As muitas livrarias de Buenos Aires – Parte II

  1. Continuando a saga das livrarias de Buenos Aires, pessoal! Mais 09 livrarias para vocês, conforme prometido! Depois me digam qual a sua favorita.

10. Gandhi

 

Essa foi uma das livrarias que eu e meu marido achamos mais lindas pelas quais passamos. E lembra da Galerna no último post? Então, é do mesmo grupo. Se você reparar bem, consegue ver algumas semelhanças mesmo de projeto.

Essa é uma das lojas da Av. Corrientes, mas descobri que existe uma maior e ainda mais linda no bairro de Palermo. Palermo era um pouco mais longe para nós, que estávamos sem carro, então acabamos não indo. Se puder, dê preferência para a de Palermo. Na verdade, o grupo todo possui 9 livrarias em Buenos Aires. Vou deixar o site deles aqui para você verificar qual fica melhor para sua visita.

Endereço (da foto):Av. Corrientes 1694, C1042AAP CABA – Argentina

Endereço (Palermo): Malabia 1784 – CABA – Argentina

Horário de funcionamento (Palermo): de seg. a sexta: 09:00 às 18:00. Fechado aos sábados e domingos.


11. Librería Hernández

_DSC4197_DSC4198

Essa é uma livraria com mais de meio século de existência. Embora não tenha nada demais em termos de beleza de loja, essa é uma livraria foi incluída pelo governo argentino portenho como uma das livrarias-patrimônio de Buenos Aires por seu valor histórico à cidade, pois seu fundador foi perseguido pela ditadura mas conseguiu salvar muitos e muitos exemplares. A livraria chegou a ficar fechada por um ano, depois de 1977, e Damián Carlos Hernández se exilou até 1984 no Chile e no Uruguai para poder sobreviver, e, hoje, aberta ao público, continua sendo um negócio familiar.

Endereço: Av. Corrientes, 1436 – CABA – Argentina

Horários de funcionamento: de seg. a sábado das 09:00 às 23:00. Fechado aos domingos


12. Las Mil y Una Hojas

_DSC3932

Essa pequena e graciosa livraria nos chamou a atenção não apenas por seus encantos, mas também por ser uma livraria especializada em títulos franceses, embora eles vendam livros em espanhol e dos mais variados escritores internacionais.

A livraria (não apenas essa loja, a marca, digamos assim) foi incluída pelo Centre National du Livre em sua rede de Livrarias Francófonas.

Em Buenos Aires há duas lojas. A das fotos é da Av. Córdoba.

Uma graça mesmo, não acharam?

 

Endereço: Av. Córdoba 960, C1054AAV CABA, Argentina

Horários de funcionamento: de seg. a sexta: das 08:30 às 20:00, sábados: das 09:00 às 18:00. Fechado aos domingos.


13. Menéndez Libros

_DSC3631

 

Essa livraria é maravilhosa! Linda de dizer chega. Para começo de conversa, o prédio em que se encontra é dos anos 20, agregando historicidade à livraria. As prateleiras são imponentes e abarrotadas de livros, do jeito que a gente espera que seria a morada da sabedoria, se pudéssemos ilustrá-la.

Além disso, ela conta com um espaço de galeria de arte, que de tempos em tempos traz mostras de diferentes artistas, e há sempre oficinas, debates, aulas sobre Borges, etc acontecendo com frequência. É realmente um espaço cultural, mais que apenas uma livraria.

Endereço: Paraguay, 431 – CABA – Argentina

Horários de funcionamento: segunda: das 09:00 às 19:00, de terça a sexta: das 10:00 às 19:00. Fechados aos sábados e domingos.


14. Paidos

 

A Paidos é uma livraria especializada em livros de psicologia. Achei ela encantadora. Além disso, quando fomos, pelo menos, estava com esses pôsteres por toda parte, fazendo campanha para que as pessoas deem livros de presentes (“regale libros“). Concordo! É um ótimo presente!

Endereço: Local 31, Galeria Las Heras, Av General Las Heras 3741, C1425ATB CABA, Argentina

Horários de funcionamento: seg. a sexta: das 10:00 às 19:00. Fechados aos sábados e domingos.


15. Prometeo

_DSC4189_DSC4190

Fomos à Livraria Prometeo porque meu marido havia dito que eles são especializados em livros de ciências sociais. Infelizmente, eles haviam se mudado há pouco tempo para o novo endereço, e como vocês podem ver pelas fotos, o lugar estava um caos (do tipo que leitores gostam é verdade, mas ainda assim um caos).

