Tags: Hábitos Literários

Vejo por aí muitos blogs fazendo posts com o intuito só de, ocasionalmente, responder a tags, e achei que já estava na hora de compartilhar algo do gênero aqui, até para que vocês possam me conhecer um pouco melhor.

Pra inaugurar os posts de tags, escolhi a de #habitosliterarios, que eu vi no Instagram da @borroesfloreios. Vamos lá!

Tem um local especifico na casa para ler?

Gosto muito de ler no sofá ou na cama, preferencialmente depois do café da manhã (sofá) e antes de dormir (cama). Muito raramente leio à mesa, só se precisar escrever algo que me chamou atenção no livro.

_DSC7661
Meu cantinho no sofá

Marcador ou pedaço de papel?

Como colecionadora de marcadores de páginas, assumo que gosto de caprichar nos marcadores. Antigamente até usava o que viesse à frente em primeiro lugar: bilhete de ônibus (que foi evoluindo para passagem de avião, depois que passei de estudante à trabalhadora, rs), cupom fiscal, etc. Hoje, uso cartões postais (que também coleciono), e marcadores preferencialmente de papel. Tenho alguns que não uso, e são apenas itens de coleção (fotinho abaixo para ilustrar alguns dos meus marcadores).

P_20180217_150642_vHDR_Auto
Uma parte (bem pequena) da minha coleção de marcadores e postais

Consegues parar de ler simplesmente ou tens de parar num capitulo?

Se precisar, paro até no meio de um parágrafo, desde que seja num ponto final. Tenho facilidade em memorizar onde parei no livro. Isso faz com que eu às vezes passe dias sem ler o mesmo livro.

Comes ou bebes enquanto lês?

Evito bastante, então, dificilmente. Sou uma pessoa meio “nojentinha”, que morre de medo de sujar o livro com farelos, respingos, gordura e corantes. Faço fotos com livros e comes e bebes, mas geralmente eu pauso a leitura para comer e beber primeiro, e depois volto a ler.

P_20180213_170114_vHDR_Auto

Música ou Tv enquanto lês?

Nunca. Ler é algo que exige concentração. TV e música me distraem. A única experiência que tive de leitura com música já fazia parte da proposta sensorial do livro. Foi bacana, e não interferiu justamente porque a letra da música fazia parte do romance. Quem tiver interesse em saber qual foi a leitura, basta clicar aqui.

Um livro de cada vez ou dois ao mesmo tempo?

Pelo menos dois ao mesmo tempo, mas necessariamente de gêneros diferentes ou mesmo idiomas diferentes.

Não sei o que você considera ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas para mim, funciona da seguinte forma: livro físico para ler em casa ou até quando está viajando, mas geralmente no lugar em que você estiver pernoitando (casa de alguém, hotel, etc); e livro no Kindle/iPad/celular para ler quando você não dispõe do livro físico mas precisa ou quer matar tempo (antes ou no fim do expediente do trabalho, em salas de espera de clínicas/hospitais, no ônibus/avião, no aeroporto, etc).

P_20180217_151944_vHDR_Auto
Últimas leituras paralelas de ebook e físico

Ler em casa ou em qualquer lugar?

Acho que a pergunta já foi respondida acima.

Ler em voz alta ou silenciosamente?

Adoro ler em voz alta, mas tento fazer isso quando estou sozinha, para não incomodar o marido. Gosto mais de ler também em voz alta quando estou lendo um livro em outro idioma que não o português (só leio em inglês ou espanhol, por enquanto, ok? rs), para treinar dicção e a própria leitura. Também acredito que, lendo em voz alta, estou treinando para quando vierem as crianças e eu tiver de lhes contar histórias…

Mas devo dizer que 90% dos livros são lidos silenciosamente.

Pulas páginas?

Desculpa, mas… quem consegue fazer isso?

Quebrar a lombada ou manter intacta?

Infelizmente, quando o livro é volumoso mas capa comum, ainda não aprendi a ler sem quebrar a lombada, por mais que eu faça todo o ritual de “abertura” do livro novo. Quem faz o ritual também, sabe do que estou falando. Meus livros de HP que o digam…

P_20180217_144404_vHDR_Auto

Escreves ou fazes anotações nos livros?

Eu tenho orgulho em dizer que estou sóbria há 7 anos… ops…quero dizer, que não escrevo mais nos livros há 7 anos. Antes de conhecer meu marido, eu tinha o (péssimo) hábito de escrever nos cantos das páginas e de grifar trechos que gostava dos livros que lia. Mas ele achava um pecado, e eu fui desenvolvendo um amor pelos livros que também mudou tudo isso. Hoje, grifos só nos eBooks, colo post-its aos montes nos livros, se faço questão de deixar marcado algum trecho que gosto muito, e tomo todo cuidado possível com os livros.

P_20180217_094712_vHDR_Auto
Marcações nos livros, agora, só com post it

E você? Quais são seus hábitos de leitura e de leitor? Parecidos com os meus ou você tem suas peculiaridades? Conta para mim.

7 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Adorei seus hábitos!!! Harmonizam perfeitamente com você!!!
    Meus hábitos não são nada admiráveis.
    Primeiro, aos 54 anos, ainda estou iniciando o hábito da leitura.
    Segundo, as vezes, marco a página fazendo orelhinha.
    Terceiro, quando o livro é meu tenho o péssimo hábito de grifar as partes interessantes. Mas, tenho me policiado para evitá-lo. A marcação com post-its é uma excelente ideia. Preciso lembrar de carregá-los.
    Enfim, espero ,elgorar meus hábitos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Monica disse:

    Leia-se melhorar no lugar de ,elgorar

    Curtir

  3. Nossa… Acho que os leitores assíduos acabam por ter hábitos parecidos. Eu me identifiquei especialmente com os de leitura em voz alta para outros idiomas; ler antes de domir na cama e, durante o dia, no sofá; e também com o de não comer e não escutar musica ou tv durante a leitura! rs. Vou confessar uma coisa, a motivação para o meu blog surgiu das leituras que fazia. As histórias nos envolvem de tal maneira que achava um pecado nao compartilhá-las. Além, é claro, de ter um “fichário virtual” para quando quiser relembrar alguma história. Desculpa p tamanho do post, querida. Bjos mil. 😉

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Eu adorei saber sobre os seus hábitos!!! Hahaha, fico feliz que temos muito em comum. O meu blog também nasceu desse sentimento de compartilhar o mundo incrível da leitura. Seria muito egoísta guardar tudo só para mim rs. 😘

      Curtir

  4. Thais Felicia disse:

    Excelente post! ❤
    Gostei muito de ler as suas respostas 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  5. Sarah FT disse:

    Adorei! Vou responder a tag no meu blog depois, gosto muito desse tipo de coisa, rs. Sobre ler com música, também acho impossível! Preciso do mais absoluto silêncio, por isso também tenho dificuldade pra ler em ônibus ou locais públicos, por exemplo.
    Gostei muito do seu blog!

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Muito obrigada! Já estou ansiosa pela sua resposta dessa tag 😉 Gosto muito de conhecer os hábitos literários dos outros hahaha

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s