De tempos em tempos eu dou uma olhada nos livros infantis disponíveis para leitura imediata ou até mesmo mediante solicitação e aprovação na plataforma da Netgalley, porque em casa temos uma criança que ama muito ouvir historinhas e nem sempre damos conta de saciar a vontade dele por novas histórias, porque, infelizmente, (a) não há nenhuma biblioteca perto de casa (e nem na escola dele) e as que existem na cidade nem sempre têm horários compatíveis com nosso tempo livre, e porque (b) também não dá para comprar livros toda hora, né?
Mas se tem uma coisa que dá gosto de fazer é ler histórias para ele sempre que possível, então, nessas buscas mais atentas no Netgalley, muitas vezes temos boas surpresas, que foi o caso do exemplar ainda não corrigido do livro “Adventures of the Powerpuff Girls – Sleepover Sneak Attack”, um livro das Meninas Superpoderosas. Meu filho gosta bastante do desenho, embora só tenha visto alguns episódios. Mas tem uma vilã que ele só viu uma imagem uma vez e me perguntou quem era, e era a Princesa Mais Grana (Princess Morebucks, em inglês), que acontece de ser a antagonista neste livro. Como nem eu e nem ele sabíamos por que a menina era uma vilã, e por ter topado com esse livro, achei a oportunidade muito boa para deixar passar.
Na noite que contei que estava com uma cópia do livro para ler, meu filho ficou muito empolgado. E eu, sinceramente, fiquei bem aliviada de que a história tenha atendido às expectativas dele. Ele adorou a história e pediu para lê-la nas noites seguintes também.

O livro tem uma história bem divertida, que eu traduzi como “noite do pijama” para meu filho, que é o mais próximo do que ele conhece – o dia do pijama, que fazem na escola. Afinal, ele ainda é novo demais para dormir na casa de amiguinhos. Mas é um conceito assimilável para ele e para as crianças de um modo geral. E nessa noite do pijama, As Meninas Superpoderosas recebem todas as amiguinhas da turma para a diversão na casa delas, até mesmo a Princesa Mais Grana. Então, essa questão da inclusão também é bem bacana. Já deixa claro para o pequeno leitor que o melhor é que em todas as festinhas, se possível, todos amigos da sala devem ser convidados. É nesse tom simples que grandes lições são passadas na leitura, e por isso, como mãe, o livro tem meu coração também.
A noite transmite uma sensação de muita diversão para o leitor, mas claro que há um clímax na história, com a ação da antagonista, mas cujo plano malvado é dissolvido de modo muito eficaz e colaborativo pelas Meninas Superpoderosas. E o fim é muito fofo também, que foi a parte favorita do meu filho.
Após a história, há também um pequeno questionário dirigido ao pequeno leitor, e foi uma experiência bem legal também indagar meu filho sobre elas – por exemplo, de como seria a noite do pijama perfeita para ele.
Nas páginas finais, há ainda um breve passo a passo dos esboços de como são feitas as ilustrações do livro, que também encantou muito nossa criança desenhista. E, por fim, uma mini-biografia da autora e do ilustrador responsáveis por uma história tão divertida.
Ao que parece, esse livro faz parte de uma coleção de quatro títulos, sendo este o primeiro deles, e assim que forem lançados, gostaria muito de poder lê-los também*.
Dados técnicos do livro:
- e-book para Kindle: 32 páginas
- Autora: Kiara Valdez
- Ilustrações: Patricio Oliver
- Editora: Picture Window Books (1ª edição, com lançamento em 1 agosto 2026), em pré-venda.
- Idioma: Inglês
- ISBN-13: 979-8875273186
- Idade de leitura: 5 – 7 anos
- ASIN: B0GJF8Q6NV
*Todos os quatro títulos já se encontram em pré-venda, mas sem ter a capa divulgada ainda.