelizmente, continua forte e exige resistência. Por isso, hoje trago uma lista de alguma das minhas leituras com temática LGBTQ+, nem todas como tema central, com protagonismo de personagem LGBTQ+ ou escritos por pessoas LGBTQ+, mas cuja representatividade me tocaram de alguma forma que considero importante.
- As Vantagens de Ser Invisivível – Stephen Chbosky
- Britt-Marie esteve aqui – Fredrik Backman
- Estamos Bem – Nina LaCour
- Eu Disse que Voltava – Maria Angélica Constantino
- A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil – Becky Chambers
- Os Prós e Contras de Nunca Esquecer – Val Emmich
- Orlando: uma biografia – Virginia Woolf
- As Fúrias Invisíveis do Coração – John Boyne
- Os Sete Maridos de Evelyn Hugo – Taylor Jenkins Reid
No momento, ainda estou lendo “Um Milhão de Finais Felizes”, livro que chegou a meu conhecimento por indicação de muitas pessoas queridas, a quem só tenho que agradecer, porque estou amando.
E você, quais livros LGBTQ+ você me indicaria?
Olá Isa,
Gostei das suas leitura e vou pegar alguns como dica para futuras leituras. Aliás, alguns deles eu nem sabia que abordava essa temática e gostei de saber.
Beijo!
http://www.amorpelaspaginas.com
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada, Ray! Fico feliz que tenha sido um post útil para você!
CurtirCurtir
Eu indicaria os livros do Benjamin Alire Saenz! São ótimos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Anotado! Obrigada!
CurtirCurtido por 1 pessoa