Cestinhas de sorvete (sem glúten e sem leite)

Fazia tempo que eu não postava uma receita de guloseima para acompanhar a leitura de vocês não é mesmo?

Peço desculpas pela falta de tempo. É que as receitas exigem mais que apenas eu postar a receita aqui. Exigem que eu as faça, para poder tirar fotos e mostrar para vocês o resultado. Então, o que não tenho tido muito é tempo para literalmente pôr a mão na massa.

Mas arranjei um tempinho! E enquanto os dias ainda estão quentes para tomar um sorvetinho, vou compartilhar com vocês uma receita MUITO simples e gostosa para vocês fazerem no feriado ou no próximo fim de semana.

Eu, por não poder mais ingerir alimentos que contenham glúten, passo muitas vontades, principalmente por já ter experimentado e passado praticamente toda a minha vida comendo coisas que as pessoas normalmente comem! E uma dessas vontades sempre foi de poder voltar a tomar sorvete em casquinha. Ainda mais com uma das minhas leituras do momento, que é Amor & Gelato! Alguém já leu? Me entendem, né?

P_20180217_151944_vHDR_Auto
e-book de “Amor & Gelato”, em inglês, à esquerda

Bom, o projeto da casquinha ainda está em andamento. Enquanto isso, acabei pensando em outras formas de matar a vontade de tomar sorvete como antigamente. E consegui adaptar uma receita para fazer uma espécie de cestinha, e poder comer o sorvete sem ser no copinho/tigela. E o melhor de tudo, para alérgicos à proteína do leite, essa receita também é uma super dica! Além disso, você ainda pode usar a massa para tortas (doces), cheesecakes, e várias outras sobremesas; basta usar a imaginação!

P_20180422_121111_vHDR_Auto (1)

Vamos à receita!

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de óleo de coco refinado (usei óleo de canola, que era o que tinha em casa mesmo);
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • ½ colher de chá de canela em pó (opcional – eu achei que 1/2 colher era bastante… poderia ter reduzido um pouco mais, pois fica bem acentuado, mas eu adoro canela);
  • uma pitada de sal;
  • 1 ½ xícara de farinha de amêndoa.

Acredito que o ingrediente mais difícil de encontrar seja a farinha de amêndoa. A boa notícia é que hoje em dia, praticamente todas as lojas de produtos saudáveis vendem. Aqui na minha cidade já encontrei até em lojas de festas e decoração. Ela não é um produto barato, mas vale o investimento caso você esteja morrendo de saudades de tomar sorvete na casquinha como eu estava.

Modo de preparo: 

Misture todos os ingredientes numa tigela, com uma colher ou espátula. Quando a mistura virar uma espécie de massinha arenosa, pegue forminhas de cupcake (não pode ser muito pequeno, afinal, tem que caber pelo menos uma bola de sorvete dentro!) ou de petit gateau (eu usei de petit gateau, porque elas são mais altinhas) e vá assentando a massa com os dedos na forminha, tomando o cuidado de deixar o mais nivelado e lisinho possível. Não unte! A farinha de amêndoa já é bem oleosa. E a forminha não pode ser de silicone, porque depois você não conseguirá desenformar sem quebrar. A quantia de uma receita irá render em torno de 6 cestinhas, dependendo do tamanho das suas forminhas.

Não recomendo fazer cestinhas muito grandes também, porque não é uma massa levinha igual à do biju, então se for muito grande, pode ser que depois você acabe nem comendo toda ela, o que seria um grande desperdício. Além disso, por ser uma massa sem glúten e cuja liga se resume basicamente a óleo, se a cestinha for muito grande, o risco de quebrar nas suas mãos é maior. Do tamanho que eu escolhi para fazer as minhas cestinhas, eu não tive nenhum contratempo. Deu para comer tranquilo, ficando só uns farelos que vão soltando da massa nos dedos mesmo, mas as cestinhas não quebraram em momento algum.

Asse as cestinhas em forno (pré-aquecido) médio (175 a 180°C) por cerca de 8 minutos (10 no máximo). Tire-as do forno e espere que esfriem completamente. Depois, com a ajuda de uma espátula, desenforme as cestinhas.

P_20180422_121550_vHDR_Auto (1)

P_20180422_121658_vHDR_Auto (1)

Agora, cestinhas já resfriadas à temperatura ambiente, é só servir o sorvete e decorar a seu gosto e imaginação!

As minhas cestinhas, como vocês podem ver, comportavam apenas uma bola grande de sorvete. Acho que fica até melhor para comer.

O que acharam?

P_20180423_073858_vHDR_Auto (1)

2 comentários Adicione o seu

  1. Que garota prendada! 🙂 🙂 🙂 Fiquei com água na boca, viu! ♥♥♥

    Curtido por 1 pessoa

    1. meisauedaoh disse:

      Hahaha, obrigada, amiga 😊 prendada eu não sei, mas foi feito com muito carinho e amor 😘😘💕

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s