Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+

Dia 28 de junho celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQ+. A data tem origem nos protestos de 1969, após a polícia de Nova York invadir inúmeros bares (Stonewall sendo o caso mais conhecido) e provocar uma onda de violência e preconceito. Na época, ser gay era considerado um crime em Nova York. Após a brutal invasão ao bar Stonewall Inn, porém, foram 5 dias de manifestações contra tais atos que se concentraram em frente ao bar.

A literatura é uma das ferramentas de combate ao preconceito, que, infelizmente, continua forte e exige resistência. Por isso, hoje trago uma lista de alguma das minhas leituras com temática LGBTQ+, nem todas como tema central, com protagonismo de personagem LGBTQ+ ou escritos por pessoas LGBTQ+, mas cuja representatividade me tocaram de alguma forma que considero importante.

No momento, ainda estou lendo “Um Milhão de Finais Felizes”, livro que chegou a meu conhecimento por indicação de muitas pessoas queridas, a quem só tenho que agradecer, porque estou amando.

E você, quais livros LGBTQ+ você me indicaria?

Publicidade

4 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s