Este ano finalmente fomos visitar o Sesc Cadeião, em Londrina/PR, que também abriga desde 2023 o Museu do Café. Para quem não é da região e talvez desconheça, Londrina já foi conhecida como a Capital Mundial do Café, então, um museu voltado para a memória da cultura cafeeira faz todo o sentido e é uma conquista que foi muito celebrada na cidade.
O acervo conta com artefatos doados por apoiadores (e na época, lembro quando houve a divulgação para quem quisesse colaborar) e também com empréstimos do Museu Histórico de Londrina (este temporariamente fechado para obras).
A entrada do Sesc Cadeião e do Museu do Café é gratuita, e ambos funcionam de terça a domingo.



O Sesc Cadeião é uma unidade que proporciona diversos serviços encontrados em unidades do SESC pelo Brasil, como cursos, oficinas e eventos culturais. Além disso, no Sesc Cadeião há uma biblioteca, com acervo inclusive de livros infantis, que opera de terça a sábado, com uma programação também bem bacana, sempre divulgada no site. Em janeiro, a exposição contava com fotografias da cidade, e, neste mês de março, mês da Mulher, está acontecendo a exposição “Escritoras contemporâneas”, em parceria com a Biblioteca do Sesc Cadeião, que destaca uma seleção de mulheres na literatura.


Também, como não poderia ser diferente, há uma cafeteria, e com preços bem mais acessíveis que os das cafeterias da cidade, com cafés muito bons e comidinhas deliciosas. Super recomendo.


Agora, quanto ao nome, talvez estejam se perguntando, “por que Cadeião?”. Ocorre que o Sesc ocupa o local onde antigamente (até a década de 1990), funcionava a Cadeia Pública de Londrina. Em 2011 foi assinado uma cessão de imóvel com a prefeitura, para destinação de seu uso como espaço cultural pelo Sesc PR. A meu ver, o objetivo está sendo cumprido e ainda traz uma revitalização importante para a região, pois no dia em fomos havia bastante movimento, mesmo sendo um final de semana no início do ano, sem a programação do ano ter se iniciado ainda.

Os demais visitantes, assim como nós, davam uma volta pelo Museu e pelo Sesc e terminavam o passeio sentando-se para um café.
Duas celas prisionais foram mantidas para exibição do público, e algumas partes de parede também. Fora isso, o Café em si também fica bem onde era o pátio de sol, mas atualmente, dividida entre a área externa com guarda-sóis e a área interna, climatizada, com claraboias.

No ano de 2024, Londrina recebeu no Sesc Cadeião a 43ª edição da Semana Literária, com nomes de peso como Socorro Acioli e Raphael Montes, mas que, infelizmente, não pude comparecer. Quem sabe este ano. Aguardo ansiosamente pela programação.

No mais, eu recomendo demais a visita ao Sesc Cadeião e Museu do Café para quem quer sair dos óbvios passeios por shoppings na cidade. Sinceramente, eu gostaria que o cenário cultural em Londrina fosse maior, mas o Sesc tem uma agenda bem interessante para quem quiser curtir o que a cidade tem a oferecer nesse aspecto.
Informações adicionais sobre Sesc Cadeião/Museu do Café:
Endereço: Rua Sergipe, 52, Londrina – PR
Horários: De terça a sexta-feira, das 09:00 às 21:00. Sábados e domingos, das 10:00 às 18:00.
Entrada: Gratuita
Conta com banheiros e estacionamento para PCD.
Que bacana, nunca tinha ouvido falar desse Sesc. Sou apaixonada pelos Sesc e tudo o que eles têm a nos oferecer!
CurtirCurtir
Também gosto muito dos Sesc. Gostaria muito de qualquer hora ir ao Sesc da Paulista para ver o mirante.
CurtirCurtido por 1 pessoa