Acredito que a livraria em si tenha fechado as portas, mesmo após a mudança. Mas, por ser uma editora, ainda é possível comprar livros pelo site deles. Caso alguém tenha maiores informações, agradeço se puder me avisar.


16. Librería Santa Fé

_DSC4174_DSC4175

Essa é uma livraria inaugurada em 1956 e que, atualmente, diante de seu sucesso, conta com mais 4 lojas em Buenos Aires. Uma das coisas mais legais dela é que você encontrará facilmente livros em inglês, já que eles dispõem de uma grande seleção de livros importados. Isso é um diferencial sim, pois, tirando livrarias maiores (como a El Ateneo Gran Splendid), boa parte dos livros nas livrarias você encontrará basicamente títulos em espanhol.

Endereço: Avenida Santa Fe 2582 – CABA – Argentina

Horários de funcionamento: de seg. a sexta: das 09:00 às 21:00. Aos sábados das 09:00 às 19:30 e fechado aos domingos.


17. Walrus Books

_DSC4170

 

Quem leu o post passado, eu havia dito que não entramos no Club Burton porque estávamos à procura de outra livraria em San Telmo. Pois bem, eis o fim do mistério. Tratava-se desta livraria de usados.

Na Argentina, mesmo em Buenos Aires, como havia dito, é um diferencial você poder encontrar livros em inglês. Há algumas livrarias que trazem sim títulos estrangeiros, mas mesmo esses títulos, em sua grande maioria, são basicamente focados para estudantes e acabam tendo pouca variedade. Praticamente todas as livrarias que vendam livros estrangeiros novos vão oferecer os mesmos títulos (alguns muito caros para o bolso de um estudante, diga-se). O que acaba variando é o preço, mas a diversidade fica prejudicada, e o leitor com uma ampla gama de preferências literários (inclusive no idioma inglês) poderia se ver prejudicado.

Mas em San Telmo tal leitor encontrará conforto e um mundo à parte na livraria Walrus Books. Pois essa variedade é trazida e, por serem livros de segunda mão, a maioria apresenta preços dentro do orçamento do estudante.

Foi nessa livraria que eu comprei um livro de poesia para crianças (em inglês, óbvio) do Lewis Carroll.

Além dos livros em si, a decoração do lugar é sensacional. Eu e meu marido fomos já na última meia hora de funcionamento do dia, e gostamos tanto que voltamos em outro dia, para poder ver melhor a fachada da livraria de dia. Valeu muito a pena!

Endereço: Estados Unidos 617, C1101AAM CABA, Argentina

Horários de funcionamento: fechado às segundas. De terça a domingo, das 12:00 às 20:00.


18. Yenny

 

Deixei a Livraria Yenny por último, porque observei uma certa ordem alfabética como vocês puderam observar, mas também por outro motivo. Ela realmente ficou como a última livraria que pisamos em Buenos Aires. Não as da foto acima, que são do Shopping Patio Bullrich, mas porque essa é a livraria que tem no aeroporto da capital portenha.

Yenny - aeroporto
Yenny do aeroporto – Aeroparque

A Yenny é do mesmo grupo das livrarias El Ateneo, e, portanto, há várias pela cidade também.

Das duas que conheci, recomendo a do Patio Bullrich, claro, até porque o Shopping também é bem bonito, notável pelo seu refinamento cultural argentino. O Shopping foi inaugurado em 1988, mas a construção original data de 1867, e era a casa da família Bullrich, sendo, portanto, também um local histórico da cidade, mas com as regalias da modernidade de um shopping.

Endereço (shopping): Posadas 1245, C1011ABE CABA, Argentina  – a livraria fica no 1º piso – loja 2032

Horários de funcionamento: o Shopping fica aberto todos os dias, das 10:00 às 21:00.

5 comentários Adicione o seu

  1. Monica disse:

    Mai’s uma vez, alinhada ao post percorri às livrarias, imaginando os detalhes.
    Pelo pouco que conheci, de fato, as livrarias de BA são lindas.
    Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      São lindas e infinitas hahaha. Obrigada! 😘

      Curtir

  2. Joni disse:

    Realmente a riqueza cultural portenha é admirável, fruto de heranças européias.
    Sempre vale a pena uma visita a esta capital.
    Parabéns pelo belo post.
    Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  3. jorgesapia disse:

    Menéndez e’ a que mais me agrada. Pequena, linda e com excelentes dicas dos livreiros.
    Parabéns

    Curtido por 1 pessoa

    1. Isa Ueda disse:

      É uma ótima livraria realmente! Ótima escolha!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s