Dia Nacional do Leitor

No dia 07 de janeiro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Leitor.

E vim aqui apenas para lembrar a você que, seja lendo um, seja lendo muitos livros, se você encontra refúgio na leitura dele(s), seja por puro entretenimento, seja para saber mais a fundo sobre algum assunto, seja para deliciar-se e perder-se numa história, verter lágrimas, dar muitas risadas, você é um leitor.

Uma vez, o escritor Sallié Oliveira disse que passou muitos anos sentindo culpa por não estar conseguindo ler. Acontece que boa parte da razão de não conseguir ler era justamente que ele estava ocupado demais trabalhando, de domingo a domingo, além de estar sempre correndo atrás de divulgar seus livros. Até onde soube, ele conquistou o primeiro bom emprego dele, que o permitia ler, e finalmente estava lendo (li no Threads dele). Eu fiquei impactada demais com as palavras dele, sobretudo quando no final ele diz “não sintam culpa: os livros vão te esperar!”

E é totalmente verdade. A maternidade também mudou muito meu ritmo de leitura (e consequentemente de resenhas). Passei a abandonar muito mais livros depois de virar mãe, porque às vezes ter tempo de ler algo que não nos agrada parece luxo demais. Conheço uns pares de mulheres que, aliás, depois que se tornaram mães, deixaram de fazer resenhas (o que sempre amaram fazer) simplesmente porque sem precisar se dar ao trabalho de escrever algo depois, elas conseguiam ler mais.

Agora também, estou vivendo uma fase completamente nova na minha vida, e também sei que provavelmente não irei conseguir ler tanto quanto li o ano passado. E tudo bem, porque já vivenciei uma fase em que li muito menos do que gostaria, mas vi que os livros realmente nos esperam.

Então, lembrem-se: leia um, leia cem, você é leitor, sinta-se no direito de se chamar assim e de celebrar este dia fazendo parte da comunidade leitora do Brasil.

Forte abraço.

2 comentários

Deixe um comentário