And every morning the way home gets longer and longer – Fredrik Backman

E se toda vez que alguém que você ama te fizesse uma pergunta difícil demais de responder, você fosse capaz de escrever uma história? Coisas como um filho perguntando “o que há de errado com vovô?” ou “por que as pessoas têm de morrer?”.

Bem, é exatamente por isso que “And every morning the way home gets longer and longer” existe. Perguntas difíceis muitas vezes exigem respostas mais elaboradas, mas não no sentido de serem complexas. É justamente o contrário. Precisam ser assimiláveis. E desde que o homem é homem, suas respostas surgem através de narrativas. É assim que os adultos também conseguem organizar as ideias e emoções grande parte das vezes.

No prefácio do livro, de autoria do próprio Fredrik Backman, ele nos conta isso, que essa é a melhor forma que ele sempre encontra pra explicar alguma coisa muito difícil, não apenas para seus filhos, mas para si mesmo. Histórias permitem elaborar nossos sentimentos, de raiva, de luto e de negação.

Essa é uma linda história sobre um menino e seu avô, e sobre um homem (que um dia também foi um menino) e seu pai. É um jeito de se iniciar uma despedida, e de se agradecer pela jornada compartilhada.

A passagem do tempo e o espaço são elementos nessa narrativa que mudam constantemente, ora retraindo, ora expandindo, ora retrocedendo, ora avançando, emulando as lacunas da memória ou seus lampejos repentinos. Se pode ser frustrante para o leitor, que dirá para aqueles que vivem essa realidade, seja do lado de quem a mente parece estar pregando uma peça a toda momento, seja do lado de quem assiste às confusões mentais alheia. E é com a sensibilidade única e de sempre que Backman retrata a colisão de três mundos particulares ao tentar lidar com o que é uma doença degenerativa.

Triste e bela, é uma leitura que acredito deveria ser traduzida para o português e que todo mundo deveria ler.

Esta leitura foi feita no livro da foto abaixo, que eu peguei emprestado na Biblioteca Isabel Turner.

“The Deal of a Lifetime and other stories” – Fredrik Backman

Minha emoção quando encontrei o livro, com essa novela, o único texto publicado do autor que eu ainda não havia lido, foi grande demais.

A edição é essa com a etiqueta “short stories”

Dados Técnicos do Livro:
  • Capa dura: 192 páginas
  • Autor: Fredrik Backman
  • Editora: ‎Simon and Schuster (1 janeiro 2018)
  • ISBN-10: ‎1982103329 – ISBN-13: ‎978-1982103323

2 comentários

Deixe um comentário