Não vamos negar o fato de que eu escolhi mais este livro para mim, adulta, do que para meu filho de 4 anos. Ele é uma criança extrovertida, que adora companhia e é muito sociável, ao contrário de mim, que sou muito reservada e gosto da minha própria companhia.
Talvez até por isso ele não tenha captado o plot twist da história como algo grandioso e eu ter tido que explicar que existem crianças de todos os tipos, umas que gostam de falar alto, de conversar, e outras mais quietas, que não gostam de chamar a atenção. Talvez este último fosse o caso de Milly, a protagonista da história.
Porém, também lhe expliquei que o que mais gostei no livro não foi o fato de Milly ter encontrado algo que ama para falar a respeito, mas sim porque, talvez ela tenha descoberto que falar não era o problema, desde que ela se sentisse realmente ouvida.
Ilustrações sempre são muito poderosas em livros infantis, e, aqui, elas conseguem transmitir muito bem aquilo que nem sempre palavras dão conta. A riqueza de expressão que é a cena em que Milly, mesmo estando em primeiro plano, é representada tão pequena em frente à sala diante de seus colegas, por causa de sua insegurança em dirigir-lhes a palavra.
Eu nem sempre fui uma criança tímida, embora talvez sempre tenha sido um pouco mais quieta do que o esperado para meninas (que crescem sob o rótulo de serem mais falantes e comunicativas). Infelizmente, também não descobri o refúgio dos livros até o final de minha adolescência, porque em casa ninguém tinha muito o hábito de ler. Felizmente, porém, vim a me tornar uma amante de livros e tenho com conseguido passar esse amor pelos livros para o meu filho também. Nem todos os livros fazem muito sentido para ele, o que não significa que ele não goste da história.
Ele adorou o livro, porque, assim como os colegas de Milly, ficou fascinado pelo robô e pelo poder inventivo da garota, mas com a sorte de poder acompanhar todo o processo desde o início (ah, o benefício que o leitor sempre tem de saber as coisas de antemão em relação aos outros personagens!). Sensações como essa sempre são bem-vindas em leituras, e as ilustrações também são muito importantes para roubar a atenção das crianças, e todos esses elementos estão presentes neste livro.
O livro será lançado no dia 04 de março de 2025, mas já pode ser adquirido em pré-venda em sites como da Amazon.
Dados Técnicos do Livro:
- Capa dura: 40 páginas
- Autora e ilustradora: Yiting Lee
- Editora: Eerdmans Books for Young Readers (4 março 2025)
- ISBN-10: 0802856411 – ISBN-13: 978-0802856418